Se a diversidade e inclusão ainda não fazem parte da sua empresa, depois desse artigo você com certeza irá querer implementá-los. Atualmente, a empresa inclusiva vem tomando um forte lugar, e despertado os mais diversos olhares das empresas concorrentes. Afinal, você sabe qual é a importância de uma empresa que respeita a diversidade e inclusão?
O que é uma empresa com diversidade e inclusão e como ela atua
As empresas que trabalham com a diversidade e inclusão trazem em seu quadro de funcionários pessoas com deficiência a fim de completar o número de vagas destinadas às pessoas com deficiência, promovendo uma oportunidade de emprego para que assim, a PCD possa viver com mais independência e autonomia na sua vida pessoal, principalmente no que tange o aspecto financeiro. Quer entender um pouco mais sobre como funciona essa lei?
A lei de cotas surgiu em 1991, mas foi regulamentada através de decreto no ano de 2004. A lei prevê a obrigatoriedade da destinação de 2% a 5% das vagas nas empresas que tiverem mais de 99 funcionários, sendo dividida da seguinte forma:
- De 100 a 200 empregados – 2% de trabalhadores com deficiência;
- De 201 a 500 empregados – 3% de trabalhadores com deficiência;
- De 501 a 1000 empregados – 4% de trabalhadores com deficiência;
- Acima de 1000 empregados – 5% de trabalhadores com deficiência (cota fixa).
Para implementar a diversidade nas empresas,é necessária uma atuação forte do RH.
Ele deve ser o responsável pela contratação das pessoas, respeitando os aspectos da diversidade e inclusão, proporcionando a todos oportunidades iguais de emprego. Se você não quer ficar de fora da concorrência das empresas, é melhor implementar logo na sua.
Vale ressaltar que a mera contratação a fim de preencher as vagas não significa que a sua empresa respeite os aspectos da inclusão, muito pelo contrário. Uma empresa inclusiva deve atender e respeitar todas as necessidades do funcionário com deficiência, fornecendo os equipamentos necessários, adaptações, e promovendo, dentro do ambiente empresarial a diversidade.
O empregador que fornece acessibilidade e meios de adaptação ao PCD tem muito mais êxito e retorno positivo do que as empresas que somente ocupam as vagas para escaparem das sanções legais. Através dessa acessibilidade o PCD consegue desempenhar todas as suas tarefas.
A empresa inclusiva também trabalha com todos os funcionários para que eles estejam preparados para receber o PCD, realizando palestras, fornecendo informações importantes, dados históricos e também mostrando índices de desenvolvimento em empresas que já implementaram a inclusão e a diversidade. Muitas vezes na empresa pode ter um funcionário preconceituoso que se sentirá incomodado por não entender a importância da inclusão social, e daí surge a importância de trabalhar toda a equipe na hora de receber uma pessoa com deficiência.
Porque implementar a diversidade e inclusão agora
Quando um empregador decide implementar a diversidade e inclusão em sua empresa, ele está se permitindo viver um novo momento de desenvolvimentos e conquistas. Atualmente, cada vez mais empresas estão começando a se preocupar com esses aspectos, pois estão vendo que são constantemente passadas para trás. Além do ambiente diverso e inclusivo, a empresa desperta os mais curiosos olhares e índices de desenvolvimento, pois permite existir uma grande pluralidade de ideias. A vivência de cada funcionário é única, e permite que cada um apresente um rol distinto de sugestões, idéias, críticas, e afins.
Os benefícios da empresa que apresentam a diversidade e inclusão são os mais variados, e podem surtir seus efeitos significativos desde a riqueza intelectual, até o aumento dos retornos financeiros.
Além de ser a grande aposta para o futuro, promover um ambiente inclusivo dentro da empresa traz uma série de benefícios tanto para os funcionários quanto para a própria empresa.
Os benefícios geralmente giram em torno de um ambiente de trabalho saudável, e promove ainda a troca de experiências entre os diferentes perfis que trabalham juntos na empresa. Além disso, geram uma maior motivação e aumentam a produtividade.
A empresa, quando implementa a diversidade e inclusão, delimita um novo significado para a sociedade que está inserida, valorizando o serviço e produtos.
Quem trabalha, ou conhece o trabalho de uma empresa inclusiva, sabe que a comunicação transparente com todos facilita a compreensão e adaptação de todos que trabalham juntos.
Para a equipe, quando a empresa é inclusiva e respeita a diversidade, ela garante maior facilidade para as pessoas conseguirem enxergar os objetivos que realmente importam. Isso geralmente ocorre porque visões diferentes sobre um mesmo assunto podem gerar muito mais oportunidades e experiência. Acompanhe a lista dos principais benefícios abaixo:
- Crescimento do capital intelectual da empresa;
- Empresa mais organizada, pois une diferentes perfis;
- Organização mais favorável a todos;
- Diminuição da rotatividade de pessoas;
- Time mais criativo e diverso.
Quais os motivos que impedem que a diversidade e inclusão sejam uma tendência
Os mais diversos motivos poderiam ser elencados nesse artigo. Porém, tudo se resume a uma única palavra. Preconceito. Esse é o motivo principal pelo qual empresas optam por não se tornarem inclusivas. Alguns gestores de empresas que são considerados mais “conservadores” acabam preferindo não aderir à empresa inclusiva, justamente por trazer um ambiente mais inclusivo e representativo.
Alguns fatores, como a necessidade de adaptações podem assustar os empregadores na hora de realizar a contratação da PCD, porém, nenhum gasto é superior aos benefícios de ter na sua equipe uma pessoa com deficiência.
Infelizmente, mesmo com tanta evolução, a nossa sociedade ainda tem as raízes mais profundas de preconceito e discriminação de minorias. Devido a isso, e diversos outros fatores é que a inclusão e diversidade ainda não se tornaram tendência. Mesmo após tantos anos, continuamos cometendo os mesmos erros. Antes de tomar qualquer decisão procure a ajuda de uma assistência especializada PCD para que assim você possa estar por dentro da importância da contratação, e de todas adaptações que ela necessitará. A desinformação é o maior motivo ensejador de medos e preocupações.
Se informe, busque entender a importância desse movimento. Não deixe que seja tarde demais para se preocupar.
Gostou do nosso artigo sobre diversidade e inclusão nas empresas? Compartilhe com os seus amigos, incentive-os na contratação de pessoas com deficiência. Se você acompanhou esse artigo até o final é porque já está interessado em mudar o cenário que vivemos.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber