O ambiente de trabalho diverso é aquele que inclui pessoas de diferentes grupos sociais, seja por cor de pele, religião ou classe social. Por isso, a convivência com as diferentes experiências podem fazer com que a empresa seja mais criativa e saiba inovar sempre.
O que é um ambiente de trabalho diverso?
Um ambiente de trabalho diverso é aquele que inclui pessoas de diferentes cores, origens ou nível social. Portanto, a mistura de muitas experiências aumenta a interação de cada um e faz com que compartilhem várias ideias novas.
Vantagens de ter um ambiente diverso
Um ambiente diverso incentiva a criar e inovar, atrai novos clientes que se parecem com a marca e a empresa tem mais resultados positivos. Com efeito, quanto mais pessoas diferentes um negócio possui, mais chances de ter um alcance maior de público.
Como a inclusão pode aumentar o rendimento de uma marca?
A empresa que inclui diferenças ganha, em especial, pessoas mais criativas, com isso ela se torna mais atrativa, o que torna a marca mais conhecida. Além de aumentar o rendimento, o negócio também pode:
- ter menos brigas;
- equipes mais capazes;
- ter uma imagem melhor.
As empresas, além disso, podem fazer projetos que tenham como objetivo atrair pessoas com diferentes perfis profissionais e convidá-las para conhecer a marca. Esta, por sua vez, pode ainda promover palestras de apoio aos mais distintos grupos sociais.
Como ter um ambiente de trabalho diverso?
Para que sua empresa tenha um ambiente de trabalho diverso, ouça as necessidades de cada funcionário, escute o que ele precisa e veja se ele está confortável ali. Assim, eles vão se sentir seguros em suas funções. Além do mais se importe em:
- investir em políticas internas;
- oferece equidade de oportunidades;
- variar os grupos;
- investir em estrutura.
Tenha como foco, em especial, as pessoas com deficiência, pois elas fazem parte de um grupo com muitas limitações. Por esse motivo, crie um ambiente adequado e faça uma avaliação da estrutura do local de trabalho.
Como melhorar o diálogo entre os funcionários?
Para ter mais inclusão e um ambiente de trabalho diverso, converse com as pessoas que atuam ali e entenda as suas dificuldades. Aliás, faça com que eles entendam que cada um cresce com a diferença do outro e desse modo, aprendem em conjunto.
A empresa pode fazer campanhas sobre diversidade, como ela deve ser aplicada e a sua importância. Isso faz com que o preconceito seja combatido e as pessoas se tornem mais conscientes e com isso, façam uso da empatia.
Como educar os funcionários sobre diversidade?
Para ensinar sobre diversidade, a conversa é a base, de maneira que todos entendam o lado de cada um, o que é ruim e o que não é. Dessa forma, a partir da visão do outro, as pessoas se tornam mais sensíveis e criam um sentimento de empatia.
Dicas práticas de como ter uma empresa inclusiva
A empresa deve avaliar o sistema de contratos e fazer mudanças, caso exista alguma exigência que esteja excluindo pessoas com deficiência. Além do mais, é importante que a empresa crie cotas nesse caso, como está escrito na Constituição.
Também é vital, aliás, que a empresa torne o espaço físico acessível em caso de pessoas com deficiência física. Para isso, procure uma equipe especialista em estrutura e faça as modificações de acordo com o que cada um precisa no ambiente de trabalho diverso.
Como investir em eventos inclusivos?
Os eventos diversos e inclusivos devem garantir um ambiente acessível, com rampas, intérprete de libras e outras formas de atender pessoas com deficiência. Assim, qualquer ação promovida pela empresa será visível e mais fácil de aplicar na prática.
Qual é a importância de ter um ambiente de trabalho diverso?
Um ambiente de trabalho diverso, além de ensinar a conviver com as diferenças, colabora para que o preconceito seja extinto. Portanto, seja pela cor de pele ou por motivos econômicos, é vital investir na representatividade.
No Brasil, apenas 2% das pessoas com deficiência estão empregadas em uma realidade de 24%. Isso demonstra que, mesmo que o mercado tenha crescido e a demanda por mão de obra também, não há espaço para esse grupo de minorias.
O que diz a legislação sobre acessibilidade?
O artigo 277 da Constituição garante igualdade a qualquer tipo de pessoa, na educação, no trabalho e em qualquer área da sua vida. Além disso, a lei de 24 de julho de 1991, oferece segurança financeira e cotas dentro das empresas para pessoas com deficiência.
Para aqueles que não podem trabalhar por causa das suas limitações físicas, o governo garante, ainda assim, benefícios financeiros. Portanto, quem possui alguma deficiência e não pode trabalhar, têm direito a auxílios.
Como tornar o ambiente de trabalho mais acessível?
A empresa deve aumentar os espaços de comunicação para que as pessoas com deficiência possam falar o que precisam dentro do ambiente de trabalho diverso.
Com isso, a empresa pode fazer as modificações, a fim de oferecer o máximo de liberdade a esse grupo. Além disso, faça treinamentos com todos os empregados.
Exemplos práticos de acessibilidade
Rampas, banheiros adaptados, elevadores, piso, material especial surdos e cegos são exemplos de como uma empresa pode adaptar um ambiente acessível. Por isso, procure bons profissionais para colocar isso em ação.
Como deve ser a entrevista com pessoas com deficiência?
Para fazer uma entrevista de emprego com pessoas com deficiência, explique sobre os detalhes da vaga. Faça perguntas sobre a área de formação e se ela tem algum diferencial ou soft skill, para que fique claro que o importante, de fato, é a competência.
Procure uma empresa de consultoria
No recrutamento de pessoas com deficiência, o entrevistador segue uma lista em que ele avalia se o indivíduo preenche todos os requisitos para a vaga em questão. Acima de tudo, deve-se focar no que o profissional tem a oferecer em habilidades.
Procure uma equipe de consultoria especialista no assunto, como a IIGUAL, porque isso vai te ajudar a resolver questões de como fazer a entrevista. Afinal, a empresa tem muita experiência quando o assunto é diversidade e inclusão.