Desde 1991 existe uma lei que estabelece uma porcentagem de contratação de pessoas com deficiência para empresas com mais de 100 funcionários. De lá pra cá o número de contratação de pessoas com deficiência tem aumentado significativamente.
Embora esse aumento seja um resultado bastante positivo, ainda está muito longe do ideal. Muitas empresas só contratam funcionários com deficiência apenas para preencher cotas e não proporcionam um ambiente inclusivo para os colaboradores com deficiência.
A falta de inclusão muitas vezes acaba afetando a produtividade dos funcionários com deficiência, pois o ambiente profissional que exclui e não inclui, entre outras coisas, impede o funcionário PCD de desempenhar suas tarefas da melhor forma possível.
Empresas que contratam apenas para preencher cotas dificilmente mudam a cultura da empresa para uma cultura inclusiva. Um funcionário com deficiência que é introduzido em um ambiente assim, pode se sentir desmotivado ao perceber que foi contratado apenas para cumprir tabela.
As empresas que fazem isso, por sua vez, acabam tendo uma alta rotatividade de pessoas com deficiência, o que gera gastos com admissão e demissão, gastos esses que poderiam ser investidos para criar uma cultura mais inclusiva na empresa e aumentar a retenção de funcionários com deficiência.
Uma organização que possui a cultura inclusiva pode proporcionar aos funcionários com deficiência um ambiente de trabalho acolhedor. Esse ambiente acolhedor e que promove o respeito pode aumentar a produtividade do funcionário PCD e consequentemente a empresa vai colher os benefícios disso.
Para te ajudar a entender ainda mais como a inclusão afeta os colaboradores PCDs, desenvolvemos esse artigo que vai explanar mais a respeito desse assunto. Além disso, você vai ver como você pode implementar a cultura inclusiva na sua empresa.
Por que escolher uma cultura de trabalho inclusiva
Hoje as empresas se gabam bastante em ter um ambiente diverso. Mas será que ter uma equipe com pessoas de diferentes características é o suficiente? É aí que entra a inclusão!
A diversidade não muda em nada os resultados de uma empresa, se essas pessoas com características diversas não se sentirem bem-vindas e parte do grupo como um todo. Inclusão tem a ver com pertencimento. Cada pessoa da empresa precisa sentir que pertence a equipe e que é respeitada naquele ambiente.
Empresas que contratam pessoas com deficiência podem colher muitos resultados benéficos, incluindo uma ampla gama de perspectivas e experiências. Porém, algumas práticas discriminatórias que podem estar arraigadas na cultura da empresa podem fazer com que os funcionários com deficiência se sintam indesejados no ambiente da organização.
Por isso é importante que a inclusão alcance a cultura da empresa, a fim de exterminar qualquer resquício de discriminação com pessoas com deficiência, ou qualquer outro funcionário que pertença a um grupo de minorias.
Diante disso, veja algumas dicas de como criar uma cultura inclusiva na sua empresa.
Como criar uma cultura inclusiva
Para que sua empresa seja beneficiada pela contratação de pessoas com características diversas, é necessário criar uma cultura inclusiva sólida. Para te ajudar a fazer isso, atente as dicas a seguir.
Treine os líderes
O primeiro passo para criar uma cultura inclusiva na sua empresa é treinar os líderes e gestores. Talvez essa seja uma tarefa difícil, pois pessoas em cargos elevados possuem uma tendência maior de serem arrogantes e preconceituosas. Mas é justamente por isso que você deve começar daqui.
Para ajudar os líderes a verem a importância da inclusão, tente envolvê-los nas contratações de pessoas com deficiência, ao fazer isso eles podem conhecer melhor os funcionários que serão contratados e isso pode ajudá-los a desenvolver um senso de empatia que pode combater o preconceito.
Ouça os funcionários
Se a empresa já possui funcionários com deficiência, eles podem te ajudar a elaborar um plano para transformar a cultura da empresa em inclusiva. Você pode conversar com esses funcionários e permitir que eles falem a respeito das melhorias que a empresa pode fazer para se tornar mais inclusiva.
Conscientize a equipe
Além de conscientizar os líderes, é necessário treinar toda a equipe. Você pode promover eventos e palestras que proporcionem informações que eduquem a equipe a respeito da inclusão.
Além disso, deixe claro para os funcionários sem deficiência recém contratados a posição da empresa em relação à inclusão e em relação às atitudes discriminatórias. Isso pode evitar problemas futuros de demonstração de preconceitos.
Estabeleça metas e avalie o progresso
Para que a implementação de uma cultura inclusiva seja efetiva, é muito importante estabelecer metas relacionadas a isso. Estabeleça um prazo para que as mudanças necessárias sejam feitas na empresa e monitore isso de perto.
Além disso, planeje mensurar a inclusão de tempo em tempos para avaliar como anda o progresso da inclusão. Se você fizer isso, poderá da melhor forma e de forma rápida, qualquer problema que esteja afetando o ambiente inclusivo da sua empresa.
Contrate uma consultoria especializada
Talvez você ache difícil implementar uma cultura inclusiva, mas para te ajudar a fazer isso, você pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada em PCDs.
Esse tipo de consultoria pode proporcionar a experiência e conhecimento que a sua empresa precisa para se tornar mais inclusiva.
Como a inclusão afeta os resultados de funcionários PCDs
Para as pessoas que trabalham em um ambiente inclusivo, isso pode ser muito gratificante e pode gerar resultados benéficos para a empresa com a cultura inclusiva.
Pesquisas apontam que empresas inclusivas podem colher os seguintes resultados:
- Funcionários mais engajados.
- Maior bem-estar na vida pessoal dos funcionários, o que gera maior satisfação no trabalho.
- Funcionários mais comprometidos com a empresa.
- Os colaboradores produzem mais, pois se sentem motivados pelo ambiente inclusivo.
- A retenção de colaboradores aumenta.
Diante de tantos resultados benéficos que a sua empresa pode colher, comece agora mesmo a transformação para uma cultura inclusiva!
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com outras pessoas para que elas também possam entender a importância de proporcionar a inclusão na empresa. Ao fazer isso, você estará fazendo parte de uma grande mudança que está apenas começando!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber