Saiba como dar emprego para pessoa com deficiência. Com o desenvolvimento da sociedade, cada vez mais as pessoas buscam se informar e desmistificar alguns temas, e chegou a vez do tema das pessoas com deficiência.
Como é a questão do emprego para pessoa com deficiência?
A formação da sociedade aconteceu em cima de muitas crenças sem qualquer fundamento teórico, que impedia que as pessoas com deficiência conseguissem conviver normalmente, gozando dos direitos sociais, como todos os cidadãos.
Essa marginalização em torno de crenças não aconteceu somente com as PCDs, mas também com as mulheres, homossexuais, e com diversos grupos de “minorias”.
O reflexo dessas marginalizações até hoje estão presentes em nossa sociedade, e somente com passos muito lentos é que seremos capazes de reinserir de toda a participação social as pessoas que foram marginalizadas.
Com a sociedade e a globalização se desenvolvendo cada vez mais, os grupos ativistas começaram a se envolver cada vez mais nas causas, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária, sem distinção de:
- cor;
- raça;
- gênero;
- sexo.
Esses grupos trouxeram diversos questionamentos no que tange os direitos sociais, entre eles, a questão do emprego para pessoa com deficiência. Quer entender mais sobre esse tema? Então, fique conosco.
Qual é a relação entre a lei de cotas e a questão do emprego para pessoa com deficiência?
No ano de 1991, surgiu um novo cenário para as pessoas com deficiência no que tange os direitos sociais. Ao adentrarmos nesse assunto, precisamos questionar a demora para garantir às pessoas com deficiência o ingresso no mercado de trabalho.
Porém, independentemente da demora, a lei foi criada, e até hoje é muito utilizada. A Lei de Cotas prevê a destinação de vagas nas empresas de grande porte para as pessoas com deficiência.
As empresas que não cumprirem o descrito em lei, serão sancionadas com multas, o que faz com que as empresas se preocupem um pouco mais.
De acordo com a lei, as vagas devem ser destinadas de 2% a 5%, a depender da quantidade de funcionários. É nítido que a lei de cotas desempenhou um papel muito importante na questão do emprego para pessoa com deficiência.
Porém, um tempo depois que a lei já estava em pleno exercício, as empresas começaram a notar que a mera integração não garantia à pessoa com deficiência a permanência no emprego. Para isso eram necessárias outras garantias além da lei, como a acessibilidade, e o programa de inclusão.
Desta forma, no momento que isso passou a ser estudado e questionado, as empresas começaram a notar que a mera integração não trazia resultados positivos como as empresas que trabalham a inclusão da PCD ao ambiente de trabalho.
Como você deve procurar um emprego para pessoa com deficiência?
Esse tipo de questionamento, na realidade, é uma forma de manifestação do preconceito escondido atrás dos nossos vieses inconscientes. Isso porque qualquer dica, ou regra aqui descrita, não serve somente para pessoas com deficiência, e sim para toda e qualquer pessoa que procura um emprego.
Crie um currículo
Elabore um currículo com as suas qualificações, experiência, dados pessoais, e todas as informações que um bom currículo deve ter (no caso de pessoas com deficiência, o currículo deve abordar o tipo de deficiência e quais as adaptações necessárias para que a PCD consiga desenvolver seu trabalho com destreza).
Selecione uma empresa inclusiva
Procure a empresa ou estabelecimento comercial que você deseja trabalhar, e envie para eles o seu currículo. No caso de pessoas com deficiência, podem optar por uma empresa que trabalhe com a lei de cotas ou não.
Não é só porque existem empresas obrigadas a contratar pessoas com deficiência que as PCDs somente poderão pleitear empregos nelas.
Prepare-se para a entrevista
Provavelmente este passo se destina à entrevista de emprego. Aliás, não existem diferenças entre uma entrevista de pessoa sem deficiência e da pessoa com deficiência.
A única coisa que deve mudar é que a entrevista para o PCD deve disponibilizar todas as acessibilidades necessárias para que ele se sinta bem.
Na fase das entrevistas, para todas as pessoas, é o momento de dizer quais os recursos necessários que devem ser disponibilizados a ela para que ela consiga desempenhar sua função.
Contratação
Contratação. Essa é a hora mais esperada. Se você for convocado para compor o time de funcionários da empresa, todo o seu esforço foi reconhecido, e agora sim você está pronto para desempenhar suas funções.
É importante lembrar que as empresas que fornecem as melhores oportunidades, sem dúvida, irão atrair os melhores funcionários do mercado.
Quais são as melhores áreas para conseguir emprego para pessoa com deficiência?
Alguns setores, como a área de tecnologia, aliás, podem ter boas opções de emprego para pessoa com deficiência. Nessa área, há muitas formas de atuar em posições como:
- programador;
- engenheiro de dados;
- analista de segurança da informação.
Diante da falta de profissionais com esse tipo de formação, há uma grande demanda no mercado, o que pode aumentar as chances de conseguir uma colocação. Além disso, é uma área que apresenta boas faixas salariais a depender do nível de experiência.
Outro ponto favorável é que muitas empresas oferecem a opção de trabalho no formato home office, por exemplo. Dessa forma, não tem barreiras geográficas, além de facilitar para quem tem alguma dificuldade de locomoção.
Atendimento ao cliente
Essa também é uma área com boas oportunidades para quem busca uma vaga no mercado. Isso porque, com o aumento dos negócios virtuais, existe uma demanda para atender os clientes, em atividades como:
- pré e pós-venda;
- suporte.
