IIgual - BLOG
  • HOME
  • INCLUSÃO
  • CARREIRA
  • RH INCLUSIVO
  • NOTÍCIAS
  • ACESSE O SITE DA IIGUAL
No Result
View All Result
IIgual - BLOG
No Result
View All Result

Como o employer branding pode ser usado para atrair talentos com deficiência?

admin by admin
2 de junho de 2022
in RH Inclusivo
0

Employer branding é essencial para atrair e reter talentos com deficiência para uma empresa. Assim, é preciso definir um plano que terá resultados mais visíveis a longo prazo, mas que mostram os valores da inclusão, equidade e diversidade no local de trabalho.

O que é employer branding?

Define-se como um conjunto de ideias que visam atrair e reter talentos para trabalhar na empresa. Em português, o termo é marca empregadora, que é a forma como as pessoas veem uma organização como um bom local de trabalho ou não.

Para que haja uma mudança na atração de profissionais, o setor de RH e o de marketing devem atuar juntos. Então, este primeiro fica com a parte de desenvolver:

  • Cultura;
  • Motivação;
  • Clima organizacional;
  • Planos para dar valor e incentivo.

Já o setor de marketing é quem trabalha com a divulgação tanto externa quanto interna. Afinal, o relato de quem está por dentro de como a empresa funciona, pode servir como uma forma de indicar talentos e facilitar o processo de seleção.

Para que serve o employer branding?

O employer branding tem o objetivo de melhorar a imagem de uma marca diante do público que pode trabalhar nela. Desse modo, funciona da mesma forma que o marketing de um produto ou serviço que visa atrair clientes.

Nesse cenário, é preciso que as empresas mostrem por meio do relato de quem já trabalha nela e da sua imagem no mercado que ela é uma boa opção. Os interessados podem avaliar isso levando em conta, por exemplo:

  • Salário;
  • Valores que ela prega;
  • Cultura da empresa;
  • Relato de quem já está lá há mais tempo;
  • Chances de contribuir e crescer.

Saiba porque investir nisso

Uma pesquisa feita pelo Linkedin revelou que 75% das pessoas buscam esse tipo de informação antes de se candidatar a uma vaga. Portanto, investir em estratégias para uma marca empregadora positiva é essencial.

Inclusão e employer branding

Atrair pessoas com deficiência para a empresa é essencial para a diversidade e formação de equipes plurais. Quando se trata desse público, porém, um valor crucial é o da inclusão. Assim, é preciso levar isso em conta em todas as etapas para reter esse grupo.

Foto: O employer branding contribui para uma equipe mais plural e inclusiva.

Como definir uma estratégia de employer branding?

Para atrair pessoas com deficiência que se encaixam de acordo com o perfil da vaga e que vejam a organização como uma boa opção, é preciso definir estratégias. Então, os principais passos nesse momento são:

  • Criar um objetivo;
  • Mudar o espaço e a cultura da empresa, a fim de receber essas pessoas;
  • Analisar a situação atual para promover melhorias.

Definir o objetivo

Um plano de employer branding deve ter um objetivo claro. Assim, para atrair deficientes é importante ser mais específico. Uma forma de fazer isso é saber qual é o perfil do cargo para uma vaga para pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora, por exemplo.

Mudar o espaço

Para diminuir o turnover de funcionários com deficiência na empresa, também é preciso criar um ambiente inclusivo. Então, não apenas o espaço precisa passar por mudanças, o RH deve preparar a equipe para acolher diferentes talentos.

Analisar o quadro atual

Uma forma de entender quais são os prós e os contras mais relevantes para uma pessoa com deficiência no seu local de trabalho, é perguntar a quem já está lá. Assim, o gestor de RH pode analisar o quadro e propor melhorias de forma assertiva.

Foto: O employer branding funciona para aumentar a motivação dos funcionários também.

Employer branding exemplos

Algumas grandes empresas já entenderam a importância do employer branding para crescer. Entre as mais conhecidas, pode-se citar, por exemplo:

  • Google;
  • Netshoes;
  • L’Oréal.

Todas buscam reter talentos usando diversas estratégias hoje em dia. A Netshoes, a mais nova entre elas, teve o desafio de definir uma cultura em pouco tempo, a fim de engajar os seus funcionários na missão de atrair as pessoas com perfil ideal.

A L’Oréal, uma empresa com mais de cem anos, precisou ficar atenta às mudanças para continuar no mercado. Então, investiu na presença nas redes sociais para compartilhar seus produtos e também a sua cultura com o objetivo de trazer novos profissionais.

Diversidade, inclusão e employer branding

Um dos objetivos de muitas empresas hoje é ter mais diversidade. Pois, isso cria um ambiente de trabalho mais criativo e contribui para a inclusão, bem como, justiça social. Assim, a presença de pessoas com deficiência mostra esse valor ao público.

A inclusão não ocorre apenas assim, mas também pela equidade de oportunidades que elas têm nesse espaço. Desse modo, o RH precisa ficar atento às pesquisas de clima e analisar:

  • Pessoas com deficiência em cargos de liderança;
  • Chance que elas têm de crescer na empresa;
  • Presença em setores e funções distintas.

