Uma rede de apoio psicossocial é uma tática que tem resultados positivos para a saúde mental dos membros do time e também para o clima organizacional. Dessa forma, entenda melhor o que isso significa e como criar e implantar ela no trabalho.
O que é uma rede de apoio psicossocial nas empresas?
Uma rede de apoio psicossocial nas empresas é o conjunto de estratégias que visam acolher os membros que podem estar em sofrimento psicológico e emocional. Assim, ela é uma forma de prevenir o aumento de mal-estar no indivíduo e na equipe.
Em especial, depois da COVID-19 esse tipo de atendimento para dar suporte ganhou força e se tornou crucial, para que as pessoas pudessem lidar com as questões de estresse de sua vida pessoal e laboral. Pois este tipo de ação, é capaz de:
- fornecer segurança psicológica;
- ensinar a lidar com os desafios e as emoções;
- melhorar a qualidade de vida.
Grande parte do sucesso de uma organização, depende das pessoas que nela trabalham. Desse modo, é essencial, cuidar e dar meios para que elas possam lidar melhor com suas questões e situações, bem como, entre eles.
Qual é a importância de uma rede de apoio psicossocial na empresa?
Uma rede de apoio psicossocial na empresa é muito importante por dois motivos principais. Em primeiro lugar, porque ela serve para apoiar as pessoas em momentos de picos de crises e\ou exaustão, entre outros.
Segundo porque evita e faz a prevenção para que nenhum deles tenha de chegar em seu limite devido às demandas que podem ser pessoais ou laborais. Desse modo, ao cuidar da saúde mental e emocional há ainda:
- redução dos riscos e índices de acidentes;
- menos custos de turnover, faltas e licenças;
- melhoria da qualidade de vida.
Como este tipo de apoio prevê também um olhar holístico sobre o ser humano, é vital também para a melhoria da saúde física e para diminuir as chances de doenças que tem relação com o trabalho como a LER e o Burnout.
Por que investir em uma rede de apoio psicossocial?
Uma rede de apoio psicossocial com foco no atendimento de empresa pode fornecer dados e insights que vão facilitar a adoção de meios eficazes para garantir a saúde integrativa da equipe e uma tomada de ação assertiva para desenvolver:
- um time emocionalmente forte e coeso;
- um clima organizacional harmônico e positivo;
- uma equipe que sabe como buscar resultados.
Este tipo de serviço costuma possuir métricas para avaliar a percepção da qualidade de vida e os riscos de colapsos emocionais e físicos. O que, por sua vez, é vital, para orientar, sobretudo, o RH e o DP em relação à gestão de pessoas e benefícios.
Como funciona a rede de apoio psicossocial nas empresas?
Existem vários formatos de rede de apoio psicossocial para as empresas, de modo geral, eles funcionam com atendimento terapêutico e suporte de conteúdos contínuos. Ou seja, são criados canais para atender os membros do time que podem contar com:
- Psicólogos,
- terapeutas;
- nutricionistas;
- coaches.
Alguns têm suporte presencial, outros, no entanto, usam apenas o formato online, que também apresenta ótimos resultados. Essa disponibilidade de atendimento aos que estão com algum tipo de sofrimento é crucial para a saúde mental.
Os conteúdos, de forma contínua, são essenciais para que eles tenham o conhecimento e as ferramentas para fazer a gestão de suas emoções. O que também melhora a capacidade de se relacionar bem com todos.
O bem-estar corporativo e individual
O suporte dado por este tipo de serviço e\ou iniciativa na grande maioria das vezes tem como grande aliada a inteligência artificial. Com isso, conseguem usar os dados de forma estratégica para manter os níveis de bem-estar elevados.
Sendo assim, podem mapear, inclusive, os riscos de desordens de ansiedade, bem como, depressão, entre outros. Desse modo, as ações para evitar, prevenir e tratar são mais embasadas e, portanto, mais eficazes.
Os momentos e os cuidados
Alguns momentos da vida profissional podem ser mais desafiadores que outros. E apesar de as questões de saúde física e mental, envolverem a todos, é crucial ter apoio para lidar com momentos individuais críticos tais como:
- volta de licença médica ou maternidade;
- a proximidade da aposentadoria;
- os casos de assédio ou discriminação.
O suporte nestes momentos e uma liderança bem treinada podem acolher e guiar as equipes para que todos tenham uma boa qualidade de vida e se sintam valorizados.
O capital humano
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