A acessibilidade no meio digital tem ganhado grande avanço por causa da noção que as pessoas estão tendo em relação de incluir os grupos que têm alguma deficiência, como física, visual, auditiva ou entre outras.
O que é acessibilidade no meio digital?
A acessibilidade no meio digital é uma estratégia para ajudar no acesso à internet para as pessoas com deficiência. Então, garante que todos os públicos tenham essa chance de navegar na web e ter direitos iguais.
Com o objetivo de diminuir as barreiras, essas pessoas conseguem navegar pela internet, assim têm acesso aos meios digitais, como textos, vídeos, apps e site sem privações por causa das deficiências.
Benefícios da acessibilidade para pessoas deficientes
A acessibilidade no meio digital tem vários benefícios, em especial para o público que precisa desses meios para navegar pela internet e usar os recursos do mundo online. Em suma, veja outras vantagens que esses recursos podem oferecer para esse grupo.
- acesso ao seus serviços e produtos online;
- comunicação;
- direitos iguais;
- oportunidades.
Com esses recursos, esses grupos podem viver uma vida normal como qualquer outra pessoa e assim se sentirem incluídas no mundo virtual. Dessa forma, a deficiência não será um obstáculo e motivo para não usar esses meios digitais.
Qual a importância da acessibilidade no meio digital para os negócios?
Entenda a importância da acessibilidade no meio digital para os negócios, por incluir o diverso e dar direitos iguais a todos ao usar a internet. Por exemplo, as pessoas que têm deficiência visual com esses métodos podem navegar pela web.
Se os donos pensarem em incluir esse grupo todos conseguirão acessar os meios oferecidos que os recursos dos seus negócios online oferecem.
O negócio ganha com essa atitude por diferenciar dos concorrentes e assim abranger um grande público que pode ter acesso aos seus serviços e produtos digitais.
vantagens para o negócio
A inclusão no meio digital traz várias vantagens para os negócios e isso deve ser uma preocupação a ser colocada para garantir vários benefícios no mercado e inserir as pessoas que precisam desses métodos para usar a internet.
Em suma, a seguir veja as vantagens que esses recursos oferecem para os negócios:
- ganha a identificação de pessoas com deficiências;
- gera mais engajamento;
- cria uma boa imagem para o negócio;
- conquista mais clientes;
- visão;
- vantagem no mercado;
- atrair novos usuários;
- de acordo com as leis;
- número menor de riscos de enfrentar processos judiciais.
Equal Web
Você que quer investir nesses recursos de inclusão digital no seu negócio contrate a Equal Web para contribuir com seus saberes. Trata-se de uma empresa focada em oferecer acessibilidade digital para os empresários que desejam trazer isso para o seu trabalho.
Os desafios para colocar esse método em prática
Os serviços online devem ter práticas inclusivas do grupo de pessoas com deficiências no espaço virtual é um grande desafio. Dessa forma, um dos obstáculos é a falta de noção em relação às leis de inclusão.
Isso acontece por causa da ausência de fiscalização e problemas na prática desses recursos por não notarem a grande falta que faz método. Então, optam por não investir por causa dos gastos e dos trabalhos que são maiores.
Como começar a colocar a acessibilidade no meio digital do seu negócio?
Para começar a colocar a acessibilidade no meio digital é essencial incluir legendas nos vídeos, textos nas imagens, oferecer a opção de texto ou áudio e várias formas de consumir os conteúdos.
Garantir que todos tenham acesso aos meios digitais, como os apps, os dispositivos e sites independente das suas necessidades especiais. Então, oferecer funções pelo teclado, meios na navegar, permitir os leitores de tela e investir em acessibilidades no meio digital.
De início, para que todos os grupos tenham acesso aos seus serviços online e diminui a divisão digital opte por uma linguagem clara e objetiva. Assim, treine sua equipe e evite a falta de informação sobre o assunto e leve em conta a inclusão na hora de criar o design.
Etapas para colocar esse método em prática
A primeira etapa é pesquisar sobre o assunto e como colocar em prática, em seguida otimizar o design, usar o negrito, melhorar as fontes e evitar usar muitos números. Além disso, fazer legendas nos vídeos para ajudar o acesso para pessoas surdas.
Outra etapa é criar textos em áudios, usar descrição nas imagens para pessoas que tem problema na visão. Além disso, os marcadores e detalhes são essenciais para os daltônicos e indivíduos com uma visão baixa.
Quais são os tipos de acessibilidade no meio digital?
Os tipos de acessibilidade no meio digital são três: visual, auditiva e motora. Dessa forma, os grupos de pessoas que precisam de inclusão se encaixam nesses perfis. Em suma, saiba mais sobre cada um deles logo abaixo.
Visual
O visual é o acesso aos conteúdos digitais por pessoas com deficiência na visão. Então, é essencial para pessoas cegas, daltônicas e com baixa visão.
Para essa inclusão é usado o alto contraste, grandes fontes, leitor ampliador de telas. Assim, garantem que esse grupo consiga navegar pela internet.
Auditiva
A auditiva se trata do acesso aos conteúdos digitais por pessoas com deficiência de audição, como pessoas surdas ou com problemas auditivos. Dessa forma, pode inserir legendas, transcrição para conteúdos em áudio e intérpretes de língua de sinais.
Motora
A motora é própria para pessoas com deficiência motora. Então, são usados teclados e mouses adequados, reconhecimento de voz e dispositivos para auxiliar na navegação pela internet.
Pessoas que precisam desses meios
As pessoas que precisam desses meios para usar a internet são daltônicos, idosos, surdos, deficientes visuais, deficientes físicos, portadores de dislexia e de alzheimer.
Vale a pena investir na acessibilidade no meio digital?
Vale a pena investir na acessibilidade no meio digital, para aumentar o número de clientes, porque os serviços e os produtos se tornam acessíveis para todas as pessoas e derruba as barreiras que existem.