Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de confiança, empatia e respeito mútuo. Isso, sem contar que, essa é uma aptidão que ajuda a construção de times de alto desempenho.
O que são as habilidades socioemocionais?
As habilidades socioemocionais são as aptidões ligadas ao que a pessoa aprende ao longo da vida. Elas também são conhecidas como softs skills e habilidades interpessoais ou ainda, como as competências que não são cognitivas.
Dessa forma, elas têm relação com as formas que a pessoa encontra de lidar consigo e com suas próprias emoções. Mas também, com o modo como ela se comporta e se comunica com o outro. Assim, são as capacidades que se revelam a partir do:
- pensar;
- sentir;
- agir.
Além disso, são essas aptidões que influenciam de modo direto a forma com que a pessoa traça metas e objetivos, como ela toma as decisões e como reage aos problemas e aos estímulos, pessoais, sociais e também profissionais.
Quais são as habilidades socioemocionais?
Há várias habilidades socioemocionais, desse modo, a maioria dos estudiosos costuma separar elas em grupos. Oliver John, psicólogo e pesquisador do instituto de Personalidade e Pesquisa Social, as classifica em cinco grupos, sendo eles:
- abertura ao novo;
- consciência;
- engajamento;
- amabilidade;
- estabilidade
No grupo da abertura ao novo, está incluso, gostar de aprender, ser curioso, criativo e mostrar interesse. A consciência, está ligada a autogestão, ou seja, a como a pessoa organiza o tempo e as suas tarefas. Bem como, com o seu foco e a sua determinação.
O engajamento, inclui o que se faz de iniciativa própria e o quanto o que é feito é assertivo e o grau de entusiasmo com o que é feito. Enquanto isso, a amabilidade diz respeito a empatia e o modo de tratar o outro
A estabilidade tem relação com a resiliência emocional, ou em outras palavras, como o quanto a pessoa é capaz de fazer a gestão do estresse e dos momentos de frustração, sem perder a confiança que tem em si.
Por que o RH precisa ter pessoas com habilidades socioemocionais?
O RH precisa ter pessoas com habilidades socioemocionais porque elas são essenciais para lidar de forma mais eficiente com os membros das equipes. Além disso, cada dia mais as empresas estão buscando perfis com estas aptidões.
Dessa forma, quem trabalha com Recursos Humanos, passou a buscar pessoas que podem, a partir de um talento natural, suprir esta demanda de mercado e também a selecionar as soft skills conforme a vaga. Por exemplo:
- para as vagas de inovação buscam-se talentos que tenham criatividade
- na área médica é comum que se busque, entre outras coisas, a resiliência;
- para as vagas remotas a autogestão é uma aptidão essencial.
Contudo, um motivo não menos importante é que essas softs skills mais procuradas pelas empresas servem, sobretudo, para melhorar as relações entre os colegas de trabalho, com os clientes e os parceiros comerciais.
Cultura
Outro ponto importante a se considerar durante a busca de candidatos para preencher uma vaga, ou outras partes do processo de contratação, é alinhar as competências socioemocionais ao fit cultural da empresa.
Por exemplo, se um dos pilares da cultura for gente, é bom ter no time pessoas com empatia e boa comunicação. Além disso, por mais que essas aptidões sejam mais caras de desenvolver do que as hard skill, é crucial buscar formas de melhorar elas nos liderados.
Como as lideranças podem melhorar as habilidades socioemocionais?
Uma das formas que as lideranças têm de melhorar as habilidades socioemocionais é fazer a avaliação de desempenho. Isso porque, elas servem para esclarecer melhor, quais os pontos fortes e os pontos fracos de cada membro da equipe.
A partir disso, é possível criar formas de valorizar os pontos fortes e de desenvolver os pontos fracos, em especial, os que são cruciais para que a pessoa esteja alinhada a cultura e aos valores da empresa. Para isso, você pode fazer:
- programas de treinamentos;
- planos de desenvolvimento;
- ações coletivas de conscientização.
Melhorar essas habilidades, que são próprias do ser humano, é essencial para a gestão de pessoas e também são um modo de favorecer a diversidade e a inclusão, pois boa parte das ações neste sentido, envolvem o diálogo, e saber como lidar consigo e com o outro.
Como funciona uma avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho tem início com a escolha dos critérios que serão avaliados e as perguntas que vão compor ela, ou a escolha de modelos já prontos. Depois disso, basta fazer a aplicação.
Isso pode ser feito tanto por meio de perguntas diretas quanto por observação dos gestores. Com as informações em mãos, é hora de dar um feedback individual e traçar um plano de ação adequado.
Inclusão e diversidade
Saber lidar consigo e com o outro é vital para a promoção da inclusão e diversidade, pois facilita o respeito as diferenças e a compreensão dos vários pontos de vista e de experiências de vida.
Na iigual, você tem uma consultoria de inclusão com mais de 20 anos de experiência e uma ampla gama de serviços para as empresas que estão em busca de uma cultura organizacional mais inclusiva e diversa.