Uma consultoria de inclusão é a melhor forma de garantir iniciativas de diversidade no local de trabalho. Afinal, traz bons resultados e cria planos para organizar as empresas por meio de uma liderança inclusiva. Então, todos podem trabalhar com conforto e autonomia.
O que é consultoria de inclusão?
A consultoria é essencial para criar uma empresa mais inclusiva, ainda mais em relação à diversidade. Assim, a intenção é ter um local de trabalho mais acessível para todos. Dessa forma, a ajuda pode ser dada em vários momentos como em:
- Contratação;
- Demissão;
- Treinamento;
- Análise de acessibilidade.
Esses profissionais são conhecidos como consultores e sua função é ajudar a desenvolver as empresas. Portanto, são úteis em qualquer área de atuação ou porte de um negócio. Além disso, dá para ter uma equipe inteira ou apenas um consultor para o serviço.
Consultoria para pessoas com deficiência
Tem consultoria de inclusão que se especializa nessa área para dar ajuda a esse grupo. Assim, pode-se criar um espaço para que todos trabalhem igual. Por exemplo, pode-se dar treinos para a equipe aprender a lidar com as pessoas com deficiência.
Fazer com que os funcionários criem um senso para acolher e incluir é essencial. Dessa forma, se trabalha a mente de todo o time para evitar que tenha preconceito e discriminação. Portanto, é uma maneira positiva para ter um ambiente seguro.

Por que ter uma consultoria de inclusão?
A lei de cotas foi criada para que as firmas de grande porte investissem em equipes plurais. Por isso, torna-se uma obrigação incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Então, a função da consultoria é evitar que o lugar profissional tenha:
- Exclusão;
- Falta de acessibilidade.
Com a ausência de acessórios para trabalhar direito, uma empresa pode ter queda em resultados. Assim, apenas contratar não é a melhor solução, o local deve estar pronto para receber a todos. Portanto, o espaço precisa ser acessível e inclusivo ao máximo.
Treinamento
Uma consultoria de inclusão informa sobre as ferramentas que são necessárias para uma pessoa com deficiência trabalhar bem. Mas, também oferece cursos, treinos e auxílio. Então, é um profissional essencial em qualquer lugar.
O processo ocorre da mesma maneira que acontece em um ambiente sem limitações. No entanto, o consultor precisa ter certeza de que a equipe tem todo o preparo para receber os grupos de minorias com respeito e empatia.
Como escolher a consultoria de inclusão
Deve ser com profissionais certos e preparados para lidar com a diversidade. Então, as pessoas que estão nesse ramo precisam saber o seu trabalho e gostar dele. Além disso, a sua principal função é ensinar como colocar em prática:
- A visão para fazer a empresa crescer;
- Um senso maior de acolhimento.
Muitas consultorias não precisam se limitar apenas às pessoas com deficiência. Assim, pode servir para todos os grupos diversos, como negros e idosos. Afinal, a própria empresa se beneficia por ter uma equipe mais plural.
Impacto para as pessoas com deficiência
Chegar em um espaço de trabalho novo, pode ser difícil para qualquer um. Então, a consultoria de inclusão tem o papel de tornar tudo mais fácil. Dessa forma, gera um bom impacto para que todos possam colaborar e ajudar a fazer a empresa crescer.
Torna-se um meio de contribuir para a sociedade, mostrar seu talento e ter ganhos com isso. Todos têm direito ao trabalho e uma boa condição de vida, por isso, um consultor é essencial. Essa inclusão ajuda não apenas no serviço, mas também no dia a dia.

Consultoria de inclusão oferece melhores processos seletivos
Existe um termo que ficou conhecido como recrutamento às cegas e é muito usado. Contudo, ele se volta para as pessoas com deficiência, com foco apenas em sua capacidade. Por isso, a consultoria ajuda a fazer entrevistas e analisar melhor:
- Clareza;
- Aspectos;
- Necessidades.
O momento também serve para as empresas terem a chance de se adaptar antes. Assim, torna-se mais fácil criar um ambiente que seja inclusivo para trabalhar. Além disso, ainda tem-se o apoio em todas as etapas para fazer o processo da melhor forma.
Local acessível
Na hora de contratar pessoas com deficiência, a empresa deve ter preparo para isso. Por exemplo, precisa ter locais adaptados para qualquer um, seja qual for a limitação. Por isso, a consultoria se certifica de que está tudo pronto para receber os funcionários.
A ideia principal é fazer com que todos tenham autonomia para trabalhar. Dessa forma, reduz as chances de precisar pedir ajuda o tempo todo. Então, deve-se gerar conforto e acessibilidade para fazer as funções do dia a dia.
Importância da consultoria de inclusão
Todos os planos precisam ser bem pensados no momento de incluir as pessoas. Assim, a ideia principal para seguir quando se tem uma consultoria é:
- Planejar;
- Desenvolver projetos.
Os líderes precisam ter foco em um bom plano para trabalhar com a diversidade. Dessa forma, a empresa deve falar mais sobre a inclusão, equidade e entre outros temas relevantes. Além disso, precisa incentivar os funcionários a evitar os termos capacitistas.
Só letramento não basta
Há muito costume nas companhias de usar o letramento para falar sobre as causas sociais. Esse termo tem a ver com educar sobre o tema com o uso de palestras e workshops. Mas, é preciso ir além desse tipo de treino para que a firma tenha bons lucros.
Escolha uma consultoria de inclusão
Contratar pessoas com deficiência é a chance de criar equidade de oportunidades. Dessa forma, eles se tornam mais incluídos não apenas no trabalho, mas também na sociedade. Acima de tudo, tem a chance de mostrar toda a sua capacidade e talento.
Para uma empresa mais inclusiva e diversa, saiba que você pode contar com a IIGUAL. Liderada por Andrea Schwarz e uma grande equipe, o foco da companhia é mostrar ao mundo empresarial que ter um time plural é uma ótima estratégia de negócio.
Faça o seu empreendimento alçar voo com a consultoria de inclusão da Andrea, uma mulher que já colocou mais de 20 mil pessoas no mercado de trabalho formal e que pode ajudar a sua empresa a criar uma cultura mais diversa e inclusiva.