Sabemos que com o advento da lei n°8213/91, “Lei de Cotas”, as empresas de grande porte ficaram obrigadas a contratar pessoas com deficiência, obedecendo alguns parâmetros legais, e ficou dividido da seguinte forma:
- De 100 a 200 empregados – 2% de trabalhadores com deficiência;
- De 201 a 500 empregados – 3% de trabalhadores com deficiência;
- De 501 a 1000 empregados – 4% de trabalhadores com deficiência;
- Acima de 1000 empregados – 5% de trabalhadores com deficiência (cota fixa).
As empresas que destinam as vagas para pessoas com deficiência gozam de alguns privilégios como algumas isenções fiscais, funcionando como uma forma de incentivo para que outras empresas também tenham curiosidade e vontade de aderir às vagas da lei de cotas.
Seleção e contratação de pessoas com deficiência
Para a empresa é importante tomar alguns cuidados na realização do recrutamento e seleção de pessoas com deficiência. Embora a legislação estabeleça o número de vagas para pessoas com deficiência, a empresa deve se preocupar com a forma que será realizado o recrutamento e admissão desse candidato.
No processo devem ser observadas algumas etapas diferenciadas que respeitem os aspectos da inclusão e atenda às demandas da própria organização da empresa.
Quer ficar por dentro dos principais aspectos da contratação? Então confira abaixo:
- Foque na competência da pessoa com deficiência a ser contratada. Muitas vezes na hora da contratação, na fase da entrevista, o entrevistador deixa que seus vieses inconscientes atrapalhem a verificação da competência por focar apenas nas características marcadas pela deficiência. Isso atrapalha muito na hora da contratação. Por isso, a contratação às cegas têm crescido tanto, por focar apenas na competência, deixando de lado outros aspectos. Não tente encaixar uma pessoa com deficiência em qualquer área da empresa apenas para preencher as vagas. Busque direcionar o novo funcionário para a área que ele domina, e assim os resultados serão muito mais satisfatórios.
- Adeque às atividades às necessidades dos funcionários PcD. Esteja sempre ao dispor para promover acessibilidade ao local de trabalho e um ambiente representativo para todos.
- Se prepare para a entrevista. Quando a entrevista não for realizada às cegas, é importante que o entrevistador se atente aos aspectos da acessibilidade, para que o candidato se sinta acolhido desde as primeiras fases. Além de todas as perguntas de “praxe” caberá ainda ao entrevistador se informar sobre a deficiência da pessoa, sua extensão, e quais as melhores condições que a empresa pode oferecer para que a pessoa desempenhe seu trabalho com qualidade e eficácia.
- Esteja preparado para dar um feedback à pessoa com deficiência ainda que ela não seja contratada. A área de RH deve se preocupar não apenas com a ocupação das vagas PcDs, mas principalmente com a qualificação dos empregados dentro da empresa.
Vagas para pessoas com deficiência, confira algumas dicas para sua contratação
É importante relembrarmos alguns passos para a contratação de pessoas com deficiência antes de entrarmos nas dicas.
Nesta hora é muitíssimo importante ressaltar que não existe diferença na contratação de pessoa com deficiência e pessoa sem deficiência, exceto na parte que diz respeito à destinação das vagas, conforme explicado acima. Porém, para que a pessoa com deficiência faça jus à vaga destinada às cotas, ela deve comprovar sua deficiência através de um laudo médico, e deve, além disso, informar sobre a deficiência no seu currículo. Por isso vale a pena se ligar nas dicas que daremos abaixo:
- Foque sempre na sua competência. É importante demonstrar durante a fase da entrevista que você é competente para ocupar aquela vaga, e que desempenhará seu papel de forma satisfatória para todos dentro da empresa, desde que a mesma forneça todos os equipamentos de acessibilidade que forem necessários.
- Elabore um currículo claro e objetivo. Coloque sobre sua deficiência na parte das observações, especificando qual é, e a classificação dela de acordo com o CID, demonstrando ainda qual sua extensão. Não é necessário especificar qual foi a causa que levou à deficiência, podendo deixar essas informações para a entrevista, caso solicitado
- Obtenha seu laudo médico no hospital que primeiro diagnosticou sua deficiência, ou no hospital onde você realiza acompanhamentos e adaptações. Caso você não ache viável nenhuma das situações acima, procure uma unidade do SUS próxima à sua localidade, e peça que um médico do trabalho ou conveniado realize a confecção do seu laudo. É importante que seu laudo esteja sempre atualizado para que eventuais regressos ou progressos sejam constatados.
- Deixe claro quais são as extensões da sua deficiência, e quais são os equipamentos que a empresa precisará adquirir para que você consiga realizar seu trabalho de forma satisfatória à empresa e também de acordo com as suas limitações.
- Exija de forma educada o apoio especializado, bem como a realização de capacitação, treinamento e chefe de equipe. Além de ajudar de forma pontual a pessoa com deficiência, promove uma sensibilização de todos os outros colaboradores da empresa.
- Estude sobre as características da empresa que você pretende integrar, para que na hora da entrevista você esteja preparado para qualquer tipo de pergunta.
- Tenha confiança em você mesmo, e jamais aceite ser rebaixado ou diminuído por qualquer entrevistador.
- Fale sobre experiências anteriores, e relações de empregos que você já teve.
Por fim, qual a importância da contratação de pessoas com deficiência nas empresas?
A importância é a demonstração, que permite que as habilidades e competências possam ser utilizadas pelo mercado independente de quais sejam as características da pessoa que ingressa ao ambiente de trabalho.
É importante promovermos um ambiente inclusivo e representativo, que despertem em outras empresas a vontade de competir de forma justa e igualitária no que diz respeito às inovações trazidas pela contratação das pessoas com deficiência.
Devemos lembrar que a mera contratação não diz respeito ao ambiente inclusivo. É preciso oferecer planejamento e adequação à pessoa com deficiência para que a pessoa desempenhe seu papel com eficácia.
Gostou do nosso artigo sobre as vagas para pessoas com deficiência? Você sabe de mais alguma dica que te leve da candidatura até a admissão? Se sim, conte pra gente nos comentários! Vamos amar saber.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber