A comunicação não verbal é uma ferramenta crucial para todos os tipos de grupos, uma vez que ela reforça o poder de uma mensagem. Em suma, isso se torna ainda mais vital para pessoas com deficiência, pois ajuda na sua compreensão, veja mais sobre o conceito.
O que é a comunicação não verbal?
A comunicação não verbal é aquela em que não há o uso de palavras, sejam elas escritas ou pela fala, para transmitir uma informação, como:
- gestos;
- olhares;
- toques;
- postura.
Isso vai ainda mais além, visto que, até mesmo como uma pessoa se veste pode se interpretar como uma mensagem. Além disso, uma ação também entra nesse conceito, como alguém se afastar de outra e manter distância espacial.
Tudo o que é dito de maneira não verbal se encaixa nessa comunicação alternativa. Uma vez que a ideia é passar uma informação sem que uma pessoa fale algo, seja de forma escrita ou na fala.
O corpo humano se destaca por conseguir passar uma mensagem mesmo que você não diga nenhuma palavra com a sua boca. Por esse motivo, muito se estuda os aspectos de comportamento para saber como isso ocorre.
Isso porque, muitas vezes, mesmo que alguém diga algo, o seu tom de voz, olhar e até mesmo a postura pode ter outro significado. Nesse sentido, entender o uso não verbal de comunicação é ainda mais importante.
Quais são os tipos de comunicação não verbal?
A comunicação não verbal se divide em 4 tipos diferentes, são elas o aspecto físico, proxêmica, cronêmica e a paralinguagem. Em suma, cada uma delas abrange uma forma em que as nossas emoções e ações podem dizer algo sem o uso de palavras.
Vale frisar que, embora elas se caracterizam por suas particularidades, em muitos casos, são complementos umas das outras, o que reforça uma ideia. Por exemplo, quando você quer falar uma verdade e quer que a pessoa acredite.
Mesmo que não perceba, a sua expressão facial irá ajudar a passar a mensagem. No entanto, isso também pode ser a sua ruína, uma vez que, em uma situação similar, poderá soltar um riso sem querer.
As pessoas não costumam acreditar em algo sério com tom de brincadeira, pois leva a crer que há uma mentira na sua fala. Por isso, o aspecto não verbal é crucial para a comunicação de modo geral, contudo, conheça os 4 tipos a seguir.
Característica física
Muitas pessoas, a depender do ambiente em que estão, usam um tipo de roupa, corte de cabelo, acessórios e outros aspectos que falam por elas. Nesse sentido, quem está ao redor fará uma leitura da imagem do indivíduo.
Isso gera um significado que diz, mesmo que de forma superficial, os valores, mensagem que busca passar e o que a pessoa pensa. Ou seja, é a impressão que ela quer passar para quem a vê.
Proxêmica
A comunicação proxêmica diz respeito ao espaço e como ele influencia na mensagem que uma pessoa deseja passar e se relacionar com as outras. Em síntese, quanto mais próximo você está de alguém, significa que está confortável, já a distância quer dizer o contrário.
Cronêmica
A comunicação cronêmica se trata de como a pessoa usa o seu tempo e o que isso significa de uma forma geral. Por exemplo, alguém que está sempre atrasado e não consegue regular os seus horários de compromisso ou tem dificuldade para cumprir com eles.
O mesmo vale para quem sempre é pontual, de modo que, a impressão que dá é que aquele indivíduo sabe se organizar melhor. Assim, a leitura que se faz desse tipo de comunicação é que existem pessoas que se dão bem com o seu tempo e outras não.
Paralinguagem
Esse é um dos tipos não verbais de comunicação que mais se destaca, embora tenha ligação direta com a fala de uma pessoa. A princípio, as suas características são aquelas que descrevem a qualidade vocal, por exemplo:
- tom de voz;
- volume;
- inflexão;
- velocidade da fala;
- ritmo;
- até mesmo a respiração.
Tudo isso irá influenciar na forma como a mensagem que queira passar será entregue, o que pode ser bom ou ruim. Visto que, a maneira como você fala, muitas vezes, importa mais do que as palavras que saem de sua boca e o que elas significam.
Como a comunicação não verbal ajuda pessoas com deficiência nas empresas?
A comunicação não verbal é crucial para que as pessoas com deficiência nas empresas tenham diálogos mais claros com os seus colegas. Em suma, essa ferramenta é vital para a comunicação diversa e inclusiva no ambiente de trabalho e ajuda de muitas formas, como:
- entender as emoções das outras pessoas;
- dar informações adicionais e de apoio para quem tem deficiência sensorial;
- torna a comunicação verbal mais fácil de entender;
- ajuda a promover a inclusão social de uma pessoa na empresa;
- é um apoio à comunicação escrita, o que facilita a sua compreensão.
São muitas as formas em que o uso não verbal dos elementos de comunicação são vitais para as pessoas com deficiência. De modo que, eles ajudam não só a passar uma mensagem para o indivíduo, mas também é uma ferramenta de inclusão na empresa.
Como aplicar a comunicação não verbal para ajudar pessoas com deficiência nas empresas?
Para aplicar a comunicação não verbal nas empresas para pessoas com deficiência, o ideal é, a princípio, treinar a sua equipe. Em síntese, isso irá ajudar tanto na transmissão de uma mensagem mais clara quanto tornar fácil a compreensão das informações, além disso, use:
- recursos de tecnologia, como usar legendas em vídeos e descrições;
- sinais claros que ajudem as pessoas a entender uma informação;
- criar um sistema de sinais no ambiente para que elas possam se mover;
- adapte as reuniões e apresentações com imagens, slides e vídeos.
Vale citar que a ferramenta é vital para que a empresa se torne uma marca inclusiva, que se preocupa com os seus funcionários. Por fim, isso se torna ainda mais importante por beneficiar não só as pessoas com deficiência, mas também todo o clima organizacional.