Todos sabemos que uma consultoria nada mais é do que uma atividade profissional, a qual profissionais qualificados formulam soluções simplificadas para grandes problemas que certa pessoa não consegue resolver sozinha. Esses profissionais são conhecidos como consultores, e desempenham uma função extraordinária para alavancar empresas, empresários, lojas, vendedores, entre outros. Portanto, dentro dessa conceituação, uma consultoria especializada PCD nada mais é do que o auxílio do profissional “Consultor” na organização e desenvolvimento de empresas na hora da capacitação dos funcionários com deficiência, e também para o crescimento do lugar de trabalho, promovendo assim um ambiente inclusivo e acessível a todos.
Por que procurar uma consultoria especializada PCD?
A criação da Lei de Cotas de 1991, obrigou as empresas de grande porte a contratarem pessoas com deficiência para integrarem o quadro de funcionários, sendo dividido da seguinte forma:
- De 100 a 200 empregados – 2% de trabalhadores com deficiência;
- De 201 a 500 empregados – 3% de trabalhadores com deficiência;
- De 501 a 1000 empregados – 4% de trabalhadores com deficiência;
- Acima de 1000 empregados – 5% de trabalhadores com deficiência (cota fixa).
Embora a lei tenha entrado em vigor no ano de 1991, apenas em 2004 passou a ter efeitos mais plausíveis, por conta de algumas regulamentações.
A lei prevê sanções para as empresas que não cumprirem o que está previsto. Devido a esse fato, diversas empresas começaram a contratar pessoas com deficiência tão somente para preencherem as vagas e escaparem das punições, sem levar em conta a acessibilidade para essa pessoa trabalhar, e sem fornecer nenhum aparato que possibilitasse que a pessoa com deficiência trabalhasse de forma eficaz.
Devido à essas contratações meramente “fictícias” sem o oferecimento de equipamentos necessários ao melhor desempenho do empregado com deficiência, a qualidade dos serviços das empresas começaram a cair, e os resultados passaram a assustar os empresários, que começaram a perceber que uma mera contratação não bastava, mas que era necessário dar condições para que a pessoa com deficiência consiga realizar sem trabalho com destreza. Foi então, a partir desse momento, que as empresas começaram a procurar a consultoria especializada PCD.
Afinal, o que faz uma consultoria especializada PCD
O principal objetivo da consultoria especializada PCD é auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência no quadro da empresa.
A ajuda pode ser desde o momento da contratação, até a hora do desligamento. Geralmente um consultor, ou uma equipe de consultoria visita a empresa, conhece os principais objetivos, e trabalha a empresa para receber os profissionais com deficiência. Quando uma empresa reconhece a necessidade de receber essa consultoria especializada PCD ela já está pensando a longo prazo, e vai ter maiores e melhores chances de se destacar no mercado.
Dependendo de quanto a empresa estiver disposta a gastar, o serviço de consultoria pode ser mais abrangente, como treinamento do RH a fim de capacitar toda a empresa para se tornar um ambiente acessível e inclusivo, auxiliar no momento da contratação e aquisição de equipamentos necessários, dar dicas de como transformar a empresa em um ambiente de convivência saudável, afinal, é isso que todos precisam para trabalhar em paz.
Vamos conhecer alguns desses serviços?
Exemplos de consultoria:
- Treinamento de toda a equipe: É uma das mais importantes. Quando você capacita toda a equipe e treina de forma indistinta os funcionários para trabalhar com pessoas com deficiência, todos desenvolvem um senso de acolhimento, que faz com que o ambiente se torne inclusivo, e que todos estejam preparados para isso. Quando a empresa trabalha a conscientização de seus funcionários através de dados e da história da discriminação e preconceito, as pessoas passam a entender a necessidade da integração, e da acessibilidade ao mercado de trabalho. A falta de conhecimento para lidar com os tipos de deficiência é o que mais dificulta esse processo, mas a partir da consultoria e dos ensinamentos, fica mais fácil compreender.
- Treinamento do funcionário PCD: a empresa, como já dito acima, não deve se preocupar apenas com o preenchimento das vagas. Por isso, a consultoria especializada PCD também pode trabalhar a capacitação do funcionário dentro da empresa, através, sempre, do fornecimento de equipamentos que permitam que as pessoas com deficiência desenvolvam seu trabalho, além, de ainda promover treinamentos e adaptações para esses funcionários com cursos, treinamentos, auxílios, entre outros, principalmente nos primeiros dias, para que depois o funcionários consiga caminhar sozinho. Esse processo de treinamento ocorre com funcionários com ou sem deficiência. É uma parte muito importante da contratação. A maior diferença é o oferecimento de equipamentos facilitadores do desempenho.
- Análise da acessibilidade: é trabalho do consultor analisar as condições físicas da empresa, a fim de torná-la um ambiente inclusivo. Não basta que a empresa tenha uma rampa de acesso se ela não tiver uma estrutura de mesas que comporte uma cadeira de rodas, por exemplo. A análise do ambiente da empresa é um divisor de águas na hora da contratação. É geralmente feita por meio de estudos, e o profissional deve ser capacitado a fornecer quais adaptações seriam necessárias para acolher funcionários com deficiência.
- Desenvolvimento de um processo seletivo transparente: atualmente, conhecido como seleção às cegas, tem sido o melhor método de contratação, principalmente para PCD. A seleção às cegas leva em conta tão somente a capacidade da pessoa em desempenhar o serviço, sem se preocupar com as características da pessoa. Na hora da entrevista, momento em que a pessoa com deficiência irá se apresentar e apresentar suas necessidades, tudo deve ser dito com clareza e transparência, para que a empresa também possa se preparar da melhor forma para adaptar a pessoa a um ambiente inclusivo.
Além destes, diversos outros exemplos podem ser citados, como o apoio em todas as etapas do processo, o preparo para atender consumidores que sejam deficiêntes, dentre incontáveis outros. Tudo, na realidade, dependerá de quais são as condições da sua empresa, e o que ela precisa implementar.
Gostou do nosso artigo sobre consultoria especializada PCD? Se sim, compartilhe com seus amigos, e se você tiver alguma experiência com consultorias na sua empresa, mande pra gente nos comentários.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber