Se você possui uma empresa ou é responsável pelo setor de recursos humanos de uma empresa com mais de 100 funcionários, sabe que precisa obrigatoriamente por lei, contratar pessoas com deficiência para preencher uma cota específica de acordo com a quantidade de funcionários.
Talvez você não saiba nem por onde começar para realizar um processo seletivo inclusivo, bem como uma contratação adequada de pessoas com deficiência. Talvez também surjam dúvidas de como tornar as instalações da empresa acessível para receber os funcionários contratados.
Além disso, pode ser um desafio conscientizar a equipe a fim de proporcionar um ambiente inclusivo dentro da empresa, para que todos se sintam respeitados e bem quistos.
Diante dessas dúvidas e desafios talvez você pesquise na internet a melhor forma de fazer isso. Pode ser que você estivesse pesquisando exatamente sobre isso ao encontrar esse artigo e precisa de ajuda para realizar a contratação e as adequações necessárias para PCDs.
Você pode encontrar muitas informações úteis sobre isso na internet. Inclusive, no nosso blog você pode encontrar muitas dicas que podem te ajudar. Mas provavelmente isso não vai ser o suficiente para você realizar um processo com alta qualidade e eficaz.
Diante disso, talvez seja necessário pedir ajuda de uma consultoria especializada em PCDs como a Iigual.
A consultoria da Iigual existe há mais de 20 anos e nesse período tem ajudado muitas empresas a se tornarem inclusivas. Além disso, a Iigual também tem ajudado pessoas com deficiência a encontrarem oportunidades de emprego para assim colocarem os seus talentos em prática.
Continue lendo esse artigo para saber mais como Iigual funciona e como essa empresa de consultoria especializada pode te ajudar! Mas antes, vamos ver o conceito de uma consultoria especializada, para entender melhor o papel da Igual.
O que é uma consultoria especializada?
Uma consultoria especializada é uma empresa que fornece aconselhamento profissional em um determinado campo da ciência ou negócios para uma organização ou indivíduo.
Uma consultoria especializada possui três características principais que a distingue de outros ramos profissionais.
Em primeiro lugar, uma consultoria fornece experiência que falta a um cliente ou suporte que um cliente não é capaz de atender. Em troca de seus serviços profissionais, a empresa que fornece consultoria cobra uma taxa.
Outra coisa que a consultoria especializada faz é trabalhar de forma independente do cliente, o que resulta em uma prestação de serviço livre de conflitos de interesses entre os serviços prestados e o cliente que o contratou.
Por último, uma consultoria especializada fornece um serviço totalmente profissional. Isso significa que ela possui as qualificações necessárias para garantir que o serviço seja prestado com a mais alta qualidade possível.
O que faz uma consultoria especializada em PCD?
Agora que já sabemos o conceito de uma consultoria especializada, vamos entender como uma consultoria especializada em PCD atua, que é o caso da Iigual.
Como vimos no início deste artigo, muitas empresas encontram dificuldades na hora de realizar um processo seletivo de pessoas com deficiência. Isso acontece muitas vezes pela falta de experiência que as empresas possuem nesse tipo de contratação.
Vimos também que uma das características de uma consultoria especializada é fornecer a experiência que uma organização ou indivíduo não possui em determinado assunto.
Sendo assim, uma empresa de consultoria especializada em PCD fornece a experiência e o conhecimento que possui para as empresas que não possuem conhecimento e nem experiência para contratação e outras coisas relacionadas a pessoas com deficiência.
Qual o objetivo da Iigual?
O objetivo principal da Iigual é causar impacto social, por ajudar outras pessoas a entenderem a importância de criar um ambiente inclusivo, para que todas as pessoas se sintam iguais e respeitadas.
É com esse objetivo que a Iigual tenta influenciar principalmente o mercado de trabalho, para que pessoas com deficiência possam ter oportunidades de emprego. Mas não só isso, a Iigual se esforça para influenciar diretamente a cultura das empresas, para que essas empresas não só contratem PCDs, mas também promovam um ambiente inclusivo e acessível para todos.
Nesses 20 anos de experiência, a Iigual já ajudou muitas empresas e muitas pessoas com deficiência. A Iigual já ajudou mais de 18.000 pessoas com deficiência a conseguir uma oportunidade de trabalho e mais de 1000 empresas contam com a consultoria da Iigual.
O que a Iigual pode fazer por você?
A Iigual pode ajudar a sua empresa em todas as etapas do processo seletivo, bem como na contratação e na retenção de funcionários com deficiência.
Mas além disso, a Iigual pode ajudar a sua empresa a ter uma cultura inclusiva, onde todos os funcionários se respeitem e se enxerguem como iguais.
A Iigual faz isso até mesmo do processo seletivo, para que a empresa possa receber os funcionários com deficiência sem nenhuma discriminação. Para que isso aconteça é necessário promover a conscientização dentro da equipe, para que as pessoas sem deficiência possam desenvolver empatia e respeito para com os seus colegas com deficiência.
Além disso, a Iigual te ajuda a implantar acessibilidade estrutural e acessibilidade digital, para que tanto os funcionários PCDs, como também o público externo possua livre acesso nas instalações da empresa e também no site e nas mídias sociais que a empresa possui.
Porque você deve procurar ajuda de uma consultoria especializada?
Se você quer que a sua empresa seja reconhecida como inclusiva, não basta contratar PCDs para cumprir o requisito de cotas. Você precisa mudar a cultura da sua empresa para que todos os funcionários se sintam e se tratem como iguais.
A Iigual pode fazer isso por você, pois possui uma ampla experiência em intermediar as relações entre uma empresa e pessoas com deficiência.
Se você quer ajudar outras pessoas a entenderem a importância de procurar a ajuda de uma consultoria especializada em PCDs, como a Iigual, compartilhe esse artigo! Ao fazer isso, você estará propagando uma informação de extrema importância.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber