Employer branding é essencial para atrair e reter talentos com deficiência para uma empresa. Assim, é preciso definir um plano que terá resultados mais visíveis a longo prazo, mas que mostram os valores da inclusão, equidade e diversidade no local de trabalho.
O que é employer branding?
Define-se como um conjunto de ideias que visam atrair e reter talentos para trabalhar na empresa. Em português, o termo é marca empregadora, que é a forma como as pessoas veem uma organização como um bom local de trabalho ou não.
Para que haja uma mudança na atração de profissionais, o setor de RH e o de marketing devem atuar juntos. Então, este primeiro fica com a parte de desenvolver:
- Cultura;
- Motivação;
- Clima organizacional;
- Planos para dar valor e incentivo.
Já o setor de marketing é quem trabalha com a divulgação tanto externa quanto interna. Afinal, o relato de quem está por dentro de como a empresa funciona, pode servir como uma forma de indicar talentos e facilitar o processo de seleção.
Para que serve o employer branding?
O employer branding tem o objetivo de melhorar a imagem de uma marca diante do público que pode trabalhar nela. Desse modo, funciona da mesma forma que o marketing de um produto ou serviço que visa atrair clientes.
Nesse cenário, é preciso que as empresas mostrem por meio do relato de quem já trabalha nela e da sua imagem no mercado que ela é uma boa opção. Os interessados podem avaliar isso levando em conta, por exemplo:
- Salário;
- Valores que ela prega;
- Cultura da empresa;
- Relato de quem já está lá há mais tempo;
- Chances de contribuir e crescer.
Saiba porque investir nisso
Uma pesquisa feita pelo Linkedin revelou que 75% das pessoas buscam esse tipo de informação antes de se candidatar a uma vaga. Portanto, investir em estratégias para uma marca empregadora positiva é essencial.
Inclusão e employer branding
Atrair pessoas com deficiência para a empresa é essencial para a diversidade e formação de equipes plurais. Quando se trata desse público, porém, um valor crucial é o da inclusão. Assim, é preciso levar isso em conta em todas as etapas para reter esse grupo.
Como definir uma estratégia de employer branding?
Para atrair pessoas com deficiência que se encaixam de acordo com o perfil da vaga e que vejam a organização como uma boa opção, é preciso definir estratégias. Então, os principais passos nesse momento são:
- Criar um objetivo;
- Mudar o espaço e a cultura da empresa, a fim de receber essas pessoas;
- Analisar a situação atual para promover melhorias.
Definir o objetivo
Um plano de employer branding deve ter um objetivo claro. Assim, para atrair deficientes é importante ser mais específico. Uma forma de fazer isso é saber qual é o perfil do cargo para uma vaga para pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora, por exemplo.
Mudar o espaço
Para diminuir o turnover de funcionários com deficiência na empresa, também é preciso criar um ambiente inclusivo. Então, não apenas o espaço precisa passar por mudanças, o RH deve preparar a equipe para acolher diferentes talentos.
Analisar o quadro atual
Uma forma de entender quais são os prós e os contras mais relevantes para uma pessoa com deficiência no seu local de trabalho, é perguntar a quem já está lá. Assim, o gestor de RH pode analisar o quadro e propor melhorias de forma assertiva.
Employer branding exemplos
Algumas grandes empresas já entenderam a importância do employer branding para crescer. Entre as mais conhecidas, pode-se citar, por exemplo:
- Google;
- Netshoes;
- L’Oréal.
Todas buscam reter talentos usando diversas estratégias hoje em dia. A Netshoes, a mais nova entre elas, teve o desafio de definir uma cultura em pouco tempo, a fim de engajar os seus funcionários na missão de atrair as pessoas com perfil ideal.
A L’Oréal, uma empresa com mais de cem anos, precisou ficar atenta às mudanças para continuar no mercado. Então, investiu na presença nas redes sociais para compartilhar seus produtos e também a sua cultura com o objetivo de trazer novos profissionais.
Diversidade, inclusão e employer branding
Um dos objetivos de muitas empresas hoje é ter mais diversidade. Pois, isso cria um ambiente de trabalho mais criativo e contribui para a inclusão, bem como, justiça social. Assim, a presença de pessoas com deficiência mostra esse valor ao público.
A inclusão não ocorre apenas assim, mas também pela equidade de oportunidades que elas têm nesse espaço. Desse modo, o RH precisa ficar atento às pesquisas de clima e analisar:
- Pessoas com deficiência em cargos de liderança;
- Chance que elas têm de crescer na empresa;
- Presença em setores e funções distintas.
Tudo isso tem a ver com employer branding significado porque quando as pessoas percebem o seu valor no trabalho se sentem mais motivadas. Então, elas começam a construir a imagem externa da empresa.
Vantagens de aplicar employer branding em uma empresa
Quando uma organização consegue definir uma cultura forte que valoriza as minorias, há vários benefícios. Assim, o RH pode analisar os seguintes resultados após investir na marca empregadora:
- Redução do turnover;
- Atração e retenção de talentos;
- Menos custos com processos seletivos;
- Atração do perfil esperado;
- Mais indicações;
- Aumento da motivação no público interno da empresa.
Tudo isso contribui também para os resultados de vendas e atração de clientes, já que cria uma identidade com o público externo. A redução de custos com seleção e do número de pessoas que deixam a empresa mostram que o clima organizacional está melhor.
Formas de criar uma imagem positiva de marca empregadora
O employer branding para atrair pessoas com deficiência como colaboradores exige muitas ações internas, a fim de promover a inclusão e, assim, retê-los. Mas, há algumas formas de mostrar isso ao público externo também por meio de:
- Posts sobre o tema em redes sociais;
- Mostrar o que está a fazendo para ter diversidade e inclusão;
- Aproximar-se do público que deseja atrair;
- Ser transparente, não vender algo que ainda não é uma realidade.
Com essas ações, espera-se que o seu negócio se torne uma opção de trabalho atrativa e no qual todos tenham mais motivação para se esforçar cada vez mais. Portanto, para que isso ocorra, o setor de RH e marketing devem planejar as medidas juntos.