Tudo isso tem a ver com employer branding significado porque quando as pessoas percebem o seu valor no trabalho se sentem mais motivadas. Então, elas começam a construir a imagem externa da empresa.

Vantagens de aplicar employer branding em uma empresa

Quando uma organização consegue definir uma cultura forte que valoriza as minorias, há vários benefícios. Assim, o RH pode analisar os seguintes resultados após investir na marca empregadora:

  • Redução do turnover;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Menos custos com processos seletivos;
  • Atração do perfil esperado;
  • Mais indicações;
  • Aumento da motivação no público interno da empresa.

Tudo isso contribui também para os resultados de vendas e atração de clientes, já que cria uma identidade com o público externo. A redução de custos com seleção e do número de pessoas que deixam a empresa mostram que o clima organizacional está melhor.

Formas de criar uma imagem positiva de marca empregadora

O employer branding para atrair pessoas com deficiência como colaboradores exige muitas ações internas, a fim de promover a inclusão e, assim, retê-los. Mas, há algumas formas de mostrar isso ao público externo também por meio de:

  • Posts sobre o tema em redes sociais;
  • Mostrar o que está a fazendo para ter diversidade e inclusão;
  • Aproximar-se do público que deseja atrair;
  • Ser transparente, não vender algo que ainda não é uma realidade.

Com essas ações, espera-se que o seu negócio se torne uma opção de trabalho atrativa e no qual todos tenham mais motivação para se esforçar cada vez mais. Portanto, para que isso ocorra, o setor de RH e marketing devem planejar as medidas juntos.

No Result
View All Result

SOBRE A IIGUAL

Somos uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Ao longo de 20 anos de atuação já ajudamos a incluir mais de 18.000 pessoas com deficiência em cerca de 1.000 grandes empresas. Nosso propósito é construir um mercado de trabalho inclusivo com oportunidades iguais para todos. Inclusão, Diversidade, Empatia, Respeito, Oportunidade e Igualdade estão no DNA da iigual. Venha mudar o mundo com a gente 🙂

Posts recentes

  • O que é o BPC-Loas à pessoa com deficiência?
  • Como o RH pode criar um plano de cargos e carreiras eficaz?
  • Onde as pessoas com deficiência podem encontrar notícias sobre recrutamento?
  • Carta de apresentação para emprego: como destacar competências e experiências com diversidade?
  • PCD significado e contexto da sigla na inclusão das pessoas com deficiência

Comentários

  • admin em DIVERSIDADE COMO MOTOR DE INOVAÇÃO
  • Jessica M em DIVERSIDADE COMO MOTOR DE INOVAÇÃO

Arquivos

  • maio 2025 (11)
  • abril 2025 (12)
  • março 2025 (19)
  • fevereiro 2025 (11)
  • janeiro 2025 (10)
  • dezembro 2024 (11)
  • novembro 2024 (6)
  • outubro 2024 (16)
  • setembro 2024 (9)
  • agosto 2024 (10)
  • julho 2024 (21)
  • junho 2024 (17)
  • maio 2024 (17)
  • abril 2024 (29)
  • março 2024 (21)
  • fevereiro 2024 (19)
  • janeiro 2024 (16)
  • dezembro 2023 (14)
  • novembro 2023 (17)
  • outubro 2023 (18)
  • setembro 2023 (16)
  • agosto 2023 (21)
  • julho 2023 (11)
  • junho 2023 (16)
  • maio 2023 (17)
  • abril 2023 (17)
  • março 2023 (21)
  • fevereiro 2023 (18)
  • janeiro 2023 (20)
  • dezembro 2022 (17)
  • novembro 2022 (18)
  • outubro 2022 (17)
  • setembro 2022 (21)
  • agosto 2022 (21)
  • julho 2022 (14)
  • junho 2022 (12)
  • maio 2022 (21)
  • abril 2022 (12)
  • novembro 2021 (11)
  • outubro 2021 (30)
  • setembro 2021 (31)
  • agosto 2021 (30)
  • julho 2021 (23)
  • junho 2021 (29)
  • maio 2021 (24)
  • abril 2021 (21)
  • março 2021 (9)
  • dezembro 2020 (1)
  • novembro 2020 (3)
  • outubro 2020 (1)
  • setembro 2020 (4)
  • agosto 2020 (1)
  • julho 2020 (1)
  • junho 2020 (2)
  • maio 2020 (8)
  • abril 2020 (7)
  • março 2020 (3)
  • HOME
  • INCLUSÃO
  • CARREIRA
  • RH INCLUSIVO
  • NOTÍCIAS
  • ACESSE O SITE DA IIGUAL
atendimento@iigual.com.br
www.iigual.com.br
+55 11 97410-6303

IIgual Blog © 2021 Todos os direitos reservados

Social icon element need JNews Essential plugin to be activated.
No Result
View All Result
  • HOME
  • INCLUSÃO
  • CARREIRA
  • RH INCLUSIVO
  • NOTÍCIAS
  • ACESSE O SITE DA IIGUAL

IIgual Blog © 2021 Todos os direitos reservados