Há benefícios da acessibilidade digital não apenas para os que precisam dela, mas também para a empresa que valoriza isso. Afinal, é algo definido pela Lei Brasileira de Inclusão, mas ainda não é a regra para a maioria dos sites do país.
O que é acessibilidade digital?
É o que ocorre quando pessoas com deficiência conseguem acessar sites de forma simples, prática e rápida. Ou seja, não encontram barreiras para fazer o que os que não têm essa condição fazem online, por exemplo:
- Comprar;
- Trabalhar;
- Estudar;
- Socializar;
- Pagar contas.
A Lei Brasileira de Inclusão define que os sítios de uso comercial devem garantir a acessibilidade digital. Então, isso inclui os sites e aplicativos de todas as empresas que usam esse meio.
É preciso entender que há um grande público que deve fazer isso sem problemas e para garantir a sua autonomia. Dessa forma, a empresa se mantém segundo as normas legais, além de ter outras vantagens.
Benefícios
Quando um gestor investe na inclusão digital em seus sites e apps, também se torna bem-visto por seus clientes e as suas equipes. Além disso, para o mercado, ele ganha mais valor por defender uma pauta essencial. Então, conheça cinco desses benefícios a seguir.
1- Evita problemas legais
Em primeiro lugar, um dos benefícios da acessibilidade digital é que a empresa evita problemas legais. Aliás, a LBI é uma das mais completas sobre o tema e ela aborda todas as questões em que é preciso mudar ou adaptar a fim de ter mais equidade.
Fora isso, ter apps e sites acessíveis contribui para que se evite casos de preconceito, por exemplo. Então, é essencial que o seu negócio invista em tornar tudo que oferece online mais fácil e de alta qualidade.
2- Mais visitas no site é um dos benefícios da acessibilidade digital
Mesmo que a LBI defina tudo sobre o tema, ainda são poucos os que a seguem de fato. De acordo com o Web Para Todos, em parceria com a BigDataCorp, menos de 1% dos sites do país são acessíveis.
Existem cerca de 16 milhões de sites no Brasil e a maioria deles não foi aprovado em todos os testes para a inclusão digital. Então, pode-se dizer que as empresas ainda vivem um período de transição para agir entre o que era essencial antes e as demandas atuais.
Expandir seu público
Segundo dados do IBGE de 2017, há cerca de 15 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Ainda que não saiba qual é o tipo que aparece mais nesse número, um site ou app acessível pode trazer mais clientes para o negócio.
Não apenas isso, afinal, as suas equipes poderão confirmar para outros os valores da sua empresa. Em resumo, isso é bom tanto para os que já trabalham, quanto para os que ainda vão começar e para atrair mais talentos e clientes.
3- Melhora no SEO
Um dos benefícios da acessibilidade digital é que o seu site vai aparecer para mais pessoas. Afinal, os mecanismos de busca também avaliam isso para mostrar o seu domínio como um bom resultado porque tem:
- Vídeos com legenda e/ou tradução;
- Áudios;
- Descrição de imagens.
Fora isso, é crucial que os criadores de conteúdo produzam textos fáceis de ler para todos. Assim, há mais chances de que qualquer pessoa continue no site e visite outros posts, por exemplo.
Práticas que ajudam no acesso
Há um conjunto de ações que podem ajudar gestores a manter seus conteúdos online acessíveis. Então, pode-se oferecer um curso, palestra ou treino para ensinar a como fazer:
- Evitar o uso de cores para destaque;
- Inserir hiperlink na frase completa, não apenas no clique aqui;
- Deixar um dado importante claro para o leitor por escrito;
- Parágrafos curtos e objetivos;
- Linguagem fácil e dinâmica.
Tudo isso contribui para a equidade de oportunidades de acesso aos mais diversos textos, vídeos ou áudios. Assim, pessoas com qualquer tipo de deficiência vão conseguir estudar, trabalhar ou comprar de forma muito mais fácil.
4- Um dos benefícios da acessibilidade digital é a imagem positiva
Ao colocar essas ações em prática, a empresa consegue não apenas atrair talentos para o seu time e clientes. Na verdade, muito além disso, ela mostra valores essenciais que contribuem para a criação de uma boa imagem, por exemplo:
- Empatia;
- Respeito;
- Inclusão digital e inclusão social.
Ter uma boa imagem também é importante para que o negócio se torne mais forte e, com isso, conecte pessoas à sua marca. Em resumo, sem dúvida, isso vai ter bons efeitos também para atrair mais clientes fiéis, isto é, que vão buscá-lo mais vezes.
Como menos de 1% dos sites do país são acessíveis de fato, isso também será um destaque para a sua marca. Então, vale a pena buscar empresas e profissionais que possam fazer isso acontecer.
5- Sites mais acessíveis a todos
A proposta de ter um sítio que todos possam usar vai além do conteúdo, sem dúvida. Na verdade,ele é apenas o básico para que isso ocorra. Afinal, há outros problemas que podem afetar o uso, por exemplo:
- Bugs;
- Interface ruim;
- Baixo contraste;
- Excesso de propagandas;
- O site demora a carregar.
Para evitar isso, a equipe que vai criar o site precisa planejar uma navegação intuitiva e um design que mostre a marca sem excessos. Além disso, permitir que ele seja acessível com o teclado é um bom diferencial.
Com isso em mente, há mais visitas, melhora no SEO e as pessoas vão conseguir ficar no seu site por mais tempo. Então, pensar nisso é o primeiro passo para oferecer conteúdos, produtos e serviços acessíveis a todos.
Tenha os benefícios da acessibilidade digital no site da sua empresa
Por fim, o seu negócio pode fazer parte dos que valorizam a inclusão, empatia e respeito por diversos grupos sociais. Assim, caso já tenha um sítio na internet, comece a colocar em prática as ações básicas como:
- Descrição de imagens;
- Parágrafos curtos;
- Linguagem simples e dinâmica.
Caso já faça isso ou ainda não tenha um site, uma opção é contratar uma empresa que trabalhe na área para fazer isso. Desse modo, o seu sítio já começa de acordo com as normas legais e tem mais chances de ter os benefícios da acessibilidade digital.
A EqualWeb conta com uma equipe de TI especializada em garantir que seu site seja acessível. Além disso, a empresa conta com anos de experiência no mercado, logo, busque a ajuda de quem de fato entende do assunto.