A cultura diversa e inclusiva precisa ser posta em prática por cada vez mais empresas. Por isso, o ideal é descobrir quais são as melhores ações para gerar um bom ambiente de trabalho. O bem-estar e boa convivência da equipe é ponto alto para ter produtividade.
O que é uma empresa com cultura inclusiva e diversa?
Antes de entender o que é uma empresa inclusiva, deve-se entender sobre a cultura da inclusão e diversidade. Por exemplo, o conceito de ser inclusivo, se volta para pontos essenciais como:
- inserir pessoas em um mesmo ambiente;
- respeitar;
- acolher;
- proporcionar às pessoas a equidade de oportunidades.
Quanto à diversidade, é um local de trabalho que tem várias pessoas com perfis diferentes. Ou seja, são pessoas com deficiência, gêneros, idades, formações e entre outros que são distintos. Então, uma empresa diversa trabalha com vivência e perspectivas de cada um.
Uma cultura diversa é ótima para incluir todos os trabalhadores dentro do trabalho. Imagem: de Freepik.
Empresa inclusiva
Uma empresa inclusiva e diversa é aquela que vê a organização da empresa e busca por práticas inclusivas. Mas, também procura pelas melhores formas de oferecer um cenário igualitário para todos.
Seu real significado é que pessoas com deficiência, por exemplo, não estarão na empresa apenas por estar. Portanto, elas terão as portas abertas para crescer e alcançar melhores posições no trabalho. Ou seja, as chances são as mesmas para todos os colaboradores.
Boa comunicação interna
Ter uma boa comunicação interna entre todos os funcionários é um dos primeiros passos para ser inclusivo. Então, não parte apenas dos valores que a empresa oferece, mas também da equipe.
Desenvolva a comunicação
Uma empresa que inclui todos os seus funcionários mostra que todos devem respeitar as diferenças. Portanto, deve-se trabalhar o acolhimento como uma das iniciativas da firma. Esse passo é útil até para ajudar a criar uma sociedade diversa e inclusiva.
6 dicas para ter uma cultura inclusiva na empresa
A diversidade e a inclusão são dois conceitos muito importantes e precisam ser levados a sério pelas empresas. A cultura de criar um ambiente que traz bem-estar para todos os funcionários é essencial. Por isso, a companhia pode mudar e repensar a respeito de:
- ações;
- postura.
Faça um mapa da diversidade da empresa
Começar a olhar direito sobre como a empresa está organizada pode ser o primeiro passo. Assim, torna-se mais fácil descobrir em que ponto ela está para começar a ter inclusão.
É preciso olhar como andam as composições de cada time e também os cargos de liderança. Dessa forma, os negócios podem começar a investir em como mudar os seus cenários.
Ferramentas úteis
Há até mesmo algumas ferramentas que podem ajudar nesse momento, como o People Analytics e Data Driven. Assim, é uma ajuda para ver quais são os perfis que mais compõem a empresa. Também é útil para saber quem pode agregar em um setor.
Tenha metas focadas em inclusão
Para criar a cultura da inclusão, também pode ser necessário criar um plano estratégico. Portanto, quando as análises mostrarem que um time não tem diversidade, as metas também podem mudar.
As metas são úteis para gerar o senso de uma gestão bem mais igualitária. Assim, a ideia é ajudar as equipes a se desenvolver e promover os grupos. Dessa forma, vem a mudança de uma estrutura desigual para algo mais próximo do inclusivo e diverso.
Faça revisão da cultura organizacional
Adicionar diversidade e inclusão na empresa também gera o momento de fazer análise da cultura organizacional. Então, essa é a melhor hora para fazer buscas e incluir:
- tolerância;
- respeito às diferenças.
Ter uma cultura forte que se volta para a diversificação é essencial para dar estímulos para boas convivências. Assim, também torna-se ótimo para conseguir alinhar expectativas e também visões. Deve-se fazer o possível para conscientizar toda a equipe.
Faça treinos com as lideranças
Os líderes são vistos como o retrato das organizações e precisam de um bom treino. Assim, eles precisam agir com base no que a empresa acredita e em seus valores. Então, as lideranças precisam ser treinadas para poder atuar com:
- flexibilidade;
- ideias humanizadas.
Esse é um ponto válido também para o time de recrutamento. Portanto, esses profissionais também devem entender como lidar com todas as pessoas. Dessa forma, eles precisam levar em conta a qualificação para cada candidato e evitar julgamentos.
Recrutamento adaptado
A melhor forma de criar uma boa cultura diversa e inclusiva na empresa é ter um bom processo de recrutamento e seleção. Assim, o ideal é que elas possam acolher as pessoas de realidades diferentes.
Toda empresa precisa estar preparada para lidar com pessoas com deficiência ou de gêneros, raças diferentes e entre outros. Portanto, deve-se ter uma boa revisão dos critérios de seleção e saber quais são as perguntas que serão feitas.
O essencial é evitar falhas durante as entrevistas e agir de modo que não ofenda ninguém. Além disso, o melhor é fugir de qualquer pergunta que não seja conveniente para o trabalho. Dessa forma, os processos seletivos tornam-se bons para oferecer oportunidades.
Com uma cultura inclusiva e diversa é mais fácil ter boa produtividade no trabalho. Imagem: de Freepik.
Respeite e valorize as diferenças
Trata-se do ponto principal para criar uma cultura mais diversificada e inclusiva na empresa. Portanto, o ideal é que tenha eventos diversos e inclusivos e boas práticas todos os dias. Ou seja, precisa fazer parte da empresa e servir de exemplo para as outras.
Como a cultura diversa pode ajudar a empresa?
Uma equipe diversa é aquela composta por várias pessoas diferentes. Portanto, existe muitos motivos para criar um ambiente diversificado, porque traz:
- mais possibilidades;
- ações diferentes;
- pontos de vista distintos.
Gera uma gestão melhor nos riscos, além de ter uma abertura de oportunidades para qualquer um. Mas, também é possível trazer um aumento na conexão com novos públicos. Assim, a empresa mostra que ela é livre de preconceitos e traz chances a todos.
A cultura diversa pode gerar inovação?
Quando uma empresa consegue abrir chances para todos, ela também é capaz de mostrar inovação. Mas, o que acontece é que as empresas com a cultura de inclusão criam bons ambientes de trabalho. Dessa forma, significa que são capazes de trazer:
- bem-estar;
- conforto;
- equipes equilibradas;
- melhores comunicações.
Ter um exemplo de inclusão pode ser melhor com a ajuda de consultorias para a empresa. Assim, a companhia pode descobrir quais rumos deve tomar para melhorar a convivência de sua equipe. O ideal é que as empresas vejam como conseguir adotar boas práticas.
Contar com um ambiente inclusivo para pessoas com deficiência e outras diversidades, é essencial. Dessa forma, a empresa pode aproveitar de muitas vantagens com times inclusivos.