A comunicação visual é vital, uma vez que ela ajuda as pessoas com deficiência a lidarem com dados e informações, a fim de entendê-las. Em suma, este artigo dará mais detalhes sobre o conceito para que você saiba o que é e como pode ajudar esse grupo.
O que é a comunicação visual?
A comunicação visual trata-se da transmissão de informações por meio de elementos e recursos que tornam isso possível, por exemplo:
- mídia digital, como as redes sociais, sites, plataformas de vídeos, entre outros;
- gráficos que combinam textos e outros elementos para explicar uma informação;
- design e layout de uma tela para as pessoas entenderem a sua dinâmica;
- o tipo de fonte de um texto que facilita a leitura;
- as cores também tem um impacto na comunicação ao destacar certas informações;
- ícones e símbolos que representem ações;
- vídeos e imagens que transmitem uma emoção e informação.
Como você pode notar, esse tipo de comunicação é comum em várias formas e diversos contextos, pois são vitais para dar clareza nas informações. Além disso, ela se destaca por ser rápida de transmitir, assim como fácil de entender.
Também vale citar que o uso dos recursos visuais atrai a atenção dos usuários. Por isso, adotar tais elementos se torna ainda mais importante para um negócio que busca passar uma ideia ou mensagem ao público.
Qual é a função da comunicação visual?
A principal função da comunicação visual é transmitir uma informação de forma rápida. Em suma, isso se resume ao colocar os olhos em um dos elementos, a pessoa consegue ler o que aquilo quer dizer.
Isso é muito importante para empresas que usam a comunicação virtual como parte do seu processo de organização da sua equipe. Afinal, uma das grandes vantagens desse tipo de recurso é entender de forma rápida toda a informação que se vê em tela.
Os elementos que você usa para se comunicar de maneira visual são atrativos ao público, o que ajuda a chamar a atenção deles. Nesse sentido, poderá adotar isso como parte de uma estratégia de negócios, ao alinhar com um bom design, cores e imagens.
Como resultado, o público irá compreender a mensagem que a empresa quer passar a eles. Por falar nisso, os recursos visuais para comunicação são vitais para quem busca criar uma marca que fixe na mente do público, como logotipos.
Como a comunicação visual ajuda as pessoas com deficiência nas empresas?
A comunicação visual pode ajudar as pessoas com deficiência de várias formas em uma empresa. Todavia, antes, é preciso adaptar os elementos para que eles sejam mais acessíveis, nesse sentido, há dicas que são cruciais no processo, como:
- dar um contraste maior nos textos para facilitar a leitura de uma pessoa com deficiência visual;
- usar fontes que sejam fáceis de ler e contrastam bem com o fundo em que estão;
- inserir legendas nos vídeos e imagens para descrevê-las
- fazer com que os documentos digitais, como PDF, sejam de fácil leitura;
- apresentar um conteúdo na empresa de forma clara com descrição;
- usar um design universal para os produtos, visto que, isso beneficia a todos;
- adapte as ferramentas digitais de trabalho para que todos possam ver e ler.
Esses são alguns pontos que a empresa deve tornar viável para a comunicação ser fácil para todos na empresa. Assim, a pessoa com deficiência, seja ela visual, auditiva ou qualquer outra, poderá fazer as suas tarefas da melhor forma.
Fácil acesso às informações
O fácil acesso às informações é um dos pontos de maior destaque dos elementos visuais. Ao passo que, uma pessoa que tem deficiência visual ou cognitiva, poderá ver e ler um documento de uma forma mais simples
Facilita a compreensão
Ao tornar o acesso a informações mais fáceis, os recursos visuais também ajudam na sua compreensão também, com uma série de elementos, como:
- gráficos;
- imagens;
- vídeos;
- textos;
- infográficos.
O objetivo é fazer com que os materiais que são difíceis de entender se tornem o mais simples possível para se compreender. De modo que, é vital para ajudar uma pessoa que tem deferência cognitiva.
Quais são as vantagens da comunicação visual para pessoas com deficiência?
A comunicação visual é vital para informar e orientar as pessoas com deficiência. Em suma, em locais físicos, os elementos ópticos são um tipo de guia para que eles saibam onde estão e para onde ir.
No mundo digital, tais recursos trazem ainda mais vantagens, pois ajuda todo indivíduo que tem alguma limitação, como visual, auditiva ou cognitiva. De modo que, eles podem ver e ler, toda e qualquer informação de um modo mais fácil, simples e rápido.
Treine a sua equipe
Para se ter uma boa comunicação inclusiva na empresa, é vital que a sua equipe saiba a importância dos recursos visuais para os colegas deficientes. Nesse sentido, o líder, gestor e demais cargos de chefia devem fornecer treinamentos a todos os membros sobre o tema.
A ideia é fazer com que cada um deles não só entendam do assunto, mas que sejam fortes agentes na promoção de um ambiente inclusivo. Por isso, reforce o quão essencial é criar materiais com elementos visuais que facilitem o acesso às informações da empresa.
Um ambiente de trabalho acessível
Vale citar algo importante dos recursos visuais, criar um ambiente de trabalho inclusivo, o que é um grande ponto a favor da empresa. Ou seja, a marca que faz o uso dos elementos visando tornar o acesso a informações mais fáceis está engajada com a ideia.
Para concluir, isso faz com que toda a equipe atue para o processo ser parte da cultura da empresa. Desse modo, ela se torna um negócio capaz de, não só, ajudar as pessoas com deficientes no seu trabalho, mas também receber novos membros.