Fazer as atividades para inclusão nas empresas pode ser uma ótima forma de ter equipes fortes e impulsionar a inovação. Isso porque, incluir é mais que uma palavra, é também uma prática que leva a criação de ambientes muito mais produtivos e vibrantes.
O que são as atividades para inclusão?
As atividades para inclusão são as práticas, as iniciativas e os programas que visam o entendimento mútuo entre as pessoas de diferentes origens. Desse modo elas podem variar para atender as necessidades de vários grupos, tais como:
- pessoas com deficiência;
- minorias étnicas;
- LGBTQIAP+;
Os cursos, treinos, as ações e as campanhas para sensibilizar sobre diversidade podem ser tidas como atividades que ajudam no processo de inclusão. Mas há ainda muitos outros métodos que você pode usar para este fim.
Além disso, é preciso lembrar ainda que para incluir, não basta apenas ter a presença de pessoas diversas na equipe. É preciso que elas se sintam parte do time.
Para que servem as atividades para inclusão?
As atividades para inclusão servem para que as pessoas possam ver o ponto de vista uma das outras e a partir disso, passe a ter um melhor relacionamento entre elas. Isto é, ao participar destas ações elas se fortalecem, se unem e passam a ter:
- mais empatia;
- mais respeito;
- mais união.
Estes três pontos melhoram a relação entre elas, pois todos no time se sentem valorizados e pertencentes. O que, por sua vez, ajuda a melhorar o clima organizacional. E também traz outros resultados como a criatividade e solução de conflitos.
Quais são as atividades para inclusão?
Algumas das atividades para inclusão comuns incluem as sessões sobre as questões que tem relação com a diversidade e inclusão, como, por exemplo: os estereótipos, o preconceito e a discriminação. Além disso, também ser entre outras coisas:
- programas de mentoria cruzada;
- eventos culturais;
- adaptações no local de trabalho;
- grupos de afinidades.
Na mentoria cruzada, pessoas de diferentes origens e níveis hierárquicos. Bem como, com tempos diferentes na empresa, ou seja, novatos e veteranos, podem trocar experiências de vida, e oferecer orientação e apoio.
Os eventos culturais, tem por objetivo celebrar feriados, festivais ou tradições de grupos étnicos, religiosos ou regionais. Assim, eles são eventos que ajudam na compreensão mútua e no respeito a diversidade cultural.
As adaptações no local de trabalho e os grupos de afinidade
As adaptações no local, também são uma ótima forma para promover a inclusão. Pois, embora elas envolvam, muitas vezes, ações mais sólidas para ter acesso físico e digital, às vezes, podem ser apenas reorganização dos móveis no espaço e um clique.
Nisso reside o valor de criar os grupos de afinidades, o qual são os grupos que reúnem pessoas que compartilham identidades ou vivências em comum, como, por exemplo, os LGBTQIAP+ e as pessoas com deficiência.
Em grupos como estes, eles podem encontrar apoio mútuo, advogar em prol de mudanças e do mesmo modo, podem ainda ter soluções simples e acessíveis que atendam suas necessidades.
Gamificação, diálogo, políticas e promoções
Fazer a gamificação das atividades para a diversidade e inclusão pode ser uma ótima estratégia, sobretudo, se suas ações forem em ambiente digital e com vagas em home office. O diálogo aberto deve ser incentivado, e com meios para garantir o respeito.
É preciso ainda que haja atividades no sentido de fazer com que as políticas e as práticas de recruta e seleção aconteçam de um modo que forneça chances equitativas. E o mesmo vale para as promoções.
As simulações de deficiência são atividades para inclusão?
Sim, as simulações de deficiência e cenário são atividades para inclusão. No entanto, neste caso é preciso haver cautela na adoção deste tipo de prática. Isso porque, este tipo de simulação é controverso em meio a comunidade das pessoas com deficiência.
Ou seja, há quem defenda que ela, sim, favorece a empatia e ajuda as pessoas a entender melhor os desafios que eles enfrentam. Contudo, há quem diga ainda que ela simplifica muito algo que é bem mais complexo.
Então, se você quer usar este tipo de recurso, é crucial conversar com os grupos de afinidade para saber a opinião deles sobre o assunto e conduzir o modelo da melhor forma possível.
Sempre que tiver dúvidas sobre como realizar as ações de inclusão ou D&I, conte com parcerias externas que sejam especialistas no assunto e tenham experiência com a promoção de uma cultura diversa e inclusiva.
Promova a inclusão
Essas são apenas algumas das muitas ações que podem promover a inclusão em diversos contextos. O objetivo principal delas é criar ambientes onde todos sintam que:
- tem valor;
- tem respeito;
- são capazes.
Isso é vital para que todos possam contribuir de modo pleno para o sucesso da sua marca. E se precisar, conte com a consultoria de inclusão da iigual.