Nos dias de hoje, ter uma consultoria de inclusão nas empresas se tornou vital. Porém, apesar da equidade de oportunidades e a integração serem pautas cruciais, nem todos as conhecem bem. Então, saiba o que é isso para ter uma empresa mais inclusiva a seguir.
O que é uma consultoria de inclusão?
A consultoria de inclusão faz parte da área de gestão de pessoas. Desse modo, atua em ações de seleção, política de benefícios e para adaptar processos, por exemplo. Mas ela foca nos temas de inclusão e diversidade.
Ela auxilia diversos tipos de empresas a ter uma cultura que seja mais diversa. Dessa maneira, faz treinos com o RH das mesmas para que saibam agir com esse conceito.
Fora isso, a consultoria também pode atuar em outras questões. Por exemplo, ela presta serviços que abrangem áreas como:
- Estratégias;
- Marketing;
- Âmbito operacional.
Investir em um serviço desse tipo pode resultar em muitos ganhos para a empresa. Visto que, o progresso das questões citadas acima de fato causam impacto em seu crescimento.
No que consiste a diversidade?
É normal ter dúvidas sobre as classes de pessoas que fazem parte dessa diversidade. Dessa forma, deve-se saber que aqueles que estão incluídos no termo são:
- Mulheres;
- Pessoas com deficiência;
- Idosos;
- Negros;
- Pessoas da comunidade LGBTQIA+;
- Outras minorias em ambientes profissionais.
A consultoria vai ensinar como se deve receber essas pessoas como seus colegas, bem como tornar o local de trabalho mais inclusivo para eles. Por isso, não se deve deixar de lado essa orientação.
Por que surgiu a consultoria de inclusão?
Já faz algumas décadas que existem certas políticas com foco na diversidade. Mas isso não é garantia de que elas sejam aplicadas ou entendidas por quem lida com pessoas.
A falta só ficou mais clara quando casos de agressão se tornaram cada vez mais comuns na sociedade. Aliás, foi nesse tipo de contexto que as assessorias surgiram.
O próprio movimento Black Lives Matter, de 2020, é um exemplo de como as pessoas têm se voltado bem mais para essas pautas. Nesse sentido, as empresas devem seguir essa mudança e uma consultoria pode guiá-las no processo.
Estratégias de uma consultoria de inclusão
De modo geral, uma consultoria de inclusão usa a técnica do letramento. Isto é, criar projetos para se trabalhar o conceito de inclusão dentro de uma empresa.
Esses projetos têm a meta de gerar reflexão entre as pessoas e lhes dar ciência do tema. Em seguida, se aplicam essas ideias de forma prática para que saibam lidar com cada minoria.
Um detalhe importante
O letramento citado acima não deve ser apenas para a educação dos funcionários. Desse modo, deve ajudar também no bem-estar dos que fazem parte de uma minoria.
Uma forma de fazer é realizar palestras ou workshops que tragam alguém com experiência de vida sobre os temas. Assim, o exemplo dele trará mais veracidade ao debate e vai reforçar o sentimento de inclusão.
Motivos para contratar uma consultoria de inclusão
Fazer de uma empresa um local de trabalho inclusivo requer que seus funcionários sejam tratados como pessoas. Afinal, não há como atingir essa meta se eles são vistos apenas como ferramentas.
A consultoria de inclusão traz as direções vitais para que o local de trabalho gere pertencimento. Além disso, contribui para que a equidade para todos seja real na empresa.
Mudar não é fácil
Implantar todas as mudanças para melhorar o meio em que seus funcionários estão não é fácil. Por isso, ter uma assessoria que dê esse suporte é vital para que elas aconteçam.
Prós de se ter uma consultoria de inclusão
Os frutos de uma organização que tem uma consultoria são diversos. Aliás, um deles é que ela faz com que a empresa cresça em vários sentidos.
Oportunidades de melhora
O consultor vai atuar observando de forma externa e imparcial o que precisa melhorar no local de trabalho. Dessa maneira, impede que novos problemas surjam nesse quesito.
Ele também busca formas de melhorar o envolvimento e a comunicação no local. Por isso, gera mais produtividade, satisfação e também torna os profissionais mais reconhecidos.
Identifica de sinais de discriminação
A consultoria e o RH da empresa vão ajudar para que toda discriminação cesse entre os funcionários. Além disso, vão frisar a importância de agir contra essas ações. Também devem estar atentos a sinais nas pessoas como:
- Fadiga;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Insatisfação;
- Conflitos;
- Falta de motivação;
- Tensão de relacionamento.
Esses e outros sintomas podem mostrar que acontece algo de errado na empresa. Então, ao perceber isso, se pode tomar atitudes para que o bem-estar das equipes melhore.
Aumento de lucro e competitividade
Instituições que investem em diversidade tendem a se destacar mais no mercado. Assim, atraem profissionais que são mais preparados, e isso melhora os seus resultados.
Eles desempenham melhor sua função e são mais efetivos ao atender os clientes por causa do ambiente inclusivo. Além disso, a comunicação se torna mais clara com consumidores de perfis distintos.
Melhora de engajamento e produção
Locais de trabalho que optam pela diversidade e a inclusão são melhores para se crescer na carreira. Dessa forma, os funcionários “vestem a camisa” e são mais produtivos por se envolverem mais nas metas da empresa.
O que considerar antes de contratar?
Com uma função tão grande, contratar a consultoria de inclusão certa pode ser um desafio. Porém, se pensar em alguns requisitos, essa escolha se torna mais fácil.
Um dos pontos a se avaliar é se esse parceiro tem uma equipe diversa. Afinal, ele só fará um bom trabalho se aplicar os mesmos valores na própria empresa.
Além desse ponto, ainda tem alguns outros que são bons indicadores. Nesse sentido, para formar uma equipe de trabalho diversa e produtiva, não deixe de avaliar os quesitos a seguir:
- Referências e reconhecimento;
- Se a equipe é especializada e tem experiência;
- Nível de conhecimento e compreensão;
- Método de trabalho.
Por fim, contratar os consultores certos ajuda a empresa a alcançar as metas que deseja. Além disso, contribui para que a sociedade aos poucos se torne um lugar melhor para todas as pessoas.