Para atuar nesse ramo, então, ter uma boa comunicação é uma das habilidades mais importantes, tanto escrita quanto verbal. Ainda assim, é o nicho que costuma ofertar vagas para pessoas com menor nível de experiência, pois muitas empresas treinam os atendentes.
Marketing
Uma área ampla e com vários nichos de atuação, que também possui uma grande oferta de vagas no formato remoto. Aliás, abrange desde cargos de gerência, como gerentes de marketing, que criam a estratégia de conteúdo e campanhas, como funções de, por exemplo:
- designer;
- gestor de tráfego;
- redator;
- pesquisador de tendências.
Logo, oferece um amplo leque, o que requer habilidades diversas, como criatividade, agilidade e foco na resolução de problemas.
Como se preparar para conseguir um emprego para pessoa com deficiência?
Ao buscar um emprego para pessoa com deficiência é preciso entender, acima de tudo, quais são as habilidades valorizadas na área em que pretende atuar. Para isso, pode-se fazer uma pesquisa com base nas vagas divulgadas.
Com isso, é possível fazer uma autoanálise sobre suas habilidades e quais ainda precisa melhorar. Dessa forma, pode buscar cursos que ajudem a aprimorar esses pontos, o que pode ser um bom diferencial no momento de disputar uma vaga.
Soft skills
Além do aspecto técnico, cada vez mais as empresas buscam pessoas com habilidades adicionais, as chamadas soft skills. Elas têm maior relação com o comportamento e como reage a situações do cotidiano, sendo algumas delas, então:
- inteligência emocional;
- empatia;
- trabalho em equipe;
- resolução de problemas;
- gestão do tempo.
A união dessas habilidades com o saber técnico fazem um profissional com grandes chances de se destacar no mercado de trabalho.
O que mudou na busca por emprego para pessoa com deficiência?
À medida que a inclusão se torna uma pauta forte, buscar emprego para pessoa com deficiência se tornou uma tarefa um pouco mais fácil, embora ainda existam desafios para enfrentar.
Nesse cenário, algumas das empresas mais ricas do mundo possuem projetos de inclusão internos, com políticas de carreira e salário que promovem oportunidades iguais para as pessoas, independente de qualquer condição.
Essa é, sem dúvida, uma grade mudança no mercado de trabalho. Se até então, as pessoas com deficiência tinham que se contentar com empregos mal remunerados e muitas vezes aquém de suas habilidades, já podem alcançar cargos maiores.
Isso tudo aconteceu graças ao esforço coletivo em quebrar estigmas sociais, de que essas pessoas não têm capacidade ou que não são tão produtivas. Por isso, iniciativas como a da iigual são tão importantes para garantir a inclusão no mercado de trabalho.
Exemplos de sucesso na inclusão
Grandes empresas do mercado dão o exemplo de inclusão e mostram que é possível conciliar o lucro com a responsabilidade social.
Um dos casos que vale citar é o da empresa Natura, que atua no ramo de cosméticos. Por lei, ela deveria destinar um total de 5% das vagas para pessoas com deficiência, mas já ultrapassou esse percentual e tem como meta própria atingir pelo menos 7%.
Entre as iniciativas que a empresa realizou para tornar o ambiente inclusivo foi oferecer cursos de LIBRAS para seus funcionários, a fim de que pudessem auxiliar e interagir com os colegas que têm deficiência auditiva, por exemplo.
Como encontrar vagas de emprego para pessoa com deficiência?
Além da busca de emprego para pessoa com deficiência em sites de vagas, também é possível procurar os sites de empresas nas quais tem interesse em trabalhar. Isso porque, grande parte delas possui uma área para cadastro de currículos.
Com isso, o perfil pode ser mapeado quando surge uma nova vaga que se adeque às suas competências. O mesmo vale para outros bancos de currículos, como no caso da iigual, que mantém uma base atualizada, que fica disponível para consulta dos parceiros e clientes.
Nesses casos, o ideal é sempre preencher o cadastro com o máximo de detalhes possível sobre as experiências e habilidades, bem como, o tipo de deficiência. Por fim, isso facilita o processo de seleção, para adequar cada perfil a uma vaga que se adeque.
Há diferenças para conseguir emprego para pessoa com deficiência?
Não existem diferenças para conseguir um emprego para pessoa com deficiência. Assim, como para todas as pessoas no mundo, é importante que você procure um trabalho conforme as suas habilidades.
Você não pode querer ser professor de geografia se estudou para ser músico, por exemplo. Desse modo, procure o emprego que mais se encaixa ao seu perfil, e à sua realidade.
Busque sempre se aperfeiçoar com cursos, especializações, e esteja sempre pronto para o novo. O universo, sem dúvida, tem várias oportunidades únicas esperando por você, basta você acreditar.
Mude sua empresa ao contratar PCD
Precisamos sempre nos lembrar de que ao oferecer um emprego para pessoa com deficiência, não é somente a vida da PCD que irá mudar, mas também toda a sua empresa.
Já restaram comprovados a partir de pesquisas os diversos benefícios de empregar uma pessoa com deficiência, dentre eles:
- melhora da imagem da empresa;
- atração de investidores;
- admiração das pessoas;
- desenvolvimento de empresas mais criativas, que compartilham suas ideias, e procuram sempre a melhor solução para cada problema.
Você não vai ficar de fora, né?
Seja uma empresa inclusiva e diversa
Gostou do nosso artigo sobre como conseguir um emprego para pessoa com deficiência? De fato, espero que tenha ficado claro que as pessoas com deficiência são normais, e que precisamos normalizar esses assuntos, desmistificando algumas ideias que impuseram ao nosso imaginário.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Aliás, a consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, bem como, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber