Atualmente ouvimos falar bastante sobre acessibilidade para deficientes nas mais diversas formas. Nos meios de transporte, no ambiente de trabalho, no lazer e segurança, e em diversas outras prestações estatais, ou sociais, estão presentes os institutos de acessibilidade. Mas afinal, você sabe o que é acessibilidade e qual sua importância?
O que é acessibilidade
A acessibilidade é prevista na legislação brasileira, através do decreto n° 5.296/2004, que possibilitou a acessibilidade como uma condição para utilização segura de espaços mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte, comunicação e informação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Tipos de acessibilidade:
- Acessibilidade Atitudinal: refere-se à eliminação de barreiras, através de atitudes de percepção do outro sem preconceitos ou discriminações. É demonstrada quando existe por parte do Estado interesse na promoção da redução das desigualdades sociais, podendo ser feito através da criação de projetos, ou da priorização de recursos destinados à acessibilidade.
- Acessibilidade Arquitetônica: como o próprio nome já diz, essa acessibilidade diz respeito à eliminação de barreiras seletivas no ingresso a locais públicos ou particulares. É a priorização de acesso para todos sem distinção. Pode ser feita através da implementação de rampas de acesso, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, acesso à informações em braile e libras.
- Acessibilidade Metodológica: uma das mais conhecidas e abordadas atualmente. Diz respeito à acessibilidade pedagógica. Busca eliminar barreiras no ensino, para que todos tenham acesso ao ensino de qualidade sem discriminação. Está relacionado à forma com que o professor conduzirá sua disciplina, possibilitando meios de aprendizagem, avaliação e inclusão. São alguns exemplos de práticas adotadas pelos professores a promoção de cartazes ampliados, a utilização da linguagem de sinais, leitores de texto em forma de áudio para alunos que apresentem algum problema na visão, dentre outras técnicas que devem ser avaliadas de acordo com o caso concreto.
- Acessibilidade nos transportes: a prestação estatal de serviços públicos sempre deve ser direcionada a todos, sem discriminação. A importância de ter acessibilidade dentro dos transportes é extremamente relevante, uma vez que as pessoas com deficiência precisam se locomover como todas as outras. Cabe ao Estado sempre promover esse acesso, e não somente dentro dos transportes, mas também fora, como rampas de acesso, vagas para PCDs, dentre outros.
- Acessibilidade nas comunicações: é a necessidade de eliminação de barreiras na comunicação interpessoal, principalmente nas situações em que as pessoas precisam se manifestar para pedirem ajuda, solicitar informações, ou explicar alguma coisa que está sendo solicitada. Um grande exemplo que se enquadra aqui é o excesso policial quando se trata de uma pessoa com dificuldade de fala. Geralmente a pessoa não consegue se expressar, e acaba sendo levada à força para a delegacia, pelo simples fato de não conseguir se comunicar. Dentro da acessibilidade nas comunicações é que se encontra a necessidade da acessibilidade para deficientes no mundo digital.
Importância da acessibilidade para deficientes no mundo digital
Não é novidade para ninguém que atualmente estamos vivendo a era digital. Atualmente nos vemos cada vez mais ligados à tecnologia, e dependentes dela. A internet atualmente facilita diversas coisas, entre elas a comunicação, o trabalho, o lazer, e principalmente a informação. É através dela que conseguimos diminuir barreiras, e através de um clique saber de tudo que está acontecendo no mundo. Tudo isso é fantástico, né? Hoje contamos nos dedos as coisas que fazemos sem internet. Em pouco tempo ficamos totalmente dependentes das redes. Mas já pensou ter tudo isso à sua disposição e não poder desfrutar? Essa infelizmente é uma realidade que assola grande parte das pessoas com deficiência devido à falta de acessibilidade para deficientes no mundo digital.
Compreender a necessidade de fornecer essa acessibilidade para deficientes no mundo digital é a mesma coisa de compreender que um banco precisa ter acesso através de rampas para deficiêntes físicos que utilizam cadeira de rodas. Ou seja, embora a acessibilidade digital não seja tão falada, ela é tão importante quanto todas as outras.
É necessário ter um pouco de empatia para perceber que precisamos nos colocar no lugar do outro para entender a realidade a qual ele passa. Sem empatia é fácil julgarmos a realidade do próximo, pois não nos colocamos no lugar dele. Falar sobre acessibilidade para deficiente é basicamente tratar da empatia. É saber que embora pessoas sem deficiência não tenham dificuldade, as mensagens, e informações, devem ser disponibilizadas a todos indistintamente.
No Brasil, atualmente, dados mostram que apenas 1% dos sites oferecem acessibilidade para deficiente. E no mesmo sentido, no nosso país, cerca de 25% da população apresenta algum tipo de deficiência.
Disponibilizar uma linguagem que seja acessível a todos é basicamente tão importante quanto a construção das rampas de acesso, como no exemplo citado acima.
Os sites que atualmente se preocupam em disponibilizar a tradução em libras, sinais, braile, ou até mesmo a opção de ler em letras maiores, com mais imagens e menos palavras, estão um passo à frente de toda a realidade que vivenciamos. Quando um site é acessível, as organizações ganham muito com isso, principalmente devido ao número apresentado acima, onde 25% da população apresenta algum tipo de deficiência. Além das organizações, e mais importante do que elas, as pessoas com deficiência conseguem ter acesso aos conteúdos com facilidade e clareza, sem depender de pessoas para conseguir entender ou pesquisar alguma informação. Ou seja, é uma via de mão dupla! Isso acaba gerando maior independência à pessoa com deficiência, e aumentando o sucesso e crescimento das organizações que trabalham com a acessibilidade.
Se o seu site ainda não oferece a acessibilidade para deficiente, é de suma importância que considere implementar. Além de promover um ambiente igualitário, ainda promove maior número de acessos, pois a mensagem conseguirá ser passada a todos, indistintamente. Se preocupar com a acessibilidade no mundo digital é sobre ter empatia, e se colocar no lugar do outro, sentindo na pele todo o descaso e falta de informação. Não fique de fora, transforme agora seu site em um local acessível.
Gostou do nosso artigo sobre acessibilidade para deficientes? Se sim, compartilhe com seus amigos, e caso você utilize algum site legal e acessível, deixe abaixo nos comentários, pois assim outras pessoas que estiverem lendo também poderão acessar.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber