A acessibilidade comunicacional é crucial para a empresa que quer apoiar a diversidade e a inclusão. Afinal, ela faz com que todos tenham acesso aos meios de comunicação. Então, se você quer aderir a essa mudança, veja mais logo a seguir.
O que é acessibilidade comunicacional?
Acessibilidade comunicacional é a garantia de que todos possam se comunicar de forma precisa e eficaz. Desse modo, pessoas com ou sem deficiência conseguem realizar as suas atividades e assim, ter uma vida plena.
Na prática, ela visa eliminar barreiras ao se comunicar. Desse modo, ela torna todo o ambiente mais saudável e produtivo. Além disso, mostra para o mundo que todos possuem habilidades incríveis. Mas, para mostrar, precisam dos recursos certos.
Por que a acessibilidade comunicacional é crucial para as pessoas com deficiência?
A acessibilidade comunicacional ajuda a igualar as chances em todas as áreas da vida, inclusive a profissional. Além disso, ela tem outros pontos cruciais, por exemplo:
- ajuda a criar um local de trabalho mais inclusivo;
- incentiva a evolução profissional;
- melhora a forma de se comunicar;
- ajuda em casos de saúde;
- torna a relação com o cliente mais eficaz;
- melhora a reputação da marca.
Quando o local é acessível, ele faz com que os processos seletivos atinjam mais pessoas. Desse modo, as vagas vão ser mais acirradas, auxiliando a encontrar bons talentos.
Na prática, esse é um processo crucial para as pessoas com deficiência e a empresa. Assim, cada vez mais o mercado investe em meios para tornar a acessibilidade real no ambiente de trabalho.
Como implantar a acessibilidade comunicacional na empresa?
Para implantar a acessibilidade comunicacional na empresa é preciso existir um compromisso com a gestão. Isso porque, esse é um processo que pode levar tempo e há desafios. Então, é crucial ter pessoas que acreditem na causa e lutem por ela.
É crucial avaliar as necessidades antes de inserir essa garantia. Ou seja, veja as áreas em que ela é precisa. Inclusive, em alguns casos, isso pode incluir uma revisão na política e na aculturada firma. Além disso, é crucial:
- capacitar o time para o projeto;
- elaborar conteúdos acessíveis;
- usar a tecnologia assertiva;
- investir na comunicação interna;
- avaliar os resultados.
Uma boa dica é investir em parcerias especializadas no assunto. Afinal, elas vão saber identificar os pontos de melhoria de forma prática, rápida e assertiva. Mas, para isso, será preciso planejar.
Ao contratar um serviço externo, você terá um novo gasto. Logo, é crucial se preparar para que isso não gere um impacto negativo a curto, médio e longo prazo.
Caso não seja possível investir em um serviço externo, uma boa ideia é criar um quizz de opinião na empresa. Assim, o seu time vai te ajudar a achar as falhas.
Como capacitar o time?
A única forma de capacitar o time sobre o tema é investindo em cursos, palestras e mais. Além disso, sempre se certifique que tudo está atualizado, para ser possível obter um bom resultado.
Durante o ensino, é sempre bom deixar claro que todos estão em um lugar seguro e cada um tem o seu tempo para aprender. Assim, eles não vão ficar ansiosos com a mudança, ajudando a fazer com que acolham a ideia.
Conteúdos acessíveis
Todos os itens para se comunicar, como folhetos, slides, aplicativos e outros, devem ser para todos. Ou seja, vai ser preciso revisar todos os meios que o seu time usa para falar entre si.
Tecnologia assertiva
Hoje em dia, há várias peças como teclado e monitores, que são adaptados para as pessoas com deficiência. Então, se você quer criar um ambiente saudável e produtivo, veja quais itens o seu negócio precisa.
Comunicação interna
Aposte em uma forma de falar simples para a mensagem ser fácil de entender. Além disso, treine o seu RH inclusivo para que ele fale com pessoas de todos os grupos.
Para isso acontecer, às vezes, é crucial investir em cursos específicos como o de libras. Assim, todos vão saber o que está sendo dito e vão expressar suas opiniões sobre o tema.
Avalie dos resultados
Para saber se o projeto está dando certo, você deve avaliar os resultados com frequência. Inclusive, esse é um ponto que vai te ajudar a achar as falhas, que devem ser corrigidas.
Quais são os desafios para aplicar a acessibilidade comunicacional na empresa?
As barreiras culturais são um dos maiores desafios ao implantar a acessibilidade comunicacional na empresa. Isso porque, muitas vezes, ela está enraizada no negócio, tornando a mudança mais difícil. Além disso, há outros fatores, como:
- o capital é limitado;
- falta de bons cursos e palestras;
- medo da mudança.
A verdade é que o novo assusta. Desse modo, é possível ter pessoas no time com medo de mudar. Então, nesse caso, o ideal é buscar saber qual é a causa para lidar com ela.
Caso haja resistência para mudar, será preciso analisar a hipótese de ter um profissional, por exemplo, um psicólogo para ajudar. Isso porque, ele vai enxergar a raiz do problema e aplicar uma solução eficaz.
Outro fator crucial é não ceder à vontade de desistir no primeiro obstáculo. Além disso, invista no processo de forma contínua. Então, será possível se adequar às mudanças do mundo.
Ao seguir todas as dicas acima, você vai conseguir aplicar essa mudança na sua empresa de forma precisa e eficaz. Assim, terá um time cada vez mais diversificado e que veste a camisa da causa.