Evitar acidentes de trabalho é um cuidado essencial em qualquer empresa, uma vez que significa proteger seu capital humano, além de evitar prejuízos financeiros. Para isso, é importante adotar alguns cuidados no dia a dia e investir em treinamento das equipes.
O que são acidentes de trabalho?
Acidentes de trabalho são ocorrências não esperadas resultantes em lesões corporais, que geram uma perda da capacidade laborativa, parcial ou total, que pode ser passageira ou permanente.
Esse tipo de incidente pode ocorrer dentro do ambiente de trabalho, como, por exemplo, uma queda nas escadas, queimaduras em objetos ou choques elétricos. Também se incluem os acidentes de trajeto, ou seja, os que ocorrem no caminho entre casa e trabalho.
As doenças do trabalho, ou seja, aquelas que a pessoa adquire em razão da função que realiza, podem se inserir nesse conceito.
Alguns casos comuns são lesões na coluna por levantar peso excessivo ou problemas no pulmão em razão de contato com produtos químicos. Ainda, os casos de LER, lesão por esforço repetitivo também são uma das formas de efeito negativo.
Causas dos acidentes
As situações mais comuns que levam a acidentes laborais são o descuido com o uso de itens de segurança durante o trabalho. Além disso, também vale citar outros fatores como:
- falta de manutenção em máquinas;
- pessoas mal treinadas para operar;
- erros humanos, em razão do cansaço, sono;
- pressão pela produtividade, que acaba levando a descuidos.
Por conta disso, é tão importante observar as normas legais que tratam sobre a jornada e pausas de descanso. Em muitos casos, isso pode evitar problemas maiores.
Quais as consequências de um acidente no trabalho?
Quando acontece um acidente de trabalho, há o impacto direto no trabalhador, que poderá ficar afastado de suas funções por um período, a depender da gravidade. Aliás, em alguns casos isso pode levar até mesmo a uma incapacidade permanente.
Do ponto de vista da empresa, há o impacto financeiro, uma vez que há uma queda na produtividade. Ainda, a depender do quão grave for o acidente, pode levar a ações trabalhistas, com pagamento de indenizações.
Como evitar acidentes de trabalho?
Para prevenir acidentes de trabalho é engajar todos os envolvidos para observarem as normas de segurança. Mas, antes de tudo, é preciso entender quais os riscos em cada tipo de função e adotar medidas para reduzi-los.
Mapeamento de riscos
Nessa etapa é crucial fazer uma análise crítica sobre os espaços de trabalho. Embora esse tipo de cuidado seja mais comum em indústrias, onde há o uso de máquinas pesadas, nos demais também é preciso ter atenção a pontos que podem passar despercebidos, como:
- riscos ergonômicos;
- pisos e desníveis que possam causar quedas;
- uso de veículos da empresa para viagens.
Com base nisso, a empresa pode adotar medidas que possam reduzir esses riscos. Por exemplo, a instalação de corrimões em escadas ou troca por pisos antiderrapantes.
Criação de políticas internas de segurança
Esse passo envolve a definição clara das medidas de segurança em cada área, além dos objetivos da empresa. Nesse sentido, podem constar itens como:
- quais os EPIs de uso obrigatório para cada área;
- frequência de manutenção em máquinas;
- previsão de treinamentos internos;
- procedimentos de emergência.
Também é importante definir o papel de cada pessoa dentro da empresa e suas atribuições quanto à segurança. Assim, os líderes de cada área devem observar se todos estão seguindo as regras, mas todos devem cuidar no dia a dia.
Uso de equipamentos de proteção
Nesse aspecto, a empresa deve usar os itens adequados para cada tipo de agente, que atendam as normas técnicas que se aplicam a cada área. Por isso, vale a pena contar com o auxílio de um técnico em segurança no trabalho, que poderá indicar as melhores medidas.
Treinamento das equipes
O objetivo dos treinamentos é ensinas os membros da equipe sobre as melhores práticas em termos de segurança. Isso inclui tópicos essenciais, como instruções ao operar máquinas, bem como:
- como reagir em caso de acidentes;
- noções de primeiros socorros;
- normas vigentes.
Esse cuidado tem um efeito muito positivo, porque engaja todos em torno das ações de prevenção, o que pode melhorar os resultados práticos.
Qual é a importância da prevenção de acidentes de trabalho?
Ações para evitar acidentes de trabalho protegem a vida e a saúde dos trabalhadores, dessa forma, pode até mesmo fazer com que as equipes rendam mais. Afinal, todos se sentem mais seguros e há menos faltas em razão de incidentes.
Mesmo que haja um custo ao implementar essas medidas e comprar EPIs, isso compensa no longo prazo com menos gastos em planos de saúde, licenças médicas e, em último caso, indenizações.
Esse tipo de medida também gera uma imagem positiva para a empresa, tanto perante clientes como para atrair novos talentos. Por isso, muitas companhias divulgam seus números, com redução de acidentes.
Como criar uma cultura de inclusão e segurança?
Além da preocupação com a segurança, é preciso cuidar para que todos esses pontos sejam acessíveis para todos os membros. Isso inclui, é claro as pessoas com deficiência que fazem parte da equipe.
Para tanto, é essencial pensar em todos os passos que envolvem as ações de prevenção. Assim, ao criar um evento para treinar sobre as políticas internas, vale a pena observar se existem pessoas com algum tipo de dificuldade:
- visual;
- auditiva;
- física.
Com isso, é possível incluir, por exemplo, recursos em vídeo, com legendas ou tradução do alfabeto em LIBRAS. Dessa forma, todos podem ter acesso às informações e se sentirem parte da equipe.
Também é importante buscar formas de adaptar itens de proteção para pessoas com alguma deficiência física. Por isso, é essencial abrir espaço para ouvir os feedbacks e solicitações desse público, e com isso, melhorar as condições de trabalho.
Exemplos de boas práticas
Algumas das melhores medidas quando o assunto é unir a prevenção de acidentes e a inclusão de pessoas com deficiência são:
- adaptações físicas no espaço, para tornar o ambiente ergonômico;
- uso de tecnologia assistiva, inclusive em painéis de controle de máquinas;
- treinamentos regulares;
- realizar simulações de emergência;
- colocar em prática políticas de inclusão.
Vale a pena também levar em conta as condições de cada pessoa, com planos de evacuação acessíveis e instruções claras sobre o uso de EPIs. Além disso, todos devem se ajudar nessas ações, dando o suporte aos demais colegas em casos de urgência.
Auditorias regulares
Para garantir o sucesso de um plano de segurança é preciso estar em constante melhoria. Por isso, os gestores podem realizar auditorias internas para checar se as regras são cumpridas, bem como, se são o bastante para prevenir acidentes.
Em muitos casos, isso só ocorre quando há um acidente dentro da empresa. Mas, ao tomar essas ações de forma prévia, pode evitar problemas futuros com prejuízos ainda maiores.