er uma equipe de trabalho que sabe se expressar em LIBRAS, pode ser benéfico para a empresa por inúmeros fatores. Entre eles, a melhoria da comunicação com a comunidade surda que faz parte do time interno e também aqueles que são potenciais clientes.
O que é LIBRAS?
LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais que é como o idioma que a comunidade surda do Brasil usa para se comunicar. Em 2002, ela tornou-se uma língua oficial reconhecida pela Lei Federal nº 10.436. Além disso, ela é completa e possui sua própria:
- gramática;
- estrutura;
- vocabulário.
Essa é uma forma de se comunicar que utiliza a linguagem visual-espacial. Ou seja, usa recursos como gestos, expressões faciais e movimentos corporais para transmitir significados.
Vale destacar, que o termo não é universal, pois em cada país há uma língua, por exemplo, em Portugal, as pessoas com deficiência auditiva, usam a Língua Gestual Portuguesa, LGP. E nos Estados Unidos, é a Língua de Sinais Americana LSA.
Por que treinar as equipes em LIBRAS?
Um dos motivos para treinar membros da equipe em LIBRAS é que isso é crucial para o processo de inclusão de surdos no mercado de trabalho. Isto é, ter pessoas que saibam a língua de sinais, permite que quem tem deficiência auditiva possa:
- ter chances iguais de carreira;
- oportunidades equitativas de crescer;
- plena participação na equipe.
Como efeito, há um impacto muito positivo, tanto para aqueles que se comunicam, por meio de sinais e estão chegando ou fazem parte da empresa, quanto para aqueles que irão aprender, pois isso torna a interação entre eles mais eficaz.
Porém, além dos aspectos internos que dizem respeito ao clima no trabalho e a inclusão, existe também a questão de que ela torna possível e facilita o contato com potenciais clientes da comunidade surda.
Qual é a vantagem de saber LIBRAS para a empresa?
Ter um time que sabe LIBRAS na empresa traz inúmeras vantagens. Isso porque permite oferecer suporte na língua de sinais, o que melhora tanto a rotina de comunicação dos membros com surdez, quanto a experiência dos clientes com deficiência auditiva.
Além disso, ela enriquece o time com nova visão de mundo e derruba as barreiras de comunicação entre quem fala e escreve em português e quem usa o mesmo idioma apenas para escrever, mas fala por meio de gestos e outras expressões. Isso contribui para:
- fidelizar clientes;
- construir uma reputação positiva;
- promover uma cultura plural e diversa.
Outro ponto importante, é que isso ajuda a estar quites com as obrigações legais, como a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência, Lei nº 13.146.
Como treinar LIBRAS beneficia as equipes?
O treinamento em LIBRAS pode beneficiar as equipes de várias maneiras. Em primeiro lugar, melhora a comunicação e permite uma interação mais eficaz com colegas de trabalho com surdez, clientes e outras partes interessadas.
Contudo, a novo língua também promove a empatia e a compreensão em relação aos desafios das pessoas surdas. Dessa forma, contribui para um ambiente mais inclusivo, solidário e capaz de ver e apreciar as diferentes culturas.
O aprendizado também pode abrir portas para cargos no emprego, em especial, aqueles que demandam atender clientes ou criar produtos e tecnologias para este público.
Como implantá-la na empresa?
Para implantar LIBRAS na empresa é preciso em primeiro lugar identificar quais setores tem mais urgência em saber a língua de sinais. Ou seja, aqueles em que já há colegas surdos na equipe, bem como, aqueles em que eles interagem com o público.
Após isso, o segundo passo é sensibilizar a equipe sobre a importância da acessibilidade e da inclusão, criando um espaço agradável para que eles possam aprender e praticar. O curso deve contar com:
- bons professores;
- material didático;
- diferentes formatos.
Optar por cursos online ou híbridos pode ser uma excelente escolha, pois assim é possível que mais pessoas participem e também é mais fácil organizar a questão de horários e locomoção.
Contudo, vale lembrar que é vital que eles tenham meios para praticar o conteúdo em situações reais e que é preciso incentivar que eles usem o que aprenderam juntos no trabalho para aprimorar a fluência.
Do básico ao avançado
Assim como acontece quando se precisa adquirir um novo idioma, os cursos da Língua Brasileira de Sinais devem ser feitos em níveis. Desse modo, no nível básico as aulas devem ensinar os termos mais simples para que ele seja capaz de:
- se apresentar;
- pedir e dar informações simples;
- expressar necessidades básicas.
No nível intermediário, o foco é aumentar o vocabulário e a gramática. Fazendo com que o aluno possa se comunicar de forma mais elaborada e fluente. Por fim, no nível avançado, eles aprendem questões mais complexas, como as variações regionais.
Vocabulário profissional
Alguns cursos têm o foco em ensinar sobretudo as palavras e termos mais comuns no campo profissional, ou seja, eles visam oferecer as habilidades para interagir no ambiente de trabalho. Isso pode incluir expressões comuns em:
- vendas;
- negociações;
- reuniões;
- apresentações.
Com isso, os alunos aprendem a sinalizar palavras e frases relevantes para o contexto da empresa, bem como, técnicas para melhorar a relação interpessoal e a solução de problemas específicos do ambiente de trabalho.
Consultoria de inclusão
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