Atualmente, o mercado de trabalho vem sofrendo modificações a fim de se tornar cada vez mais um ambiente inclusivo e propício a pessoas com deficiência. A alguns anos atrás profissionais com deficiência não tinham o menor incentivo para ocuparem seu espaço no mercado, mas com a criação da Lei de Cotas algumas portas se abriram.
Muitas empresas, entretanto, mesmo após contratarem PCD’s não sabem como lidar com a participação deles no grupo de colaboradores, então separamos neste artigo alguns conselhos de como uma empresa pode oferecer o suporte adequado para profissionais com deficiência que podem te ajudar a tornar seu ambiente mais agradável e justo para todos.
A expectativa dos funcionários com deficiência com relação à empresa
Funcionários com deficiência, ao serem contratados para prestar serviços à empresa, esperam que elas estejam prontas para recebê-los. Para eles é uma grande conquista estarem sendo aceitos no mercado e terem o voto de confiança em sua capacidade de desempenhar as funções que lhes foram destinadas com maestria.
Funcionários com deficiência esperam encontrar na empresa as mesmas oportunidades e tratamento oferecido a pessoas sem deficiência, sem distinção ou discriminação. A verdade é que nem sempre isto acontece, e as frustrações quanto às expectativas mínimas de condições de trabalho não são atendidas.
De que forma as empresas podem se preparar para receber funcionários com deficiência?
É necessário haver um preparo na estrutura da empresa para que funcionários com deficiência sejam bem recebidos. Esse preparo começa na conscientização da importância da diversidade e do valor que há em oferecer condições e oportunidades para todos, sem acepção.
Repasse a todos da sua equipe informações sobre o quanto a presença de funcionários com deficiência pode ser benéfica a todos, e ajuda a construir valores que são inenarráveis e agregam para toda a vida e todas as relações sociais que podemos ter.
Crie um plano de carreira que valorize as competências de seu funcionário com deficiência
Sabemos que pessoas com deficiência enfrentam alguns percalços em sua formação, e eles começam desde a educação básica, pela falta de escolas inclusivas, e se estende por todo o período estudantil das pessoas com deficiência. Mesmo com a Lei de Cotas nas universidades, o tratamento dedicado à PCD’s ainda possui muitas falhas. Então, em muitos casos essas pessoas chegam ao mercado de trabalho com defasagem de conhecimento e qualificação, pois o preconceito sempre os coloca em situação de desvantagem.
Uma forma valiosa de oferecer suporte adequado para profissionais com deficiência é oferecendo cursos e treinamentos direcionados às funções que precisam ser cumpridas na empresa. Reconheça as habilidades de seus funcionários com deficiência e explore-as. Crie planos de carreira direcionado a eles e envolva-os em todos os assuntos que tratam do crescimento da empresa.
Acredite no potencial de seus funcionários com deficiência e ajude-os a acreditar em si mesmo. Por vezes, devido aos desafios enfrentados ao longo da vida, pessoas com deficiência chegam ao mercado preparados para o que de pior possa acontecer, e sempre esperam inconscientemente por isso, e desconfiam que possam ser capazes de fazer um bom trabalho. Ofereça suporte motivacional aos seus funcionários com deficiência, desafie-os a melhorar e dê a eles oportunidade de crescimento e ascensão de carreira. Isso certamente trará melhores resultados para a empresa e todos os envolvidos no trabalho.
Fale sobre a cultura organizacional de sua empresa
Repassar aos seus colaboradores em geral os valores e forma como a empresa se organiza pode norteá-los quanto a forma de trabalho e como a empresa se comporta. Essa consciência pode motivar seus funcionários em geral a desenvolverem um trabalho mais consciente e responsável, e isso não é diferente com funcionários com deficiência.
É de extrema importância que eles sejam envolvidos e orientados quanto à cultura organizacional da empresa, objetivos e valores da instituição. Essa consciência fará com que se desenvolva um senso de pertencimento em seus funcionários com deficiência, e isso pode torná-los mais motivados e produtivos, pois saberão que seu trabalho e seu comportamento agrega valor ao ambiente e à forma como a empresa se comporta no mercado de trabalho.
Promova envolvimento social com toda a equipe de funcionários, com deficiência ou não
Não podemos negar que o preconceito ainda está entremeado nos ambientes de trabalho e em muitas esferas da sociedade, e a única forma de combatê-lo é indo contra todas as inverdades que ele enraíza em nosso subconsciente e afeta nosso comportamento social. Promover a integração social entre pessoas com e sem deficiência no ambiente de trabalho é uma forma admirável e funcional de oferecer suporte adequado aos funcionários com deficiência.
Esta inclusão na prática é uma grande oportunidade de promover a importância da diversidade e de enxergar valor e potencial em seus funcionários com deficiência, e ter em sua empresa esses funcionários precisam transpor a necessidade apenas do cumprimento de uma lei, mas de entender a seriedade que há no fato de a inclusão transformar nosso ambiente de trabalho e a sociedade em geral.
Promova eventos que incentivem a comunicação saudável e edificadora entre pessoas com e sem deficiência, coloque seus funcionários com deficiência no centro desses debates para que eles transmitam aos demais seus valores, suas experiências, seu potencial e suas expectativas sobre um cenário profissional ideal, livre de capacitismo ou exclusão.
Essa integração social é fundamental para um bom clima organizacional em sua empresa. Com todos trabalhando em sintonia, se sentindo valorizados e motivados, o trabalho certamente renderá muito mais e todos estarão satisfeitos e felizes em pertencer a sua empresa.
Esteja disposto a adequar a estrutura de sua empresa e receber os profissionais com deficiência da maneira correta
Para além de tudo isso, esteja preocupado em oferecer suporte estrutural aos seus profissionais com deficiência. Prepare o ambiente físico para a chegada deles e não faça disso um problema. Enxergue nessas mudanças a oportunidade de poder desenvolver a inclusão e não colocar seus funcionários com deficiência em situação de desvalor e desvantagem de locomoção e de trabalho quanto aos funcionários sem deficiência. Conheça seus funcionários com deficiência e suas necessidades, do que eles precisam para fazer um bom trabalho e ofereçam este suporte.
Instale rampas de acesso em suas dependências, esteja disposto a aprender LIBRAS para se comunicar com seus funcionários com deficiência auditiva, tenha recursos audiovisuais, e tudo o mais que seja necessário para atender seus funcionários com deficiência com igualdade e respeito.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles conheçam as formas de oferecer suporte a funcionários com deficiência e criar um ambiente profissional respeitoso e inclusivo.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber