Você com certeza já ouviu falar sobre o que é acessibilidade para pessoas com deficiência, mas você sabe como e quando surgiu essa preocupação?
As pessoas com deficiência sofrem com preconceito e discriminação desde o surgimento da sociedade, e é somente através da acessibilidade que somos capazes de incluir as pessoas com deficiência na participação da vida em conjunto.
O conceito de acessibilidade é simples de ser compreendido. Basicamente, podemos entender por acessibilidade tudo aquilo que é atingível, ou seja, eu somente posso dizer que uma coisa é acessível quando eu consigo atingi-la. Ela é uma condição de alcance com segurança e autonomia.
Os direitos sociais compreendem o direito ao lazer, ao esporte, ao trabalho, à educação, alimentação, segurança, previdência social, saúde. E deveriam ser destinados a todos indistintamente, mas a realidade é que, na maioria das vezes, esses direitos são limitados para as pessoas com deficiência. Basicamente o que é acessibilidade para pessoas com deficiência se limita a esse viés.
Onde está prevista a acessibilidade
A acessibilidade é prevista na legislação brasileira, através do decreto n° 5.296/2004, que a conceituou como uma condição para utilização segura de espaços mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte, comunicação e informação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Quais são os tipos de acessibilidade previstos?
- Acessibilidade Atitudinal: refere-se à eliminação de barreiras, através de atitudes de percepção do outro sem preconceitos ou discriminações. É demonstrada quando existe por parte do Estado interesse na promoção da redução das desigualdades sociais, podendo ser feito através da criação de projetos, ou da priorização de recursos destinados à acessibilidade
- Acessibilidade Arquitetônica: como o próprio nome já diz, essa acessibilidade diz respeito à eliminação de barreiras seletivas no ingresso a locais públicos ou particulares. É a priorização de acesso para todos sem distinção. Pode ser feita através da implementação de rampas de acesso, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, acesso à informações em braile e libras.
- Acessibilidade Metodológica: uma das mais conhecidas e abordadas atualmente. Diz respeito à acessibilidade pedagógica. Busca eliminar barreiras no ensino, para que todos tenham acesso ao ensino de qualidade sem discriminação. Está relacionado à forma com que o professor conduzirá sua disciplina, possibilitando meios de aprendizagem, avaliação e inclusão. São alguns exemplos de práticas adotadas pelos professores a promoção de cartazes ampliados, a utilização da linguagem de sinais, leitores de texto em forma de áudio para alunos que apresentem algum problema na visão, dentre outras técnicas que devem ser avaliadas de acordo com o caso concreto.
- Acessibilidade nos transportes: a prestação estatal de serviços públicos sempre deve ser direcionada a todos, sem discriminação. A importância de ter acessibilidade dentro dos transportes é extremamente relevante, uma vez que as pessoas com deficiência precisam se locomover como todas as outras. Cabe ao Estado sempre promover esse acesso, e não somente dentro dos transportes, mas também fora, como rampas de acesso, vagas para PCDs, dentre outros.
- Acessibilidade nas comunicações: é a necessidade de eliminação de barreiras na comunicação interpessoal, principalmente nas situações em que as pessoas precisam se manifestar para pedirem ajuda, solicitar informações, ou explicar alguma coisa que está sendo solicitada. Um grande exemplo que se enquadra aqui é o excesso policial quando se trata de uma pessoa com dificuldade de fala. Geralmente a pessoa não consegue se expressar, e acaba sendo levada à força para a delegacia, pelo simples fato de não conseguir se comunicar. Dentro da acessibilidade nas comunicações é que se encontra a necessidade da acessibilidade para deficientes no mundo digital.
Qual a importância de saber o que é acessibilidade para pessoas com deficiência
A maior importância de sabermos o que é acessibilidade para pessoas com deficiência é para conseguirmos combater os preconceitos existentes em nossa sociedade.
Somente através da acessibilidade é que podemos falar de inclusão social e autonomia na vida das pessoas com deficiência.
Infelizmente, podemos ver até hoje, através dos nossos vieses inconscientes a manifestação do capacitismo em grande parte das nossas atitudes.
O capacitismo se manifesta através de preconceitos que temos enraizados em nossa mente, que nos impede de enxergar a realidade. Através de alguns comentários que poderiam ser evitados, impactamos negativamente a vida de grande parte das pessoas com deficiência. O capacitismo faz com que a gente acredite que pessoas com deficiência não podem viver a vida normalmente pelo simples fato de terem um tipo de deficiência.
Devido à ausência de acessibilidade, geralmente as pessoas com deficiência dependem de outras pessoas para conseguir viver as suas vidas. Essa dependência gera nas pessoas sem deficiência a impressão que as PCDs precisam de ajuda o tempo todo, e não conseguem viver a vida sem amparo. Isso não passa de uma besteira, que na realidade é explicada através da falta de mecanismos de acessibilidade na sociedade.
A importância de sabermos o que é acessibilidade para pessoas com deficiência se baseia na redução desse capacitismo, e na importância de devolvermos às pessoas com deficiência sua liberdade e autonomia para viver a vida normalmente.
Se você sente alguma dificuldade em entender esses conceitos e em observar a importância desse tema, seria relevante que você procurasse informações da nossa sociedade através de alguns livros de história, e também através de livros escritos por pessoas com deficiência que descrevam a importância de tornar a sociedade um lugar mais acessível e inclusivo.
Algumas vezes sair da nossa zona de conforto é muito doloroso, mas não querer compreender a realidade do nosso semelhante também é. Seja uma pessoa aberta ao novo, não se deixe passar para trás por coisas tão insignificantes. Aprimore-se, desenvolva-se, e seja um cidadão capaz de mudar o cenário da nossa sociedade. Se preocupe em saber e em ensinar a importância que é saber o que é acessibilidade para pessoas com deficiência.
Gostou do nosso artigo sobre o que é acessibilidade para pessoas com deficiência? Compartilhe com seus amigos. Seja ensejador de uma sociedade inclusiva, e menos preconceituosa.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber