A avaliação de desempenho é uma estratégia muito útil para empresas de vários portes, pois, é um modelo que torna mais fácil e eficaz a gestão de pessoas. Contudo, é preciso usar ela de forma estratégica quando se quer promover um ambiente mais equitativo.
O que é uma avaliação de desempenho?
Uma avaliação de desempenho é um modo para mensurar como os membros da equipe e a equipe toda está em relação aos resultados de suas atividades diárias. Desse modo, elas são uma forma de obter dados que alinhem as empresas e os colaboradores em relação as:
- expectativas;
- metas;
- clima.
Assim, o alinhar das expectativas deve ser algo presente em todas as fases do processo de avaliação. Além disso, embora elas coletem dados passados para medir a produtividade, entre outras coisas, é crucial ter sempre o olhar no futuro.
Ou seja, no que se pretende alcançar em termos de metas e objetivos. Isso porque, os resultados devem servir para orientar as ações, para que as equipes possam alcançar o seu pleno potencial.
Quais são os objetivos da avaliação de desempenho?
Uma avaliação de desempenho pode ter vários objetivos, um dos principais é nortear as tomadas de decisão. Em outras palavras, muitas vezes elas podem esclarecer dúvidas e ser valiosas na hora de saber como distribuir:
- promoções;
- aumentos;
- reconhecimentos.
Elas também são essenciais para entender os pontos fortes e fracos de uma pessoa em específico e ainda das equipes inteiras. O que é muito importante para conseguir perceber quais são os reais pontos de melhorias.
Desse modo, elas auxiliam ainda na hora de ver os potenciais que cada um tem, bem como, quais são as causas ou pontos que causam problemas, sejam eles na relação, nos processos ou até mesmo na gestão.
Quais são os tipos de avaliação de desempenho?
Existem diversos tipos de avaliação de desempenho e a escolha de uma delas deve levar sempre em conta as necessidades únicas de cada empresa. Como, por exemplo, sua cultura e os desafios da equipe em sua rotina. Estão entre alguns dos tipos mais comuns:
- avaliação 360º;
- autoavaliação;
- baseada em objetivos;
- baseada em competências;
- comparativa ou de classificação forçada;
- de incidentes críticos;
- contínua ou de feedback regular;
- de competência comportamental.
Para avaliar em 360º é preciso coletar o feedback por meio de diversas fontes, a saber, de líderes, colegas, gestores, subordinados e às vezes, até mesmo de clientes. Em uma autoavaliação, a própria pessoa se avalia, neste caso, em conjunto com o líder ou outro.
A avaliação baseada em objetivos visa mensurar o alcance de metas, que, por sua vez, devem ter sido estabelecidas antes e ter o foco em objetivos concretos
Quanto as avaliações baseadas em competências, elas podem avaliar além das questões técnicas também as habilidades socioemocionais e de liderança, entre outros.
Mais sobre as avaliações
Uma avaliação de incidentes críticos, é feita através do registro deles por um espaço de tempo, assim essas anotações e exemplos são a base na hora de avaliar. O feedback regular é uma forma contínua de aplicação das avaliações e retornos.
Essa é uma ótima forma de fazer ajustes de forma mais constante, sendo, inclusive, muito positivo para mensurar o desempenho de funcionários PCD e todos os outros.
Na avaliação de competência comportamental, além do que o próprio nome sugere, também serve para avaliar a adequação com o fit cultural e os valores da empresa.
Como fazer uma avaliação de desempenho equitativa?
Para fazer uma avaliação de desempenho de forma equitativa, é preciso, em primeiro lugar, ter critérios bastante claros e objetivos. Além disso, é crucial garantir que todos tenham a mesma base de padrões e expectativas, independente de quem sejam.
Outro ponto importante para se chegar a um modo mais justo de avaliar é treinar de modo regular os avaliadores. Isso por que, é vital que eles possam reconhecer os próprios vieses, conscientes ou não. E sempre que possível contar com mais gente para avaliar.
Usar mais de um método de avaliação também ajuda a fazer com que ela se aproxime mais da equidade, pois algumas vezes, uma base de critérios pode beneficiar um grupo em detrimento de outros.
Seja claro e fale com o time
Ser claro sobre as metas que a empresa deseja alcança e o quanto o esforço de cada um é vital para alcançar os objetivos é muito importante. Da mesma forma, explique quais são os critérios e dê o retorno dos resultados que foram obtidos.
Isso ajuda a construir uma relação de confiança e ainda melhora não apenas o nível de equidade em si, mas também o quanto eles percebem que está sendo assim no trabalho.
Um ambiente justo
Após avaliar os resultados, em relação ao empenho que cada um tem, busque reconhecer e recompensar os feitos e as conquistas. Sobretudo, sem levar em conta origens, identidades.
Um ambiente justo e equitativo é vital para que todos possam prosperar, ter qualidade de vida e contribuir de forma plena para a sociedade e o sucesso da organização. Para ter uma empresa mais equitativa, diversa e inclusiva, conheça a consultoria de inclusão iigual e a história de Andréa Schwarz.