O trabalho home office tem se tornado cada vez mais popular ao longo destes últimos anos. Isso porque, trabalhar em casa é uma forma de exercer suas funções de modo mais flexível e também acessível para muitos. Inclusive, para pessoas com deficiência.
O que saber antes de buscar vagas de trabalho home office?
Ao buscar vagas de trabalho home office ou remoto, a pessoa com deficiência deve levar em conta os pontos que impactam na transição para este modelo de atuação. Ou seja, antes de tudo, é crucial que o candidato conheça tanto suas aptidões quanto limitações.
Isso inclui entender entre outras coisas se a deficiência afeta a execução das tarefas diárias. Bem como, quais serão os recursos e adaptações para trabalhar de casa. Isso porque, este tipo de vaga pode pedir que você tenha, por exemplo:
- boa internet;
- computador;
- ambiente sem ruídos.
Estes são requisitos comuns na grande maioria das vagas deste tipo. Assim, antes mesmo de buscar um emprego, é preciso observar se a transição é viável e quais são as formas de contornar os desafios que podem surgir ao trabalhar de casa.
Pesquise empresas inclusivas
Ao buscar uma vaga de trabalho remoto é crucial pesquisar empresas que tenham em seu histórico políticas de inclusão. Bem como, as que mostram estar alinhadas de forma genuína com aquilo que é plural e diverso.
Isso porque, as marcas que já têm programas de acesso e recursos adicionais para trabalhar com pessoas com deficiência, possuem ferramentas e tecnologias, que permitem uma dinâmica fluida para executar as tarefas de rotina.
Quais são as vagas de trabalho home office para pessoas com deficiência?
As vagas de trabalho home office para as pessoas com deficiência são as mais diversas. Assim, incluem desde opções na área de vendas até no setor de programação. Ou seja, há empregos em vários segmentos distintos e para muitas funções diferentes.
Em outras palavras, não há uma relação direta que indica que uma vaga possa ser melhor que a outra. Assim, há que se procurar aquelas que mais ressoam com as habilidades e competências que o candidato tem e a empresa precisa.
Porém, é evidente que, de forma geral, serviços de atendimento ao cliente e de suporte técnico, estão entre aqueles que mais têm vagas para trabalhar de forma remota. Contudo, há chances de emprego em muitos setores.
Além disso, os trabalhos podem ser tanto para quem está começando quanto para outras fases da carreira. Isto é, há vagas para, por exemplo, jovem aprendiz e também para especialistas. Então, busque o cargo que mais combina com o seu perfil.
Serviços de atendimento ao cliente virtual
Com o aumento da demanda do uso de internet para realizar os mais diversos tipos de compras de produtos e serviços, muitas empresas têm adotado serviços de atendimento ao cliente virtual.
Neste tipo de trabalho é possível atender clientes de forma remota por telefone, chat ou e-mail. Assim, essas posições são ideais para pessoas com deficiência que podem enfrentar dificuldades de mobilidade ou de interação presencial.
Como passar na seleção de trabalho home office?
Durante o processo de entrevista para o trabalho home office e negociação de contrato, é crucial ser claro e conciso. Ou seja, é preciso comunicar de forma aberta suas necessidades únicas e expectativas em relação ao emprego remoto.
Isso inclui discutir questões que têm relação com o acesso ao sistema de trabalho, bem como, as adaptações que possam ser necessárias. Também quaisquer outros aspectos relevantes com relação à sua deficiência.
Trabalhar em casa requer uma boa dose de autodisciplina e autogestão. Portanto, no processo de seleção mostre que você está confortável com a ideia de trabalhar de forma independente e que sabe gerenciar seu próprio tempo e tarefas.
Se não estiver seguro quanto ao que falar ou como se expressar, veja vídeos com dicas úteis de como se portar durante a entrevista com o RH. Treinar as falas no espelho ou com amigos pode ser valioso.
Conexão e suporte
Embora o trabalho remoto ofereça muitas vantagens, pode ser isolado em comparação com um ambiente de trabalho tradicional. Então, procure manter conexões sociais por meio de redes online, grupos de apoio ou comunidades na sua área de atuação.
Além disso, observe se a empresa oferece suporte adequado aos membros das suas equipes remotas, como contato regular, treinos, cursos e recursos de saúde mental.
Como organizar a rotina de trabalho home office?
Uma das principais dicas para organizar a rotina de trabalho home office é ter um horário regular para começar e terminar as tarefas do dia. Pois, isso ajuda a criar uma estrutura diária e a separar de forma mais clara o período de trabalho do tempo livre.
Além disso, reserve um espaço em sua casa exclusivo para o trabalho. Isso pode ser uma mesa ou uma área tranquila onde você possa se concentrar sem distrações. Também garanta que o ambiente seja:
- confortável;
- organizado;
- livre de ruídos.
Para começar o trabalho, faça uma lista de tarefas para fazer durante o dia. Depois disso, priorize as que são mais importantes e defina metas realistas para cada uma delas. Isso ajudará a manter o foco e a garantir que você alcance seus objetivos diários.
Mesas e cadeiras que tornem mais fácil manter uma postura correta e também que possam acomodar todos os itens que você vai precisar durante o dia são essenciais. Pois, ajudam a manter a saúde e o bem-estar.