O employer branding tem por objetivo atrair colaboradores que façam a diferença no ambiente de trabalho. Quando há uma gestão inclusiva, os valores de uma empresa acessível e diversa aparecem. Conheça o conceito, assim como 6 dicas práticas para implantar em seu negócio o quanto antes.
O que é o Employer Branding inclusivo?
O termo, quanto traduzido, se refere à uma marca empregadora, ou seja, as ações têm por objetivo recrutar novos talentos para a empresa, a fim de alinhar potenciais e expectativas para o sucesso da organização. O trabalho, por sua vez, é feito pela área de gestão de pessoas junto ao setor de marketing. Cabe ao RH, além da seleção de novos colaboradores, outras funções. Entre elas, desenvolver a cultura, a motivação, o clima organizacional, assim como os planos de valores e incentivo à carreira. Ao passo que ao marketing cabe divulgar:
- Um local positivo de trabalho de modo interno;
- A empresa como bom ambiente para trabalhar para o público externo.
Quando a inclusão é ligada ao termo, os esforços acima são unidos as ações que valorizem os funcionários., por exemplo, as pessoas com deficiência, de diferentes orientações sexuais, dentre outros grupos tidos como minoritários. Logo, a ideia do employer branding inclusivo é criar um ambiente de trabalho agradável, acessível e diverso. E isso deve acontecer além do objetivo de possuir a “fama” de bom empregador, mas sim pela promoção justa de oportunidades. As empresas que trabalham essa prática são respeitadas tanto pela sociedade, quanto pelos players de mercado.
Como projetar o Employer Branding inclusivo?
Já que você conhece o termo, agora é preciso saber como incorporar a ação como prática na empresa. Antes, porém, vale exibir alguns dados para a reflexão vindos do relatório do LinkedIn chamado “Global Trends Report”, de 2017. O documento aponta que, quase 60% do público que busca recolocação no mercado observa a reputação de uma empresa. Outro dado que chama a atenção é a quantidade de mulheres, 50%, que indicaram que não trabalham em uma organização com má reputação, independente do salário oferecido.
Essas informações reforçam a importância da ação estratégica da marca, quando esta acontece de forma também inclusiva, os ganhos para a firma superam a questão dos lucros. Haja visto que esse mesmo relatório do Linkedin cita que quase 70% dos candidatos em busca de um emprego têm interesse em ingressar em uma empresa inclusiva. Daí a importância de elaborar a prática do employer branding inclusivo e para ajudar você, veja uma lista a seguir com 6 dicas essenciais.
Trabalhe internamente
O marketing mais poderoso para a empresa é aquele que surge de dentro para fora, ou seja, a opinião e a visão do time interno. Por sua vez, o apoio dos líderes, bem como de toda a equipe, faz a diferença para que as ações de employer branding inclusivo sejam um sucesso.
A função do RH, então, é promover iniciativas que trabalhem a diversidade. Além de contar com colaboradores que demonstrem interesse nato para ajudar na missão de construir uma marca forte e inclusiva. Uma sugestão é trabalhar com o apoio do marketing, com palestras e rodas de debate para que o tema da inclusão fique em evidência, a fim de que as colaborações apareçam de forma natural.
Repense a estratégia de seleção de colaboradores
Muitas empresas adotam o conceito de Inbound Recruiting para essa fase do employer branding inclusivo. Isso implica ao RH contar com o setor de marketing para desenvolver processos seletivos inovadores e assertivos, a fim de atender a demanda da empresa de forma específica e diversa. Para tanto, o marketing trabalha com o conceito de persona (ou colaborador) ideal.
A partir deste norte, o RH cria equipes multidisciplinares e com diferentes perfis para participar dos processos de seleção. E dessa forma, consegue filtrar os candidatos mais adequados, a partir de uma rota inclusiva.
Acompanhe os dados e a imagem da sua marca
A análise de dados, assim como o estudo da imagem de marca, são indicadores que demonstram o quanto a empresa acerta, ao passo que define no que também precisa melhorar. Nesse sentido, o RH trabalha de modo constante com uma pesquisa de clima organizacional. Além da análise de menções em sites que coletam a opinião de funcionários, por exemplo, o Love Monday. Assim como a aplicação da pesquisa de feedback após os processos seletivos.
Com esses dados em mãos é possível, junto ao marketing, repensar as estratégias de reputação da marca quanto à percepção de um bom lugar para se trabalhar. Nesse momento é válido considerar, caso necessário, a inclusão de feedbacks aos líderes, a fim de cooperar com o alcance dos objetivos da organização.
Trabalhe em cooperação com outros setores parceiros
Além dos setores de marketing e recursos humanos, considere outras áreas que são importantes no desenvolvimento do employer branding inclusivo. Isso pode acontecer por meio das ações voluntárias de ajuda, bem como do trabalho de uma equipe exclusiva para a função de discutir a diversidade e a inclusão na empresa. Um exemplo de sucesso é a 3M, a multinacional americana de tecnologia diversificada, a empresa possui um comitê que trabalha para a criação de estratégias que visam a inclusão e a diversidade em prol do bem-estar organizacional.
Valorize grupos de minorias
Valorizar os grupos de minorias dentro da ótica do employer branding inclusivo concentra esforços em busca de mudanças. Ainda que as estratégias de empresas famosas pareçam tímidas, o impacto positivo para esses grupos é muito relevante e exemplos de sucesso para esse quesito não faltam. Ao falar de marcas internacionais um caso relevante é a Starbucks, que inclui no plano de saúde oferecido aos colaboradores o processo total de transição de gênero. Já no Brasil, um bom modelo é o Banco do Brasil, o primeiro banco que permitiu o uso do nome social aos funcionários.
Atue com feedbacks e compartilhe os resultados
Por fim, a última dica para implantar o employer branding inclusivo na sua empresa está relacionada com a importância do diálogo para os feedbacks e a valorização de resultados. Isso acontece quando há a ciência pública de boas práticas de seleção e recepção de novos talentos. Assim como, quando a empresa promove, de modo constante, treinamentos de melhoria para supressão de possíveis erros. Essa prática coopera para a criação da atmosfera do bom local de trabalho, assim como favorece o marketing boca-a-boca interno. Isso, por sua vez, mantém viva as pautas sobre inclusão, diversidade, equidade de oportunidades, bem como o respeito em todos os ambientes da empresa.
Como construir o Employer Branding inclusivo na sua empresa?
Construir o employer branding inclusivo na sua empresa é a soma de esforços que vêm do ambiente externo, mas em grande parte do espaço interno. Afinal de contas, é a partir dos colaboradores que o seu negócio se propaga. E quanto mais inclusivo for o local de trabalho, melhor ele será promovido em seu nicho de atuação, por isso, lembre-se que:
- Promover as boas práticas de inclusão coopera com a construção de uma boa reputação;
- Ter transparência com os avanços obtidos ajuda a adquirir respeito interno e externo;
- Trabalhar a comunicação como fonte de divulgação da inclusão é fator de destaque para o mercado.
Além desses pontos, lembre que um processo de seleção bem feito tem o poder de criar laços fortes, ao passo que isso reverte à boa propaganda do ambiente de trabalho. Logo, o resultado reflete no aumento da procura por pessoas que desejam fazer parte da empresa. Por fim, não esqueça de trabalhar com discurso e prática alinhados, afinal de contas, um passo dado em falso arrisca a imagem da sua marca. Pratique a diversidade e a inclusão não porque é bom para a sua empresa e sim porque é por meio de práticas como essa que a sua marca faz a diferença no mundo.