A descrição de cargo é um tipo de documento muito útil para o profissional hoje em dia. Afinal, ele ajuda a entender quais as obrigações de cada função. Dessa forma, entenda aqui como fazer esse processo de forma prática e inclusiva.
O que é a descrição de cargo?
É um tipo de documentação que deixa claro as tarefas e atribuições de cada profissional de uma empresa. Dessa forma, seu grande objetivo é informar para o funcionário o que ele deve fazer no seu cargo, sempre de modo transparente.
Dito isso, na descrição de cargo deve ter tudo o que será necessário para o trabalho no dia a dia. Inclusive, caso algum conhecimento específico seja requisitado.
Esse documento é muito importante para preencher bem os requisitos para divulgar uma vaga. Ainda mais, ajuda na hora de criar uma padronização, o que torna tudo mais ágil para o setor de recursos humanos.
Isso porque sempre que um cargo é bem descrito, fica mais fácil entender as aspirações do mercado. Dessa forma, também identifica-se melhores propostas de valorização profissional.
Por essa razão, toda vez que o perfil de um negócio muda, as descrições dos cargos também devem sofrer alterações.
Quem é responsável por criar a descrição de cargo?
Muitas pessoas acreditam que essa é uma função do RH estratégico. Afinal, esse setor lida com a gestão de pessoas, suas obrigações e direitos. No entanto, aqui é necessário a participação de mais profissionais.
Por exemplo, imagine um cargo que exija formação específica e conhecimentos muito detalhados. Dessa forma, apenas pessoas da área, em geral, gestores, podem descrever bem isso
É por isso que o RH fica mais com o trabalho de coletar dados. Além disso, ele deve compilar tudo e inserir as informações importantes. Assim, só após isso o documento pode ser estruturado.
Desenho de cargos
Consiste na estrutura de cada cargo em um certo negócio. Portanto, para que isso aconteça, você precisa descrever 4 elementos essenciais:
- Os subordinados do profissional referente ao cargo;
- Quem é o superior imediato do profissional que irá ocupar o cargo;
- Quais as tarefas que serão de responsabilidade do profissional;
- Quais os processos e métodos importantes para a execução do trabalho.
Como fazer a descrição de cargo de forma inclusiva?
Para fazer uma descrição de cargo de maneira inclusiva, você precisa se atentar a pontos como a identificação. No entanto, outros detalhes se destacam nesse processo, confira os principais logo abaixo:
- Identificação;
- Montagem do organograma;
- Missão e objetivo;
- Tarefas exercidas;
- Vivência profissional;
- Formação acadêmica;
- Descrição de competências.
1- Identificação
Aqui você deve colocar o nome do cargo. Inclusive, toda a nomenclatura precisa ser adequada ao que já é usada no mercado. Ainda mais, não se deve criar nomes diferentes para vagas iguais.
Isso costuma gerar confusão, sem contar que não é um processo inclusivo. Além disso, cargos que têm nome em inglês devem seguir a mesma lógica.
2- Montagem do organograma
Essa etapa tem o intuito de deixar claro qual é a posição do cargo dentro da hierarquia do negócio. Então, é aqui que se entende para quem deve ser reportado e quais os superiores.
Ter isso bem definido ajuda muito os recrutadores. Afinal, eles vão saber qual o nível de experiência que a vaga requer. Assim, podem avaliar os currículos com mais precisão.
3- Missão e objetivo
É essencial deixar claro qual o objetivo do cargo e o que se espera dele. Além disso, nessa parte você também deve indicar potenciais ou limitações da vaga.
4- Tarefas exercidas
Qualquer cargo bem descrito precisa conter todas as tarefas que devem ser executadas pelos profissionais. Dessa forma, fica muito mais fácil analisar questões como produtividade e engajamento do funcionário.
5- Vivência profissional
Não é novidade para ninguém que alguns cargos não necessitam de uma ampla experiência. No entanto, o contrário também acontece bastante. É por isso que o nível de vivência é uma condição presente em diversos processos seletivos.
6- Formação acadêmica
A formação acadêmica costuma ser exigida quando o cargo necessita que o profissional tenha habilidades específicas. Então, os níveis podem ir de médio até superior. De todo modo, tudo tem que ser bem detalhado para evitar imprevistos.
7- Descrição de competências
Todo cargo exige um certas competências comportamentais e técnicas. Assim, esse deve ser um grande foco no processo de descrição. Afinal, detalhar isso ajuda a empresa a selecionar os profissionais com um bom critério.
Por que fazer a descrição de cargo?
Existem diversos motivos que justificam a descrição de cargo, como o recrutamento inteligente. Dessa forma, entenda melhor sobre essas razões logo abaixo.
1- Recrutamento
Cargos bem descritos ajudam o setor de RH a fazer um recrutamento mais justo e inclusivo. Assim, a triagem de currículos fica mais simples e tudo acontece de modo ágil e prático.
2- Auditores
Diversos auditores costumam visitar o RH e exigir documentos de funcionários. Dessa forma, ter esse tipo de documento em mãos é essencial para avaliar se todos os profissionais não estão em situação de discrepância.
3- Análise de competências
Fazer uma boa análise das competências de cada funcionário é essencial para que se tenha uma noção do potencial de um time. Assim, tanto o profissional ganha com isso, quanto o próprio negócio em si.
Vale a pena investir na descrição de cargo?
Hoje em dia, apostar na descrição de cargo é algo que não se deve descuidar. Assim, ter todos os detalhes bem claros é importante para que todo o processo ocorra de forma inclusiva.
Isso é benéfico tanto para a empresa quanto para o empregador. Portanto, analise bem cada aspecto abordado até aqui e veja como fazer isso da melhor maneira possível.