A comunicação verbal e não verbal são fortes aliadas para o processo de educar o time sobre a inclusão. Contudo, para ter eficácia, é crucial entender sobre o assunto. Então, se isso despertou o seu interesse, saiba mais sobre a diferença de cada conceito.
Qual a diferença entre a comunicação verbal e não verbal?
A única diferença entre a comunicação verbal e não verbal é a forma de expressão. Afinal, a primeira se refere a troca de mensagens faladas ou escritas. Desse modo, é possível praticá-la de diversas maneiras, como:
- trocas de e-mails;
- reuniões ou conversas informais.
Uma boa parte da forma de se comunicar a abrange. Isso porque, fica mais fácil passar uma ideia por meio de frases construídas com lógica. Além disso, com esse método, fica mais simples expressar emoções, o que evita uma compreensão equivocada.
A comunicação não verbal é o ato de conseguir passar uma informação sem usar palavras. Desse modo, ela tem como foco a postura corporal, expressões faciais, tom de voz, contato visual e outros. Ou seja, tudo que ajude a passar uma ideia sem o uso da voz.
É crucial saber que ambas têm um grande papel na luta pela diversidade. Logo, podem ser usadas de forma estratégica para educar o seu time inclusivo sobre o tema.
Como a comunicação verbal e não verbal ajuda a educar sobre inclusão na empresa?
A comunicação verbal e não verbal ajuda a passar as informações com empatia e respeito. Isso porque, juntas, elas podem se adequar a todos os grupos. Ou seja, ninguém será excluído por ter deficiência visual, auditiva ou quaisquer outras.
Outro ponto essencial é que elas tornam possíveis as trocas de experiência. Logo, são métodos simples e poderosos que ajudam a destruir crenças antigas e absorver o tema. Além disso, elas podem:
- modelar a forma de pensar de maneira inclusiva;
- aprimorar os feedbacks;
- reconhecer a diversidade.
É essencial saber que cada ponto citado se enquadra em um gênero específico. Desse modo, alguns se adequam ao método verbal, enquanto outros ao não verbal. Mas, para que isso fique mais claro, veja mais sobre eles logo abaixo.
Antes de entender isso é bom saber que elas não funcionam com eficácia de forma isolada. Isso porque, cada uma se adequa melhor a uma determinada situação. Assim, é possível construir um ambiente respeitoso e igualitário para todos.
Quem é responsável por aprimorar os feedbacks?
Os feedbacks são uma forma de comunicação verbal, que pode ajudar muito a melhorar o processo em toda empresa. Desse modo, você pode utilizá-lo para falar sobre a importância dos resultados de um time ou funcionário de forma individual.
Durante a aplicação, uma boa alternativa é dar espaço para que a sua equipe possa tirar dúvidas sobre o tema ou dar sugestões. Além disso, vale mencionar que ele pode ser aplicado tanto de forma escrita quanto falada.
Como ele ajuda a reconhecer a diversidade?
O processo de reconhecer a diversidade é feito através dos dois tipos de comunicação. Isso porque, na verbal, você pode criar textos e palestras que falem sobre o tema. Já na não verbal, uma boa ideia é aplicar ilustrações que abordam o assunto.
Como aplicar a comunicação verbal e não verbal para ajudar na inclusão?
Para que a comunicação verbal e não verbal ajude no processo de inclusão, você deve incentivar a participação de todos. Ou seja, estimular para que funcionários dos mais diversos grupos deem as suas opiniões. Além disso, é interessante:
- estar sempre disposto a ouvir;
- criar um ambiente seguro.
Outro ponto importante é oferecer cursos e treinamentos que tenham como objetivo ajudar o time a praticar a inclusão. Desse modo, eles vão entender que algumas falas e gestos não são mais aceitos na sociedade atual.
Tente sempre comemorar assuntos relacionados à diversidade na empresa. Afinal, com isso o seu time verá que esse é um assunto relevante. Então, vale a pena investir em símbolos e textos que sirvam como uma espécie de homenagem para todos desse grupo.
Estar disposto a ouvir é crucial
Ao mostrar interesse genuíno em ouvir todos do time, você está criando um ambiente acolhedor para todos. Logo, pessoas com deficiência e outros grupos se sentirão acolhidos pela sua empresa, assim, não irão ter receio em lhe procurar para abordar o tema.
Nunca esqueça de sempre ser honesto com os indivíduos. Isso porque, mostrar interesse não significa concordar com tudo. Então, seja sempre honesto de forma respeitosa, para não causar frustrações em terceiros.
Crie um ambiente seguro
Para criar um ambiente seguro, será essencial reavaliar a política da empresa. Isso porque, se ela for antiga, talvez não abrace a diversidade e isso fará com que outros funcionários resistam a mudança. Além disso, é interessante:
- investir em uma liderança que abrace a causa;
- promover atitudes inclusivas para combater o preconceito;
- incentivar qualquer forma de expressão.
Para ficar mais claro, um local seguro é aquele que proporciona a sensação de casa. Desse modo, vale a pena analisar se a sua empresa consegue se enquadrar nessa realidade e caso contrário, ver o que precisa mudar.
O que evitar ao aplicar a comunicação verbal e não verbal no processo de inclusão?
Para aplicar a comunicação verbal e não verbal no processo de inclusão, você deve evitar a linguagem ofensiva. Portanto, se alguém da sua equipe falar algo pejorativo nesse sentido, não esqueça de puni-lo de forma adequada. Além disso, é importante não:
- renunciar a autenticidade;
- investir na causa pensando apenas na melhora da marca.
Acontece que a inserção da diversidade é algo que ajuda a criar uma sociedade melhor de forma geral. Desse modo, a sua empresa está ajudando a criar um mundo mais justo para as atuais e próximas gerações.
Ao entender a importância das formas de comunicação para que a inclusão seja mais efetiva no mercado de trabalho, será possível conquistar grandes mudanças. Então, se é isso que procura, aplique tudo o que foi passado para atingir esse objetivo.