Fazer uma avaliação do clima organizacional é essencial para saber exatamente quais são os pontos que podem estar causando impactos negativos. Isto, tanto no que diz respeito a diversidade e inclusão, quanto a qualidade das relações de modo geral.
O que é uma avaliação de clima organizacional?
A avaliação de clima organizacional é uma pesquisa feita com os colaboradores para entender, entre outras coisas, o grau de satisfação no trabalho. Dessa forma, ela serve para saber como vai o desempenho das equipes e para elaborar planos de ação.
Esta é uma ferramenta crucial para que o setor de RH, consiga fazer uma melhor retenção dos talentos. Bem como, para perceber quais os pontos específicos que podem estar causando impacto nas relações entre os colegas de trabalho. Assim, o objetivo é:
- medir a satisfação dos funcionários e outras variáveis;
- entender como as pessoas se relacionam entre elas e com a cultura da empresa;
- agir de forma estratégica com base na coleta de dados.
Ou seja, ao avaliar a empresa tem mais dados sobre o quadro geral da rotina no ambiente de trabalho. Com isso, pode tomar decisões mais assertivas e até mesmo fazer os ajustes necessários em políticas e práticas que já não fazem mais sentido.
Quais são os tipos de avaliações sobre o clima organizacional?
Há vários tipos de avaliação de clima organizacional, sendo um dos mais comuns, a avaliação presencial. Embora, atualmente, a avaliação online também seja bastante comum, por ser mais ágil para coleta e análise de dados. Outros tipos são:
- avaliações por grupos focais;
- pesquisas de clima contínuas;
- avaliações 360º.
Cada um dos tipos tem as suas particularidades e seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, a empresa deve avaliar qual será mais útil para as suas necessidades e realidade atual.
Vale destacar ainda que algumas pesquisas podem ser anônimas, o que garante uma base de respostas ainda mais fiel à realidade, pois o colaborador não teme possíveis represálias.
As diferenças entre as avaliações presenciais, online e continua
De modo geral, as avaliações presenciais são feitas em papel. Ou seja, cria-se um questionário com perguntas, imprime e entrega. Embora este seja um método mais familiar para alguns grupos, leva mais tempo para coletar e analisar os dados.
Na avaliação online, as pessoas têm que responder às perguntas em um ambiente virtual, o que, por sua vez, otimiza muito o tempo. Em relação à avaliação contínua, seu diferencial é que ela é uma pesquisa constante e que se torna parte da cultura da empresa.
Os grupos focais e as avaliações 360º
Em grupos focais, não há um questionário para que eles respondam, mas há entrevistas que podem ajudar a ver nuances que sem a troca verbal olho no olho poderiam não ser percebidas, sendo assim uma pesquisa mais qualitativa que quantitativa.
A condução dos grupos focais podem ser feitas pela equipe interna da empresa, mas também por consultorias externas. O objetivo das avaliações 360º é avaliar de forma mais ampla, incluindo, como os subordinados veem os líderes e gestores.
Como fazer a avaliação de clima organizacional?
O primeiro passo para fazer a avaliação do clima organizacional é decidir quais pontos serão avaliados. Você pode avaliar, por exemplo, a satisfação com a cultura, com o ambiente, com as relações, com a comunicação, entre outros. Em seguida:
- escale a equipe que vai trabalhar na pesquisa;
- decida se ela vai ser presencial, online ou outro;
- crie as perguntas.
Após criar a avaliação, aplique com os funcionários, de preferência, de forma anônima para obter respostas mais sinceras. O passo seguinte a coleta de dados é a criação de um relatório com os resultados e depois disso, é hora de fazer um plano de ação.
Quais perguntas fazer em uma avaliação de clima organizacional?
As perguntas de uma avaliação de clima organizacional devem ser relevantes e diretas e do mesmo modo, ter relação com os pontos que você deseja avaliar. Exceto quando se trata de grupos focais, é bom ter perguntas com escalas de 1 a 5.
Por exemplo, em uma escala de 1 a 5, quanto você gosta do seu trabalho atual. Para perguntas de sim ou não, busque usar, o você sente que, ou, você acredita que é em questões mais abertas, use o como você avaliaria ou o como você descreveria.
iigual
A iigual é uma empresa de consultoria de inclusão e diversidade que atua há mais de vinte anos no mercado e têm um amplo leque de serviços para tornar a sua marca mais diversa e inclusiva. Entre no site, conheça a história, o porquê diferente e conecte-se.