A maioria das empresas consideram os profissionais de RH como sendo os principais responsáveis pela inclusão, visto que esses profissionais têm a responsabilidade de intermediar os processos entre líderes e funcionários.
Mas muito se engana quem pensa dessa forma, pois a inclusão é responsabilidade de todos dentro de uma empresa, afinal, toda a equipe precisa estar envolvida para que as estratégias de inclusão deem certo.
Quando se trata dos funcionários em geral, é necessário conscientizá-los a respeito da importância da inclusão e, ajudá-los a colocar a inclusão em prática no dia a dia, visto que a relação entre funcionários sem deficiência e funcionários com deficiência pode ser um desafio se os funcionários sem deficiência não forem convencidos da importância da inclusão.
Mas e os líderes? Os líderes devem ser os principais envolvidos no processo de inclusão, pois eles precisam estar à frente desses processos, para dar o exemplo para toda a equipe. Na verdade, esse é o objetivo do líder: estar à frente como uma ponta de lança, para guiar seus subordinados.
Sendo assim, quando os líderes não reconhecem a necessidade da inclusão e muito menos se envolvem nos processos inclusivos, dificilmente o RH vai conseguir implantar políticas efetivas de inclusão.
É com esse desafio em mente que hoje vamos apresentar algumas estratégias para te ajudar a convencer e envolver a liderança nos processos de inclusão. Fique com a gente e aprenda como você pode colocar em prática essas dicas na sua empresa!
Tente persuadir a liderança compartilhando histórias de sucesso
A boa notícia é que você não precisa começar do zero! Existem muitas empresas que obtiveram sucesso por envolver a liderança na inclusão e colheram benefícios claros que foram até mesmo reconhecidos e divulgados.
Portanto, você pode apresentar essas empresas e mostrar os resultados tangíveis das políticas de inclusão que essas empresas criaram. Mostre como ter uma cultura inclusiva ajudou outras empresas a alcançarem o sucesso.
Se possível, tente encontrar a história de uma empresa do mesmo seguimento que a sua, pois o impacto dos líderes pode ser ainda maior quando observarem os resultados.
Saliente que a inclusão vai beneficiar todos os funcionários da empresa
Quando falamos de inclusão geralmente nos referimos a pessoas de grupos minoritários que precisam se sentir acolhidas em ambientes que geralmente as excluem. Mas quem nunca se sentiu excluído em uma empresa, ou em algum outro lugar mesmo que não faça parte de um grupo de minorias?
Todo mundo já deve ter se sentido assim alguma vez, em algum ambiente. Portanto, a inclusão proporciona acolhimento e pertencimento não só a pessoas com deficiência, mas proporciona isso a qualquer outra pessoa que se sinta excluída nas instalações de uma empresa.
Use isso, para mostrar que a inclusão vai beneficiar a todos os funcionários e consequentemente a própria empresa, pois se toda a equipe se sentir acolhida é mais provável que até os seus resultados de desempenho melhorem, proporcionando uma produtividade maior para a empresa.
Mostre a liderança como a inclusão de pessoas com deficiência pode fortalecer todas as partes do seu negócio
Essa estratégia pode ser considerada uma continuação da estratégia anterior. Pesquisas apontam que em um ambiente de trabalho onde a inclusão é promovida, os funcionários com deficiência e sem deficiência se sentem mais engajados e motivados.
Além disso, quando uma equipe percebe o empenho dos líderes de promover a inclusão, a confiança e o respeito destinados aos líderes aumentam de forma considerável.
Nesse ponto você pode trazer à tona para os líderes da sua empresa, os princípios do design universal que mostra que quando um sistema funciona bem para um funcionário com deficiência, ele vai funcionar bem para todas as outras pessoas.
Lute contra o estigma e crenças erradas
Pessoas em cargos de autoridade, tendem a ter muitos estigmas e preconceitos em relação a profissionais com deficiência. Pode ser que os líderes da sua empresa pensem que os funcionários com deficiência não serão tão eficazes quanto os funcionários sem deficiência.
Mas um bom líder sabe que os funcionários com deficiência são tão capazes como qualquer outro funcionário de uma empresa e tem qualidades que os capacitam a prosperar no trabalho.
Sendo assim, ajude os líderes a derrubar essas barreiras preconceituosas que os impedem de se tornarem líderes melhores.
Crie um programa de mentoria
Geralmente, quando alguém se aproxima mais de outra pessoa, a probabilidade de lutarem pela mesma causa aumenta consideravelmente. Então, o que pode ajudar os líderes a se envolverem mais com a inclusão, é estarem mais próximos das pessoas com deficiência.
O que pode ajudar nessa aproximação é a criação de um programa de mentoria, onde cada líder pode ser o mentor de um funcionário com deficiência.
Dê à sua equipe de liderança as ferramentas de que precisam
Alguns líderes podem se sentir despreparados para se envolverem em questões de inclusão e isso os impede de criar políticas inclusivas. Talvez eles se preocupem em errar em algo e enfrentar responsabilidades.
Sendo assim, treine os líderes da sua empresa, e os ajude a entender mais a respeito da inclusão. Além disso, mostre que por mais que eles saibam, sempre tem espaço para melhora quando se trata de inclusão.
O tempo é a chave para um processo de inclusão bem sucedido
Quanto mais recente essas informações estiverem na mente e no coração dos líderes, a probabilidade de eles reconhecerem e apoiarem a inclusão será maior.
Depois de colocar em prática uma ou duas estratégias apresentadas acima, tenha em mãos um projeto concreto de inclusão para que os líderes se sintam motivados a apoiar.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe essas informações com outras pessoas, para que elas também possam conhecer essas estratégias para persuadir a liderança, sobre a necessidade de inclusão.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber