A pergunta de entrevista de emprego pode pegar o candidato de surpresa e, assim, ter um impacto na decisão final do recrutador. Por isso, o texto a seguir te ajuda a responder qualquer pergunta de forma assertiva e se sair bem nessa etapa inicial. Leia e saiba mais.
Quais são os tipos mais comuns de pergunta de entrevista de emprego?
Os tipos mais comuns de pergunta de entrevista de emprego tem foco nas competências técnicas. Além disso, o recrutador por querer saber sobre a sua motivação e o seu interesse na vaga, bem como entender como você lida com desafios. Veja exemplos a seguir.
“Como você se adapta ao ambiente de trabalho?”
Essa pergunta tem o objetivo de saber o tempo que você leva para se adaptar ao ambiente de trabalho, bem como de que forma você lida com a nova rotina. No caso de pessoas com deficiência, ajuda a entender os limites do candidato e criar práticas inclusivas nos setores.
“Como você lida com trabalho sob pressão?”
A rotina de trabalho pode exigir um certo preparo para lidar com situações de pressão e de prazos apertados. Desse modo, o recrutador pode sondar sobre a sua aptidão e até mesmo pedir para você citar algum momento em que precisou trabalhar nessas condições.
“O que o atrai para trabalhar nesta empresa?”
O cerne dessa pergunta está em entender não só a superficialidade do interesse na vaga, mas também a razão por trás da sua candidatura. Isso pode incluir aspectos como:
- reputação da empresa;
- impacto no mercado;
- compromisso com a diversidade e inclusão;
- chances de crescimento que oferece aos funcionários.
“Quais são os seus objetivos de carreira?”
Por fim, a empresa quer entender os objetivos de longo prazo do candidato em relação ao crescimento na carreira e as contribuições que desejam fazer para a empresa.
Além disso, ela busca saber como você planeja contribuir para o sucesso da organização, seja por meio de suas habilidades técnicas, liderança, criatividade ou aptidão em resolver problemas.
Como responder qualquer pergunta de entrevista de emprego de forma assertiva?
Para responder qualquer pergunta de entrevista de emprego, antes de tudo, você precisa entendê-la e responder de forma lógica. Além disso, seja conciso e direto, use exemplos reais e mostre confiança. Veja a seguir algumas dicas cruciais.
Entenda a pergunta
Ouça com atenção a pergunta e certifique-se de entender o que está sendo perguntado. Se for preciso, então, peça esclarecimentos para garantir que você está na mesma página que o entrevistador e não fuja do assunto.
Dê uma resposta lógica
Organize a sua resposta de forma lógica e clara, pois isso ajuda a transmitir suas ideias de forma mais eficaz. No entanto, não se prolongue muito na resposta. Para isso, aliás, você pode seguir uma estrutura que inclui:
- introdução;
- desenvolvimento;
- conclusão.
Seja conciso e direto
Evite respostas muito longas e confusas, em vez disso, seja objetivo e vá direto ao ponto, destacando os principais pontos que respondem à questão. Uma dica crucial é focar nessa pergunta, ou seja, não pensar na anterior e nem na seguinte.
Use exemplos reais
Apoie a sua resposta com exemplos reais de sua experiência ou conquistas passadas. Isso torna a sua explicação mais tangível, ao passo que mostra as suas habilidades de maneira prática e o recrutador nota que você tem domínio para falar sobre certos assuntos.
Mostre confiança
Ninguém pode falar melhor sobre as suas experiências do que você mesmo, então, mostre confiança ao responder e confie no processo. Mantenha uma postura positiva e evite usar termos negativos ou auto depreciativos, pois isso pode te eliminar da vaga.
Como a pergunta de entrevista de emprego impacta na seleção?
A pergunta de entrevista de emprego ajuda a saber se você está apto a assumir o cargo, ao passo que avalia as suas habilidades. Do mesmo modo, ajuda na compreensão dos candidatos e tem impacto na decisão final.
Relevância para o cargo
As perguntas se alinham com as habilidades e competências que você deve ter para ocupar o cargo em questão. Desse modo, elas ajudam os entrevistadores a avaliar se o candidato possui as aptidões ideais para realizar as funções do cargo de forma plena.
Avaliação de habilidades
As perguntas servem para avaliar as habilidades técnicas, bem como as comportamentais e as experiências do candidato em áreas correlatas ao cargo. Por isso, as respostas dadas podem ajudar a definir a sua adequação para a posição em termos de:
- noções;
- vivências;
- capacidades.
Compreensão dos candidatos
Elas também fazem com que os entrevistadores entendam melhor o candidato, como, por exemplo, detalhes sobre a sua personalidade, motivações, estilo de trabalho e valores. Isso é vital para definir se o perfil se alinha à cultura da empresa e com seus objetivos e valores.
Impacto na decisão final
As respostas têm um impacto direto na decisão final de contratação, isso porque, quem faz a seleção, avalia o que foi falado em relação aos critérios já definidos e usa esses dados para tomar uma decisão com base na descrição de cargo.
Como lidar com uma pergunta de entrevista de emprego complexa?
Ao lidar com uma pergunta de entrevista de emprego complexa, é crucial manter a calma e a compostura. Comece por entender a pergunta, assim como avaliar os principais pontos que devem ser abordados.
Se preciso, tire dúvidas com o recrutador para garantir que você entendeu, de fato, o que ele quer saber. Mostre confiança em suas habilidades e capacidade de lidar com desafios, e não hesite em falar sobre o seu processo de pensamento ao responder.