A comunicação não violenta deve fazer parte no dia a dia de toda empresa. Isso porque, dentre as suas vantagens, ela fortalece os laços entre os colegas de trabalho por meio da escuta ativa. Assim, saiba mais sobre esse conceito de linguagem inclusiva.
Você sabe o que é uma comunicação não violenta?
Antes disso, saiba que esse termo é uma criação de um psicólogo de nome Marshall Rosenberg e surgiu nos anos 60. Dessa forma, em plena época da segregação racial nos EUA, ele buscava formas de melhorar a vivência entre negros e brancos.
Com isso, lançou o método da CNV, uma abordagem de comunicação em que o foco está em ouvir o outro sem julgá-lo. Portanto, a ideia é estimular, acima de tudo, a escuta ativa, bem como, a empatia, a fim de:
- Compreender melhor o outro;
- Entender as suas dores e vontades;
- Respeitar os diferentes comportamentos.
A comunicação não violenta deixa de ser uma interação repetitiva e automática para se tornar algo com base na percepção do momento. Dessa forma, as relações têm como essência a atenção e o respeito.
Os prós da comunicação não violenta em seu negócio
No local de trabalho, todos colhem os benefícios de desenvolver a CNV. Dessa forma, há algumas vantagens principais que se pode destacar, como você verá a seguir.
Espaço mais saudável e acolhedor
Quando os membros da equipe lidam com os conflitos de um jeito mais pacífico e empático, sem dúvida, o dia a dia de trabalho se torna mais amistoso. Portanto, o ambiente corporativo fica mais leve.
Aumento da produção
O clima de uma organização que tem uma comunicação não violenta garante mais produtividade. Afinal, as discussões têm um impacto ruim no desempenho do funcionário, pois ele passa a se sentir sem ânimo, infeliz, além de insatisfeito.
Mais diálogo
A CNV dá abertura para uma maior interação nas relações. De fato, um líder que tem uma postura mais arrogante e agressiva impede qualquer chance de um diálogo de igual para igual com a sua equipe.
Não importa o cargo ou função de cada um dentro da empresa, todos sem exceção devem se sentir abertos a expor o que pensam, dar feedbacks e interagir.
Gestão de pessoal
O líder deve ensinar a todos a resolver suas questões de modo pacifico. Isso, por sua vez, vai contribuir de forma positiva para a gestão de equipe da empresa.
Coloque em prática a comunicação não violenta
Não é obrigatório adotar a comunicação não violenta dentro de uma organização. Entretanto, diante dos prós citados acima, fica claro que ela pode ajudar muito a sua empresa a ir mais longe.
Dito isso, se você que é líder ou gestor de um negócio vê os benefícios desse método, descubra a seguir como aplicá-lo de forma prática no seu local de trabalho em cinco passos.
1 – Treine os líderes e gestores da empresa
O primeiro passo para adotar a CNV deve partir da liderança. Isso porque, tanto o líder quanto o gestor são os porta-vozes e vistos como exemplos a se seguir pelo quadro de funcionários. Dessa maneira, é preciso focar na:
- Empatia;
- Diálogo;
- Respeito;
- Colaboração.
Somente com essas bases, torna-se possível orientar os demais colaboradores e acima de tudo, construir um dia a dia de trabalho pautado na CNV.
2 – Faça um diagnóstico da comunicação em seu negócio
O passo seguinte para a comunicação não violenta é fazer um diagnóstico claro sobre como os membros da sua equipe interagem e se relacionam entre si na empresa. Para isso, então, invista em:
- Feedbacks;
- Entrevistas;
- Pesquisas sobre o clima da empresa.
A partir disso, tem-se uma noção maior do contexto e pode-se identificar eventuais problemas de comunicação, bem como, conflitos. Somente assim, existe a chance de entender o que é necessário ser feito para melhor o clima no trabalho.
3 – Divulgue sobre a comunicação não violenta
Muitos não sabem do que se trata a CNV. Então, vale investir em comunicados internos sobre o assunto para que toda a equipe possa começar a entender do que fala esse tema. Para isso, veja como se comunicar tendo como base a CNV:
- Quando ouvir alguém falar, busque conhecer as necessidades dele;
- Evite fazer julgamentos e ter ideias preconcebidas;
- Adote uma linguagem positiva e comunicação inclusiva;
- Não se expresse de forma ambígua ou abstrata.
A partir disso, reflita sobre quais canais internos são mais eficazes para divulgar essas dicas e outros conteúdos sobre a comunicação não violenta.
4 – Invista em palestras, treinamentos e workshops
A CNV e sua aplicação não vai acontecer de uma hora para a outra em sua empresa. Afinal, todo o quadro de pessoal terá que passar por uma aprendizagem em diferentes níveis.
Para ajudar os colaboradores, então, a organização deve fazer o possível para estimular a capacitação dos funcionários por meio de treinos. Bem como, promover workshops e palestras com uma certa frequência.
Um exemplo do que se pode fazer é convidar psicólogos para expor o tema e fazer treinamentos práticos, a fim de que o assunto não fique apenas na teoria.
5 – Crie canais para a comunicação não violenta
Ao aplicar a CNV dentro da sua empresa, tenha canais acolhedores e abertos. Isso é para que a equipe tenha novos meios de:
- Realizar queixas;
- Expor o que precisa de forma aberta;
- Dar ideias.
Tudo isso de modo mais confortável e seguro. Portanto, o RH deve investir nisso para ajudar a fortalecer os laços entre organização e colaboradores.
Adote a comunicação não violenta em seu negócio
Ficou claro até aqui a importância da comunicação não violenta. Isso porque, ela é essencial para que se tenha um local de trabalho, acima de tudo:
- Humano;
- Empático;
- Saudável;
- Transparente.
Há um grande valor em ter uma equipe que é capaz de resolver os seus conflitos de modo pacífico e inteligente. Afinal, todos se beneficiam disso, tanto os funcionários quanto a empresa.
Caso o seu negócio não tenha adotado a CNV ainda, dê o primeiro passo agora mesmo e com o tempo, colha todos os frutos de ter uma interação mais aberta e amigável. Por exemplo, uma maior e melhor produtividade.