Ter a ajuda de uma empresa de seleção e recrutamento é cada vez mais vital para garantir profissionais de qualidade. Então, entenda melhor sobre como ela funciona e quais conceitos fazem parte do seu processo.
O que é uma empresa de seleção e recrutamento?
É uma companhia focada no processo de RH. Assim, ela foca em atrair e recrutar pessoas que têm afinidade com uma vaga ou empresa. Ao contrário do que muitos acreditam, recrutar e selecionar são conceitos diferentes, entenda a seguir.
Recrutamento
Consiste em uma espécie de subdivisão do RH. Dessa forma, tem o objetivo de atrair candidatos para vagas específicas. Além disso, esse processo acontece tanto para cargos que precisam ser preenchidos, quanto para um banco de talentos.
Veja os tipos de recrutamentos que existem e quais são as principais características de cada um deles.
1- Misto
É sempre que a companhia divulga que há uma vaga em aberto para o seu quadro de pessoal. No entanto, ela também faz isso para quem está em busca de emprego no mercado de trabalho.
2- Externo
No recrutamento externo, por sua vez, a empresa vai buscar pelo profissional ideal no mercado de trabalho. Então, é uma jornada mais ampla para preencher uma vaga.
3- Interno
Consiste na seleção dos talentos que já estão na empresa. Assim, o foco é aproveitar as habilidades que foram desenvolvidas durante seu tempo de atuação em algum setor.
4- Às cegas
É sempre que o processo não leva em conta dados pessoais como critérios para eliminar ou selecionar um candidato. Inclusive, é muito colocado em prática hoje em dia para pessoas com deficiência.
Seleção
O processo seletivo acontece depois do recrutamento. Então, imagine que o RH já indicou alguns candidatos ideais para uma vaga. Assim, para garantir que a contratação seja justa, ocorre a seleção. Ela inclui elementos como:
- vídeos de apresentação;
- dinâmicas;
- entrevistas;
- testes específicos.
Cargos importantes
Para que todo esse sistema funcione de maneira eficaz e justa é necessário contar com certos profissionais. Assim, eles precisam ter habilidades e experiências distintas para que se construa um ambiente diverso.
Dito isso, os cargos mais populares no setor de recrutamento e seleção são, por exemplo:
- psicólogo;
- pessoa recrutadora;
- analista de recrutamento e seleção;
- headhunter;
- business partner.
Como funciona uma boa empresa de seleção e recrutamento?
Uma empresa de seleção e recrutamento funciona por meio de um sistema bem definido. Dessa forma, o planejamento é essencial para que esse tipo de companhia consiga se estabelecer e executar seu propósito.
Processo de seleção
Esse processo precisa levar em conta alguns elementos, como, por exemplo:
- poder de execução;
- planejamento e infraestrutura;
- budget e equipe responsável.
A primeira coisa para realizar isso é pensar nas etapas de recrutamento. Isso vai desde a criação da vaga até a parte da contratação. A ideia é gerar um fluxo de tarefas com prazos bem definidos.
Uma empresa que realiza recrutamento e seleção (R&S) precisa entender algo essencial. Assim, quanto mais etapas o processo tiver, menos pessoas irão se engajar. Portanto, ela precisa desenhar um esquema que, de fato, faça sentido para a vaga.
Com isso, o passo a passo para recrutar e selecionar pessoas é o seguinte:
- Chamar a atenção dos candidatos certos;
- Fazer a triagem de CVs para identificar os melhores profissionais;
- Realizar uma entrevista completa e bem estruturada;
- Estudar como fazer um processo de recrutamento inteligente;
- Estabelecer a faixa de salário.
Diversidade e inclusão fazem a diferença
Esses são temas cada vez mais relevantes e presentes em empresas. Dessa forma, todo o processo de seleção precisa levar em conta fatores de diversidade e inclusão.
Por exemplo, a cota para a pessoa com deficiência é algo garantido por lei e deve ser colocada em prática. Além disso, é essencial recrutar e selecionar sem levar em conta a etnia, cultura, orientação sexual, entre outros.
Uma forma de garantir isso é aderir ao recrutamento às cegas. Assim, é possível focar apenas nas soft skills. Isso ajuda muito a ter uma seleção justa e eficaz.
Existem algumas medidas que as empresas de seleção devem tomar para garantir um sistema diverso e inclusivo, por exemplo:
- oferecer um ambiente acessível, acolhedor e seguro;
- Acessar painéis e relatórios de diversidade;
- Executar ações afirmativas para grupos em específico.
Ferramentas ideais para recrutar e selecionar pessoas
Ao investir em um sistema de seleção, as empresas costumam usar ferramentas essenciais. Então, conheça algumas delas:
- redes sociais;
- dinâmicas de grupo;
- testes de aptidões;
- avaliação médica;
- programas de análise de comportamento;
- sites para a divulgação de vagas.
É claro que é essencial saber usá-las de maneira inteligente. Já que, caso contrário, todo o processo se compromete. Daí a importância de se ter profissionais que façam essa atividade.
A experiência do candidato
Trabalhar para garantir ao candidato uma boa experiência durante a seleção é muito importante. Dessa forma, fica mais fácil não perder talentos por conta de um processo cansativo ou incorreto.
Manter contato com os candidatos é essencial. Aliás, até mesmo para comunicar que a vaga foi preenchida. Isso mostra preocupação com o profissional e é muito bem-visto no mercado.
Por que investir em uma empresa de seleção e recrutamento?
Ter a ajuda de uma empresa de seleção e recrutamento é essencial para obter profissionais talentosos. Além disso, é a melhor maneira de garantir que o negócio seja diverso e inclusivo.
Muitas empresas já entenderam a necessidade dessa ajuda, por isso, contam com a IIGUAL para garantir talentos diversos em suas equipes. Por fim, entre em contato para saber mais sobre como tornar a sua instituição mais produtiva, justa e diversa.