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Como a comunicação assíncrona pode ser usada para incluir pessoas com deficiência nas empresas?

admin by admin
11 de janeiro de 2024
in Inclusão
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Ao explorar as nuances da comunicação assíncrona, dá para entender como ela se torna uma prática de grande valia para promover a eficiência, bem como, a participação de todos e a inclusão de várias perspectivas, como a de pessoas com deficiência nas empresas.

O que é a comunicação assíncrona?

A comunicação assíncrona é um método de interação onde a troca de mensagens não ocorre ao mesmo tempo. Assim, ao contrário da síncrona, que acontece em tempo real, ela permite que os envios sejam feitos em momentos distintos. 

Essa abordagem é muito usada, aliás, em locais de trabalho e também em situações em que a sincronia não é um elemento essencial.

Como a comunicação assíncrona promove a inclusão de pessoas com deficiência?

A comunicação assíncrona promove a inclusão por meio de uma gestão de tempo eficaz, bem como, um conteúdo mais acessível e uma participação equitativa. Veja a seguir, então, como cada um desses fatores pode ajudar a criar um ambiente mais plural nas empresas.

Como a comunicação assíncrona pode ser usada para incluir pessoas com deficiência nas empresas?
A comunicação assíncrona pode ser usada como uma ferramenta de inclusão. Imagem do Freepik.

Gestão de tempo

As pessoas com deficiência podem ter horários não usuais ou demandas únicas ligadas ao tempo. Assim, essa forma de se comunicar permite que elas participem de forma ativa e possam alinhar melhor cada momento às suas condições, o que facilita a inclusão.

Conteúdo mais acessível

Por meio de mensagens de texto, bem como, de documentos e outros formatos textuais, o seu conteúdo pode se tornar mais legível e passível de adaptações. Desse modo, atende a uma ampla gama de demandas de acessibilidade, como, por exemplo:

  • leitores de tela;
  • legendas;
  • áudio descrição.

Participação de todos

As conversas em tempo real também podem ser um obstáculo, nesse sentido, a inclusão se dá por meio de uma participação equitativa. Ela permite, de fato, que as pessoas pensem e respondam com cuidado, além de falar sobre as suas ideias de forma justa e equilibrada.

Quais são as vantagens da comunicação assíncrona?

A comunicação assíncrona reduz as barreiras físicas, ao mesmo tempo que oferece uma autonomia na expressão e dá um espaço para registro e referência. Abaixo você pode ver algumas das principais vantagens que ela pode trazer para montar um grupo inclusivo.

Redução de barreiras físicas

Para as pessoas com mobilidade reduzida, uma das maiores vantagens é que não precisa estar presente em reuniões de forma presencial. Isso porque, dá para participar de qualquer lugar e, ainda assim, ser uma parte ativa e criar um ambiente mais diverso e inclusivo.

Autonomia na expressão

Esse ponto tem a ver com a forma de expressar ideias, seja por escrito, vídeo ou por outro formato. Em ambientes nos quais a interação síncrona pode ser desafiadora, a assíncrona permite que as pessoas escolham o modo que melhor se adequa às suas necessidades.

Registro e referência

Quando as interações são assíncronas, as mensagens ficam guardadas, dessa forma, cria um histórico acessível a qualquer hora do dia. Este sistema de registro de conversas é ideal para pessoas com deficiência, que podem precisar de mais tempo para absorver conteúdo.

Quais são as principais ferramentas de comunicação assíncrona disponíveis?

As ferramentas da comunicação assíncrona são o e-mail, bem como o Slack, a plataforma Microsoft Teams e o Trello. Além disso, destacam-se também Notion, Discord e Basecamp.

Confira abaixo como essas ferramentas atuam e, assim, como cada uma delas pode ajudar na inclusão de pessoas com deficiência nas empresas.

E-mail

O e-mail é uma das formas mais comuns de comunicação assíncrona, uma vez que permite a troca de mensagens de forma não instantânea. É muito usado, portanto, para quem faz o uso de uma linguagem mais formal e precisa enviar documentos. Com ele, você pode:

  • organizar conversas em tópicos;
  • arquivar mensagens mais antigas;
  • fornecer dados em detalhes;
  • facilitar o trabalho remoto;
  • enviar comunicados oficiais.
Como a comunicação assíncrona pode ser usada para incluir pessoas com deficiência nas empresas?
A comunicação assíncrona reduz as barreiras físicas. Imagem do Freepik.

Slack

O Slack ordena as interações em canais temáticos, ou seja, permite que as equipes tenham discussões focadas em tópicos específicos. Isso ajuda a criar espaços dedicados a vários projetos, bem como departamentos ou temas, o que facilita a referência de informações.

Microsoft Teams

O Teams é mais conhecido pelas reuniões remotas em tempo real, no entanto, ele também serve para enviar arquivos e permite a gravação das chamadas. Assim, as pessoas que não estiverem presentes, podem ter acesso ao que foi tratado, inclusive aos documentos.

Trello

O Trello permite a criação de quadros virtuais que representam projetos ou iniciativas. Eles são compostos, aliás, por listas, que por sua vez contêm cartões individuais que trazem as tarefas de cada dia. Essa estrutura ajuda a ver o progresso e distribuir tarefas.

Notion

O Notion permite a criação de páginas compartilhadas, onde os membros da equipe podem colaborar de forma assíncrona na construção de documentos, notas e projetos. A estrutura modular, por outro lado, permite que os usuários insiram:

  • blocos de texto;
  • tabelas;
  • listas de tarefas;
  • arquivos de mídia.

Discord

Além dos servidores de bate-papo em tempo real, o Discord é muito usado para criar fóruns e comunidades. A estrutura desses canais permite que os usuários forneçam respostas com detalhes, ao inserir não só imagens, mas também links e formatação de texto.

Basecamp

O Basecamp conta com um recurso chamado “Campfire”, que suporta as mensagens em formato de chat. Ele é muito útil para interações rápidas e assíncronas, visto que permite que os membros da equipe troquem ideias, atualizações e informações de forma flexível.

Como medir o impacto da comunicação assíncrona na inclusão?

Para medir o impacto da comunicação assíncrona na inclusão, avalie se há a participação equitativa e não deixe de medir a satisfação por meio do feedback dos funcionários.

A coleta contínua de dados e ajustes são cruciais não só para uma avaliação mais ampla, mas também adaptação às demandas únicas de cada empresa.

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SOBRE A IIGUAL

Somos uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Ao longo de 20 anos de atuação já ajudamos a incluir mais de 18.000 pessoas com deficiência em cerca de 1.000 grandes empresas. Nosso propósito é construir um mercado de trabalho inclusivo com oportunidades iguais para todos. Inclusão, Diversidade, Empatia, Respeito, Oportunidade e Igualdade estão no DNA da iigual. Venha mudar o mundo com a gente 🙂

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  • admin em DIVERSIDADE COMO MOTOR DE INOVAÇÃO
  • Jessica M em DIVERSIDADE COMO MOTOR DE INOVAÇÃO

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