Acessibilidade digital no local de trabalho tem sido destaque nos últimos tempos. Afinal, uma empresa inclusiva é aquela que segue as normas desta lei e assim, dispõe de tecnologias assistivas para a sua equipe diversa. Portanto, veja como facilitar esse acesso.
O que é acessibilidade digital?
Acima de tudo, é uma forma de romper as barreiras que o mundo impõe e oferecer diferentes modos de acesso para todas as pessoas com deficiência. Isto é, tirar os bloqueios para que eles possam se comunicar de maneira prática e plena.
Existe alguma lei?
Saiba que essa lei sobre o acesso digital surgiu no ano de 2015. De acordo com ela, é dever da empresa cuidar para que todos possam circular pelo local de trabalho de modo livre, bem como, devem eliminar as barreiras na web.
Como incluir pessoas com deficiência nas empresas?
Incluir pessoas com deficiência nas empresas deve ir além da admissão por meio de cotas, mas sim, uma forma de garantir a equidade de oportunidades para todos. Assim, as etapas de seleção para qualquer vaga deve ser feita com base na diversidade e inclusão.
Formas de favorecer o acesso digital nas corporações
As formas de acesso digital nas empresas são importantes. Desse modo, se garantem os direitos da sua equipe diversa. Então, veja como aplicar isso na prática, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo:
- Descrição de links com texto;
- Usar cores com contrastes;
- Preferir fontes sem serifas;
- Ter opções de áudio e vídeo;
- Legendas, transcrição textual, LIBRAS.
Há vários meios de tornar mais fácil o acesso a computadores livres para as mais diversas carências. Porém, não é somente usar os mecanismos. Além disso, deve-se buscar outras maneiras de melhorar o nível de inclusão digital para todos em seu negócio.
Qual é a importância de aceitar pessoas com deficiência na empresa?
A importância de ter uma equipe diversa em sua empresa vai além da obrigação por lei. Ela deve ser vista como uma forma de cumprir o seu papel social. Pois, gera reflexão entre os seus colaboradores e acima de tudo, agrega valor ao ter talentos distintos em seu negócio.
Veja as principais formas de adaptar uma empresa mais acessível
Existem formas de adaptar e implantar a acessibilidade digital no local de trabalho. Assim, confira algumas dicas para cumprir os seus deveres e ao mesmo tempo, facilitar o dia a dia dos seus funcionários diversos:
- Confira as condições físicas do ambiente para a circulação;
- Verifique os banheiros;
- Construa rampas e corrimões;
- Atividades para sensibilizar os colaboradores.
Com essas informações, você conseguirá garantir o acesso para todos na sua empresa. Aliás, lembre-se que as diferenças são um fator que traz valor para a organização. Portanto, sempre invista em novas ideias que possam trazer melhorias para o dia a dia.
Como tornar a empresa mais acessível digitalmente?
A empresa pode se tornar mais acessível do ponto de vista digital quando entende que certas ações precisam ser feitas. Por exemplo, a comunicação inclusiva, o estímulo da empatia por meio de encontros e rodas de conversa.
Outras formas de colocar em prática a acessibilidade digital
Para colocar em prática a acessibilidade digital é importante entender que tudo é construído de maneira gradativa e consciente. Nesse sentido, segue algumas dicas práticas:
- Entenda bem sobre o tema;
- Promova a troca de conhecimento;
- Contrate pessoas com deficiência;
- Estimule a empatia;
- Use termos inclusivos.
No dia a dia, novas formas e práticas devem ser adotadas. Por isso, prepare a sua equipe com atitudes e ações que não estejam baseadas apenas na lei, mas no ato de humanizar.
Ter acesso é para quem?
O acesso deve ser universal. Ou seja, isso significa ter locais, recursos e aparelhos que tenham como principal objetivo trazer mais autonomia e facilitar a vida de todos, de maneira geral.
Como garantir isso?
O acesso digital para todos deve ser garantido por meio da tecnologia. Dessa forma, ela mesma ajuda as pessoas com deficiência e gera melhorias para o dia a dia. Então, veja aqui algumas soluções para agregar no espaço de trabalho:
- Leitores de telas para cegos;
- Tela maior e com contraste para quem tem baixa visão;
- Legendas e transcrição de texto;
- Tradutores da Língua Portuguesa para LIBRAS.
Garantir a aceitação não é ter somente possíveis opções para um só grupo diverso. Mas, criar formas que atendam e supram as carências do maior número de pessoas possível.
A não inclusão digital causa desigualdade?
Saiba que a exclusão social causa a desigualdade. Ou seja, a falta de prática digital, o alto custo de aparatos de tecnologia e a ausência de acesso útil para pessoas com deficiência. Essas são algumas situações que tornam o local de trabalho desigual.
Estratégias para a redução da exclusão
Muitas empresas têm utilizado métodos que permitem ter um ambiente mais inclusivo. Dessa forma, são firmadas maneiras que tornam fácil o acesso a tecnologia. Por exemplo, programas de educação digital e ainda:
- Aliança para uma internet para todos;
- Intérprete presente nos locais de trabalho;
- Modelos variados das mesmas informações.
É por meio do acesso digital que é possível eliminar as barreiras na hora de se comunicar. Dessa forma, as relações entre pessoas sejam faladas, escritas ou virtuais, se tornam melhores e inclusivas.
A inclusão digital tem relação com a acessibilidade digital?
Com certeza a acessibilidade digital tem relação direta com a inclusão. Afinal, ter acesso é uma busca para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Dessa forma, são criadas maneiras que tornam possível a sua entrada em ambientes físicos e virtuais.
Quais são os principais desafios do acesso digital na empresa?
Pode-se dizer que o acesso à informação é um dos principais desafios na hora de aplicar esse conceito nas empresas. Dessa forma, além das organizações estarem presas a questões legais, para as pessoas com deficiência é difícil exercer os seus direitos.
Hoje, há maneiras que auxiliam a pôr em prática esse dever como:
- Cursos;
- Treinos;
- Palestras.
Não adianta ter máquinas adaptadas e manuais digitais inclusivos, se a equipe não estiver pronta para fazer parte dessa nova fase. Afinal, estar no mercado de trabalho é um direito de todos.
Com isso, não deixe de colocar em prática essas dicas em seu negócio. A fim de saber mais sobre o assunto e cumprir a sua parte como entidade e também, o seu papel social.