Após terminar o seu processo de seleção, é hora de dar boas-vindas aos seus funcionários. Por isso, veja a seguir algumas dicas interessantes para concluir essa etapa e facilitar o processo de inclusão das pessoas no seu negócio.
Por que dar boas-vindas aos colaboradores?
O ato de dar boas-vindas é importante, porque é a partir dele que se pode inserir o colaborador na empresa. Assim, essa é a chance ideal de fazer com que eles conheçam a missão e os valores que a mesma defende.
Ninguém quer entrar em um ambiente tóxico, sem conhecer nada e seguir para o seu posto de trabalho sem conhecer ao menos o prédio. Dessa forma, mesmo na gestão de equipes remotas, vale a pena receber as pessoas com deficiência de um jeito que lhes mostre:
- clima da empresa;
- qualidade de vida no ambiente de trabalho;
- chances de crescer.
Existem muitas ideias e práticas criativas sobre como receber novos funcionários de modo correto. Então, a seguir estão algumas dicas que podem te ajudar a lidar com esse momento e passar a melhor impressão possível.
Como dar boas-vindas ao novo colaborador?
As boas-vindas são um processo delicado quando não se sabe como fazer de maneira inclusiva. Portanto, é bom criar uma ótima primeira impressão em quem ingressará na equipe. Então, vale a pena ver algumas práticas, como as que estão descritas abaixo.
Faça um comunicado oficial
A primeira boa prática que você deve ter é comunicar a todos que novos funcionários se juntarão à equipe. Assim, essa deve ser uma fala simples, mas, que os prepare para receber novas pessoas e ser receptivo a elas.
Isso permite que quem já está na organização transmita a sensação de como é fazer parte do grupo. Então, mesmo se sua equipe for remota, o anúncio oficial ainda é importante, mesmo que seja via e-mail, chat ou qualquer outro canal de comunicação oficial.
Use pequenas frases e expressões que ajudem a mostrar esse sentimento de recepção. Dessa forma, você também pode escolher algumas palavras, como, por exemplo:
- “Seja bem-vindo! Acreditamos que agregará muito a nossa equipe.”;
- “Nosso grupo te dá as boas-vindas. Estamos muito felizes em te ter conosco.”;
- “Sinta-se em casa e seja bem-vindo! Contamos com você.”.
E-mail ou carta de bem-vindo
Mande um e-mail ou uma carta para fazer com que o novo colaborador se sinta a vontade. Portanto, mesmo que seja um ato simples, ajuda muito a adaptar o seu futuro e estimular seu senso de lugar.
Tour de apresentação
Convide o funcionário para um tour onde apresentará os setores e grupos, para que ele se familiarize com os novos locais. Assim, sua meta deve ser apresentar novos colaboradores aos veteranos e ao ambiente de trabalho, onde se deve falar sobre equidade significado.
Você também pode levar os recém-chegados para visitar as instalações da marca, para que ele sabe por onde andar.
No entanto, seu modo de agir depende da função do novo profissional, mas, vale a pena mostrar todo o processo e explique a missão e os valores da empresa.
Kit personalizado
Dar um kit personalizado da organização com uma carta de boas-vindas é importante. Isso porque, é um sistema capaz de integrar os funcionários de modo claro, para que eles se sintam parte do time.
Isso serve para que eles entendam mais sobre como funciona a cultura da empresa. Dessa forma, os destaques dessa integração inclui itens como:
- material de escritório;
- cartão com créditos para as plataformas que se conectem a empresa;
- adesivos para personalizar o notebook.
É comum que se envie também uma carta assinada pelo CEO, para a pessoa saber que tem importância. Então, é uma chance única de fazer com que ele se encante pelo ambiente de trabalho.
Coloque-o nos canais de comunicação
Um caminho natural das boas-vindas é que se insira o profissional em seus canais de comunicação. Por isso, vale a pena colocar os funcionários nos canais oficiais da empresa, para que ele possa se integrar mais fácil.
Na verdade, não importa quais ideias você use para integrar as pessoas, desde que todo o treinamento inicial seja rápido. Assim, aproveite esta chance para ser claro e abrir um caminho de diálogo onde a pessoa se sinta a vontade para tirar dúvidas e compartilhar experiências.
Como se preparar?
Tenha um plano estruturado para receber o novo profissional, onde você possa garantir o básico. Dessa forma, seja acessível, foque nas relações e explique o seu papel no contexto da empresa. Portanto, use esses canais para definir deveres e direitos humanos.
Seja acessível
Os novos funcionários podem ter dificuldades para se adaptar nos primeiros dias. Por isso, além das boas-vindas, você deve ter um caminho para incluí-los para que se tenha um bom desempenho.
Esclareça todas as dúvidas e estimule perguntas para organizar chats de modo regular para mostrar seu interesse no desenvolvimento profissional. Então, sua meta deve ser fornecer chances para tirar dúvidas e incluir as pessoas no dia a dia do negócio.
Por que dar boas-vindas ao colaborador é fundamental?
Dar as boas-vindas é um bom processo para introduzir novos funcionários e melhorar a relação com a equipe. Assim, isso ajuda a ampliar a produtividade e o engajamento, gerar confiança e sinergia entre o grupo.
Remova obstáculos de comunicação para ele possa se adaptar à empresa quanto antes. Portanto, tente ampliar as chances de resultados positivos, a fim de reduzir o índice de rotatividade entre o seu time.
As marcas que se comprometem em fazer com que os novos trabalhadores tenham uma boa integração são as mais desejadas para se trabalhar. Além disso, atrai os melhores talentos e se torna uma equipe de alto valor.