No nosso blog você encontra geralmente informações sobre diversidade, inclusão e contratação de funcionários com deficiência. No entanto, hoje iremos abordar um assunto muito importante relacionado a pessoas com deficiência, que deve ser levado em conta por sua empresa.
Uma empresa que deseja prosperar, com certeza precisa fazer sempre o melhor para atender bem aos consumidores, não importa o nicho ou categoria da empresa. Um bom atendimento, mesmo que não seja para o consumidor final, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nos negócios.
Diante disso, é importante dar atenção aos consumidores em potencial que a sua empresa pode conseguir, se estiver preparada para atender a esse tipo de consumidor. Estamos falando dos consumidores com deficiência.
Pessoas com deficiência podem ser consumidores da sua empresa, se você preparar a sua empresa da melhor forma. Para você ter uma ideia, existe até mesmo um aplicativo criado por PCDs, para indicar lojas e estabelecimentos que proporcionam um bom atendimento e acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Esse aplicativo também aponta os estabelecimentos que não fornecem o atendimento necessário para PCDs. Sendo assim, você pode ou não ganhar um novo pool de clientes e aumentar os seus lucros, com base no atendimento que a sua empresa presta para pessoas com deficiência.
Neste artigo vamos te mostrar algumas barreiras que precisam ser derrubadas para atender melhor os consumidores com deficiência, bem como dicas para atrair mais consumidores PCDs para a sua empresa.
Barreiras para consumidores com deficiência
Muitos estabelecimentos e empresas, além de não proporcionarem um bom atendimento para pessoas com deficiência, constroem barreiras para não atenderem a esses profissionais.
Falando nisso, vale lembrar que se negar a prestar atendimento para pessoas com deficiência é um crime previsto em lei. Então você precisa derrubar essas barreiras para que o atendimento seja realizado da melhor forma.
Sites sem acessibilidade digital
Mesmo que você não possua uma loja física, é necessário estar atento para garantir o acesso ao conteúdo digital da sua empresa, também para pessoas com deficiência.
A acessibilidade digital é muito simples de ser feita, e pode beneficiar muito a sua empresa, atraindo mais consumidores para o seu site e redes sociais.
Barreiras físicas nas lojas
Degraus, corredores apertados, caixas espalhadas na loja, placas de propagandas no meio do caminho e muitas outras coisas desse tipo podem ser grandes barreiras para os consumidores com deficiência que desejam fazer negócios no seu estabelecimento.
Portanto, deixe o caminho livre, para que mais pessoas com deficiência possam ser atraídas para a sua empresa.
Preconceito e falta de inclusão
Essa talvez seja uma das maiores barreiras que uma empresa pode impor para clientes com deficiência. Apesar de ser muito importante, um cliente pode até voltar à sua loja se por algum acaso existem algumas barreiras físicas no caminho, mas dificilmente ele vai voltar a fazer negócio com você se houver alguma atitude preconceituosa no atendimento.
Assim como você deseja que qualquer cliente sem deficiência se sinta bem acolhido nas instalações da sua empresa, você também deve proporcionar esse acolhimento por meio da inclusão para atender da melhor forma os consumidores com deficiência.
Como deve ser o atendimento ao cliente com deficiência? Dicas para preparar a sua empresa para receber PCDs
Como mencionamos, se a sua empresa estiver bem preparada para atender consumidores com deficiência, você pode se beneficiar muito disso, ganhando um novo grupo de consumidores que consequentemente vão aumentar os lucros da sua empresa. Veja a seguir veja a seguir algumas dicas para preparar a sua empresa para atender clientes PCDs.
Treine seus funcionários
A primeira coisa a fazer a fim de se preparar para atender os consumidores com deficiência da melhor forma, é preparar os seus funcionários para atender a esses clientes. É bem provável que seus funcionários e não você, estejam na linha de frente do atendimento ao cliente.
Diante disso, realize treinamentos de conscientização, para mostrar aos funcionários a necessidade da inclusão ao realizar um atendimento.
Esteja atento a acessibilidade da sua empresa
Além de treinar a sua equipe, é necessário também realizar investimentos na acessibilidade estrutural do seu estabelecimento. Colocar rampas, barras de segurança e banheiro para pessoas com deficiência, são apenas algumas coisas que podem valorizar a sua empresa, no que diz respeito a um bom atendimento para PCDs.
Além disso, não se esqueça da acessibilidade digital. Se a sua empresa possui um site ou está nas redes sociais, use a acessibilidade digital para alcançar também os consumidores com deficiência.
Fale normalmente com os consumidores PCDs
Muitas pessoas falam de forma diferente com as pessoas com deficiência, porque acham que as PCDs não entendem o que elas estão falando. Essa é uma forma de preconceito inconsciente que deve ser deixada totalmente de lado.
Por isso, fale com uma pessoa com deficiência, da mesma forma que você falaria com uma pessoa sem deficiência.
Não faça suposições
Talvez com boas intenções você possa achar que um cliente com deficiência não consiga realizar uma atividade dentro do seu estabelecimento. Mas antes de supor isso e tomar uma atitude no lugar dele, seria mais apropriado perguntar ao cliente se ele precisa e aceita a sua ajuda.
Esteja ciente de animais de assistência
Algumas pessoas cegas contam com o suporte de um cão de assistência para o auxílio na locomoção. Então mesmo que o seu estabelecimento não permita a entrada de animais, saiba que de acordo com a lei 11.126, a entrada de cães de assistência deve ser permitida em qualquer lugar.
Sendo assim, evite constrangimentos para si mesmo e esteja ciente da permissão que as pessoas com deficiência possuem de entrar em qualquer lugar com animais de assistência.
Contrate funcionários com deficiência
Se você está disposto a realizar mudanças na sua empresa para atender da melhor forma os consumidores com deficiência, deveria também dar um passo à frente e contratar funcionários com deficiência, pois isso aumentaria até mesmo a representatividade da sua empresa em relação a PCDs.
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com outras pessoas para que elas também tenham acesso a essas informações importantes. Ao fazer isso, você se tornará parte de uma grande mudança que está apenas começando!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
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Jaques Haber