Construir um conteúdo com diversidade e inclusão é um ponto vital que deve ser considerado em qualquer estratégia. Assim, seja no ambiente virtual ou físico, é importante que você utilize técnicas que contribuam para a acessibilidade.
O que é um conteúdo diverso e inclusivo?
Um conteúdo diverso e inclusivo, é aquele que não possui barreiras de acesso. Ou seja, não é limitante para qualquer pessoa que possa e deseje verificá-lo. Além disso, também aborda informações sobre essa área.
Possui grande importância, então, para gerar mudanças individuais, sociais e, inclusive, no local de trabalho. Eles podem ser vistos no ambiente digital e também presencial, de sites a livros.
A importância da cultura de diversidade e inclusão para a sua empresa
Investir em criar uma cultura de diversidade e inclusão na sua empresa é essencial para o dia a dia em equipe. Pois, a partir disso, há uma maior abertura para livre expressão, o que gera sensação de bem-estar e melhorias nos resultados.
Cria-se, então, um ambiente mais acolhedor e com pessoas que possuem diferentes percepções sobre o mundo. Com isso, há impactos positivos, inclusive, no alcance de resultados de todo o time, o qual se sente mais motivado e engajado.
Quais as vantagens de investir em criar um conteúdo diverso e inclusivo?
Para criar um conteúdo diverso e inclusivo, é essencial ter uma equipe com pessoas de diferentes pontos de vista. – Foto do Freepik (link)
As vantagens de criar um conteúdo diverso e inclusivo vão desde o aumento dos ganhos à promoção de uma boa imagem para a empresa. Nesse sentido, alguns dos principais motivos para você investir nessa área, são:
- maior alcance de pessoas;
- criação de informações sem barreiras;
- contribuição para a transformação social;
- mais reconhecimento dos usuários;
- ganho de visibilidade positiva.
Outro aspecto importante é que a inclusão é um dos pontos que compõem a responsabilidade social. Então, a sua Organização passa a assumir um compromisso que visa impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas.
A partir desse conteúdo, a empresa ganha maior destaque frente às concorrentes. Além disso, também se torna cada vez mais reconhecida pelas suas ações na sociedade.
A importância da diversidade e inclusão na equipe
Observar a sua equipe e perceber se ali há diversidade, é também um ponto essencial nesse processo. Afinal, para além do ambiente digital, há o mundo físico no qual as Organizações podem e devem investir em promover a equidade de oportunidades.
Trabalhar em conjunto com a área de recursos humanos é vital no ambiente de trabalho. Assim, é possível pensar estratégias e formatos de contratação adequados para a inclusão de colaboradores.
A partir disso, a sua empresa contribui de modo ativo para mudanças sociais e se torna referência para outros negócios. Além disso, com as diferentes percepções do mundo, há mais chances de gerar inovações e obter melhores resultados.
Como criar um conteúdo inclusivo e diverso para a sua empresa?
Para construir um conteúdo inclusivo e diverso para a sua empresa é vital ter atenção, do tema ao modo que será feita a publicação. Então, é essencial que, ao criar a sua estratégia, você considere alguns pontos, como:
- conheça as tecnologias assistivas;
- insira legendas e libras em seus vídeos;
- invista na criação em diferentes formatos.
Vale ressaltar que, apesar do grande avanço nessa área, ainda é comum ver empresas que investem em ações pontuais. Ou seja, buscam levar representatividade e valorização social apenas em períodos e datas específicas.
Essas questões podem e devem ser pensadas ao longo do ano inteiro. Pois, por meio delas, é possível gerar uma gama de mudanças sociais. Além de também impactam de modo positivo para que o seu público-alvo se sinta cada vez mais representado.
Conheça as tecnologias assistivas
Na atualidade, há uma gama de inovações tecnológicas voltadas a pessoas com deficiência. A partir delas, há grandes melhorias na qualidade de vida e inclusão desse público. Por esse motivo, podem ser vistas tanto no ambiente físico quanto digital.
Para criar um conteúdo acessível, é vital que a sua empresa conheça essas ferramentas e como elas funcionam. Porque, com isso, é possível investir em ações efetivas e que todos os usuários possam acessar com diferentes recursos.
Insira legendas e libras em seus vídeos
Apesar de ser uma técnica muito conhecida, ainda são poucas as empresas que investem no uso de legendas. Esse é um auxílio vital para que pessoas surdas ou que tem baixa audição possam entender o que é exibido.
De acordo com um estudo feito pela Digiday, 85% dos usuários assistem a vídeos sem ativar o som. A partir disso, há a percepção de que cada vez mais, o uso de ferramentas voltadas à acessibilidade são essenciais, principalmente no ambiente digital.
Investir na interpretação em libras também é um ponto importante para garantir que todos possam ter acesso ao seu conteúdo. Então, vale implementar recursos que ajudem na tradução de informações.
Invista na criação de conteúdos de diferentes formatos
Na atualidade, é comum fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e o consumo de conhecimentos não fica atrás. Ou seja, um indivíduo pode querer saber mais sobre uma receita culinária enquanto faz a sua atividade física diária.
Com essa consideração, é bem legal que você volte a sua estratégia de conteúdo a diferentes formatos. Assim, além de produzir textos para blog, ebooks, você pode investir também em podcasts e vídeos, por exemplo.
A partir disso, o seu material pode ser consumido em diferentes momentos e não gera limitações a qualquer indivíduo. Além disso, você poderá alcançar um público maior e, inclusive, expandir o conhecimento sobre a sua marca.