Uma cultura inclusiva dentro da empresa é vital para que mais pessoas tenham oportunidades iguais, o que leva a um mercado de trabalho mais inclusivo. Então, saiba o que é e como montar um programa para adotar em sua empresa.
O que é a cultura inclusiva?
A cultura inclusiva é um conceito que visa a igualdade no mercado de trabalho para que mais pessoas com deficiência possam ter oportunidades. Com isso, se trabalham três aspectos essenciais, que são equidade, igualdade e inclusão.
Muitas práticas e programas são adotados para que o processo seletivo seja mais eficiente e rápido, bem como para evitar discriminações, como:
- LGBTQIA+
- Negros;
- Crenças;
- Mulheres;
- PCD.
Entre outras formas de preconceito também, de modo que isso faz com que cada vez mais profissionais com qualidade sejam descartados. Mas, essa realidade tende a mudar com os anos, afinal, muitas empresas já fazem uma seleção mais humana e com base nas capacidades dos candidatos. Contudo, para fazer a inclusão social, não basta só contratar, todo o ambiente deve ser envolvido para que todos possam promover essa cultura.
Como criar uma cultura inclusiva na empresa?
Há diversas maneiras de adotar uma cultura inclusiva em uma empresa, uma delas é investir em conteúdo que engaje os funcionários. Ou seja, passar informações sobre o tema, ensinar os seus principais aspectos e incentivar todos eles a promover o respeito entre os colegas.
Isso contribui para que a empresa tenha colaboradores produtivos e um bom clima de trabalho. Todavia, há muitos outros pontos vitais para criar um programa de inclusão de qualidade para a sua empresa, veja 8 dicas nos tópicos a seguir.
1- Entender o propósito da cultura inclusiva
Busque entender qual é o propósito que a sua empresa deseja ao implementar um DE&I (Diversidade, equidade e inclusão). Visto que, é um dos fatores que irão ditar o plano de ação do programa, bem como o seu sucesso, contudo, há alguns exemplos, como:
- Melhorar a imagem de uma marca;
- Um ambiente de trabalho mais humano;
- Atender a questões legais.
Entre outros nos quais irá definir, todavia, também vale destacar que uma liderança engajada faz a diferença nesse processo para que ele vá para frente. Portanto, apresente dados técnicos sobre diversidade e inclusão para discutir formas de adotar.
2- Faça um diagnóstico para identificar oportunidades
Essa etapa vem depois de entender o propósito e adotar as estratégias para tornar a empresa em um ambiente inclusivo. Assim, você irá fazer um diagnóstico sobre a situação para identificar oportunidades.
Mapear a diversidade que há nos setores, entrevistar os membros das equipes e também analisar quais as boas práticas do mercado. Tudo isso irá ajudar no processo para aplicar na sua firma da maneira certa.
3- Definir as estratégia para aplicar a cultura inclusiva
É nessa etapa que você irá criar as políticas de diversidade, inclusão e equidade da sua empresa com base nas dicas anteriores. Além disso, também define os acordos para convivência de todo o grupo e quais as atitudes e comportamentos que não serão tolerados.
4- O plano em ação
É hora de abrir a planilha do excel com todo o plano que você elaborou para pôr em prática cada aspecto. Por exemplo, os prazos, cronogramas, quais serão os responsáveis pela equipe de liderança e quais serão, rotinas de reuniões e demais detalhes sobre governança.
5- A cultura inclusiva passa pela educação e comunicação
Crie um plano de educação cujo objetivo é informar de forma frequente tanto os novos funcionários quanto os mais antigos. Afinal, a comunicação feita de forma contínua é vital para que haja mudança no pensamento e de atitudes para que haja respeito entre todos.
Tudo isso ajuda a construir uma cultura eficaz que contribui para a empresa, bem como para todos de forma pessoal, no qual irão levar para a vida toda.
6- Faça sempre a revisão dos processos
A revisão dos processos é vital para manter todos bem informados, ao passo que, podem mudar de um ano para o outro. Então, para que a sua empresa não fique para trás com as atualizações, crie uma rotina para fazer essas análises de forma frequente.
7- Mensurar os resultados obtidos
Nessa etapa, você vai mensurar os resultados que obteve com os métodos de inclusão para saber se as metas foram alcançadas. Assim, poderá tomar decisões com base nos dados que adquiriu com o programa.
De modo que, irá acompanhar o efeito que ela teve e assim fazer possíveis melhorias. Com isso, também terá um olhar mais clínico sobre a diversidade de funcionários dentro da empresa, visto que verá uma contratação de forma mais ampla.
8- Trabalhe além da organização
Essa é a última etapa do programa no qual você vai adotar uma visão sistêmica para a cultura inclusiva, porém, depois de organizar a casa. Ou seja, quando todo o trabalho já estiver sólido, poderá buscar parceiros, posicionamento em redes sociais e outras ações.
Quais estratégias ajudam a implementar uma cultura inclusiva na empresa?
Um dos passos mais importantes que você deve adotar a cultura inclusiva é orientar o seu time de maneira mais didática, além disso, ajudá-los a:
- entender o que é a diversidade;
- comunicação inclusiva;
- recrutar de forma igual para todos;
- criar canais para denúncia.
Isso servirá para otimizar o processo de DE&I na sua empresa da melhor forma. Todavia, fiscalizar é um dever de todos para evitar problemas e garantir um bom ambiente de trabalho.
Quais são as vantagens da cultura inclusiva em sua organização?
Adotar uma cultura de inclusão traz muitas vantagens para a sua empresa, como tornar os funcionários mais produtivos e um bom ambiente, além de:
- melhora a imagem da firma;
- combate a descriminação;
- satisfação no trabalho.
Entre muitos outros aspectos positivos, todavia, todas as etapas do programa devem ser feitas da forma certa para garantir o sucesso da estratégia.
Adote a cultura inclusiva na sua empresa
Uma cultura inclusiva é vital para que uma empresa tenha seu nome bem visto no mercado como uma firma que abraça a diversidade. Além disso, adotar essa prática estimula os funcionários a serem bem mais:
- criativos;
- respeitarem as diferenças;
- inovadores.
Tudo isso será possível ao aplicar o programa da forma certa, bem como suas estratégias para que sua equipe tenha o treinamento devido. Por fim, ficar atento a todas as etapas e também na reação de cada membro do time para tirar todas as suas dúvidas.