Recentemente uma foto publicada na rede social de uma empresa de grande porte chamou a atenção de muitas pessoas. A foto em questão mostrava toda a equipe de colaboradores reunida para comemorar o aniversário da empresa. Mas o que chamou a atenção das pessoas é que 98 por cento dos funcionários eram homens brancos.
Essa foto fez muitas pessoas pensarem a respeito da diversidade nas empresas. Muitos criticaram essa foto por conta da diversidade que a empresa que postou promove. Essa foto foi tirada em outro país, mas repercutiu no mundo inteiro, causando um efeito negativo na imagem dessa empresa.
Agora pare e pense: Se essa foto fosse da sua equipe, você acha que seria criticado de acordo com a diversidade que existe na sua empresa? Que grupo de pessoas seria a maioria nessa foto?
O fato é que a maioria das empresas precisam melhorar muito quando o assunto é diversidade! Os movimentos atuais protestam pela inclusão de negros e LGBTQ+ em ambientes de trabalho para aumentar a diversidade nos ambientes. Felizmente a contratação desses profissionais tem aumentado consideravelmente.
Mas o que dizer das pessoas com deficiência? Ainda falta muito incentivo dos meios sociais e de comunicação que apoiem a contratação de pessoas com deficiência para aumentar a diversidade das empresas.
Falta tanto que precisou ser criada uma lei para obrigar as empresas a contratar pessoas com deficiência, pois caso contrário a situação estaria muito pior.
Se você é empresário ou gestor de RH sabe que é importante se atentar a diversidade e inclusão da sua empresa. Contratar pessoas com deficiência pode afetar de modo positivo a sua empresa em vários sentidos.
Nesse artigo vamos te ajudar a ver a importância de contratar pessoas com deficiência para que uma gestão possa ser bem sucedida. Fique com a gente e veja como você pode aumentar a diversidade da sua empresa por contratar PCDs!
Os gerentes têm um potencial maior para promover a diversidade
Muitas vezes as ações de diversidade dependem em grande parte da gerência. Os próprios funcionários em empresas acreditam que os gerentes possuem um poder maior para implementar uma cultura inclusiva na empresa.
Além disso, diretores, e gestores de RH também possuem um grande potencial para fazer isso. Porém existe uma barreira entre criar estratégias de diversidade e os gerentes.
Muitos gerentes afirmam que não possuem tempo para se preocupar com a diversidade nas empresas. Mas infelizmente o que pode estar por trás dessa atitude é o preconceito. Além de ser um pensamento antiético, isso também pode fazer mal para os negócios.
Estudos mostram que empresas que possuem gerentes que promovem a diversidade e inclusão, possuem uma receita consideravelmente maior do que as empresas que não se preocupam com a diversidade.
Sendo assim, gestores que se preocupam em promover a diversidade, principalmente por meio da contratação de pessoas com deficiência, podem proporcionar mais lucro para a empresa. Dessa forma, todos saem ganhando!
É importante definir métricas e metas de diversidade, além de contratar talentos diversos
É muito importante medir como anda a diversidade atual na sua empresa para que você possa estabelecer metas de inclusão. Existem várias formas de medir a diversidade da empresa, mas é importante fazer isso de maneira profunda, não superficialmente.
Você pode analisar as seguintes coisas para medir a diversidade na sua empresa:
Representação em toda a empresa – Nesse ponto é importante verificar se a sua empresa possui diversidade de vários públicos. Analise o número de negros LGBTQ + e pessoas com deficiência na sua empresa.
- Representatividade em todos os departamentos – Observe para quais departamentos esses funcionários tendem a ser contratados.
- Número de contratações – Se você entende todas as vagas que você abre também para pessoas com deficiência, verifique quantas dessas pessoas são realmente contratadas.
- Promoções – Analise quais grupos de funcionários tendem a ser mais promovidos em relação a outros grupos.
- Retenção – Os candidatos diversos que são contratados na sua empresa, permanecem muito tempo nela? Isso também precisa ser observado na sua métrica.
- Entrevistas de saída – Quando os funcionários pedem demissão voluntária, qual o motivo principal para eles fazerem isso?
- Representatividade do cliente – Observe se os clientes da sua empresa se sentem bem representados em relação aos funcionários que a empresa possui.
Depois que você medir os níveis de diversidade baseado nesses parâmetros, é importante estabelecer metas para aumentar a diversidade na sua empresa.
Uma das metas mais importantes que precisa ser estabelecida é contratar mais pessoas com características diversas. Para contratar pessoas com deficiência, tente recrutá-las em páginas específicas de vagas para pessoas com deficiência, para que mais pessoas do grupo tenham oportunidade de participar da seleção.
Uma boa gestão de pessoas com deficiência envolve priorizar a inclusão
Uma coisa é contratar pessoas com deficiência para aumentar a diversidade na sua empresa, outra coisa é transformar a cultura da sua empresa em uma cultura inclusiva para acolher os candidatos da melhor forma possível.
Apenas contratar candidatos com deficiência não vai transformar a sua empresa em uma empresa com diversidade e inclusiva. Os funcionários contratados precisam se sentir parte da equipe.
Para isso, talvez seja necessário promover ações de inclusão para conscientizar a todos da necessidade de respeitar o outro e enxergá-lo como igual.
Além disso, é muito importante promover também a acessibilidade no ambiente da empresa para que os funcionários com deficiência contratados possam ir e vir sem impedimentos.
Como a contratação de pessoas com deficiência pode afetar a gestão
Finalmente, quando gestores se preocupam em contratar pessoas com deficiência para aumentar a diversidade da empresa isso com certeza os ajudará a serem melhores gerentes.
Além disso, como vimos no início do artigo, uma equipe diversa pode melhorar o desempenho da empresa, aumentando a sua receita.
Sendo assim, se você é um gerente, promova ações para aumentar a diversidade na sua empresa e acima de tudo, promover uma cultura inclusiva.
Se você gostou do que leu, compartilhe esse artigo com outras pessoas, para que elas também se beneficiem dessas informações. Ao fazer isso, você estará fazendo parte de uma mudança que está apenas começando!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber