A acessibilidade instrumental é um aspecto relevante para a sociedade. Isso porque, ela faz com que todos consigam ter acesso a várias áreas cruciais para a vida, como o ensino, emprego e outros. Então, se você quer promovê-la na sua empresa, saiba como.
O que é a acessibilidade instrumental?
A acessibilidade instrumental é um conjunto de estratégias cujo foco é fazer com que todos usem os recursos disponíveis. Ou seja, na prática, significa que ela cria meios para que pessoas com deficiência consigam ter acesso a vários itens.
Um bom exemplo do que foi citado é o teclado em libras. Afinal, ele é um dispositivo que foi adaptado para que pessoas com deficiência visual possam digitar.
Qual é a importância da acessibilidade instrumental para a inclusão?
A acessibilidade instrumental faz com que as pessoas com deficiência consigam participar de forma ativa nas empresas. Logo, elas podem ter bons empregos, estudar e mais. Além disso, ela ajuda em outros fatores, como:
- melhora a qualidade de vida;
- ajuda a cumprir com os direitos humanos;
- facilita a inclusão econômica;
- incentiva a inovação;
- torna a educação inclusiva;
- promove a empatia.
Na prática, ela ajuda a sociedade a evoluir de forma geral. Assim, torna o mundo mais justo e harmônico para todos. Inclusive, vale citar que ela é crucial para quebrar vários estigmas.
Quando as pessoas com deficiência têm acesso aos recursos que todos possuem, elas podem mostrar a sua capacidade. Desse modo, podem contribuir muito para o dia a dia no local de trabalho.
Devido ao que foi citado, cada vez mais as empresas estão investindo em meios para tornar o ambiente mais acessível. Assim, elas conseguem captar bons talentos e promover a equidade. Ou seja, na prática, só há vantagens.
Como inserir a acessibilidade instrumental na empresa?
Para inserir a acessibilidade instrumental na empresa é preciso revisar a sua política. Isso porque, ela precisa validar essa nova realidade. Então, peça para que o seu time de RH faça essa análise com atenção.
Isso vai mostrar como o time de forma geral deve agir. Desse modo, se ele não for inclusivo, todos vão seguir o mesmo fluxo e por isso, é crucial mudar. Além disso, será preciso tomar outras medidas, como:
- ter uma equipe que promova a acessibilidade;
- realizar treinos regulares;
- avaliar o que deve mudar.
Pergunte ao seu time sobre as mudanças aplicadas. Assim, eles vão te mostrar se está funcionando e o que precisa melhorar. Mas, claro que para isso é crucial criar um ambiente seguro.
O primeiro passo é mostrar que há uma intenção real em trazer melhorias. A partir disso, então, eles vão ver que a proposta é apenas nesse sentido. Além disso, uma boa dica é promover dinâmicas, porque elas ajudam a quebrar o clima e a unir a equipe.
Equipe que promova a acessibilidade
Para tornar a ação mais eficiente, crie um grupo de pessoas que têm interesse no tema. Inclusive, uma boa dica é priorizar os grupos de minorias. Afinal, ninguém melhor do que eles para ver o que precisa mudar.
É preciso ceder um tempo durante a semana para que eles discutam ideias de forma física e virtual. Então, antes de tudo, se planeje para ter esse desfalque por um período do dia.
Crie grupos virtuais que tenham esse propósito e espalhe a notícia por toda empresa. Desse modo, quem tiver o interesse vai saber do projeto e se inscrever. Além disso, quando as sugestões chegarem, nunca demonstre desinteresse.
As pessoas são criativas quando se sentem motivadas. Mas, na sociedade, algumas ideias são descartadas de forma imediata, causando desconforto. Então, faça uma análise para poder dar uma posição e caso seja uma negativa, fale com o indivíduo.
Treinamentos
Quando algo novo chega à empresa, todos precisam se adaptar a ele. Desse modo, é crucial promover treinamento de integração e outros. Mas, para dar certo, ele precisa ter um bom conteúdo atualizado.
Antes de criar uma ação que tenha a meta de capacitar as pessoas sobre o tema, estude sobre o que será oferecido. Desse modo, você terá a certeza que ele vai cumprir o que precisa para atingir a meta.
Aos poucos, será possível ver que as pessoas estão mudando a sua forma de pensar sobre o assunto. Além disso, elas verão que essa é uma mudança necessária para o mundo e todos devem lutar por ela.
O que precisa mudar?
A forma de executar alguns processos deve mudar, por exemplo, criar um recrutamento inteligente. Isso porque, ainda há muitas empresas que fazem todas as etapas de forma padrão. Mas, elas não são viáveis para todos os grupos.
Acontece que, hoje em dia, já há ferramentas e práticas que tornam a busca pela vaga mais acessível. Assim, você vai atingir mais pessoas, ou seja, a primeira coisa a fazer é ampliar a visão.
Durante esse processo, a figura do líder inclusivo é crucial. Já que, ele vai estudar, analisar e propor ações que tornem o ambiente mais acessível com o uso dos instrumentos disponíveis. Portanto, na hora de contratar alguém, é crucial ver o que ela pensa sobre a causa.
Tecnologia adaptada
A tecnologia adaptada é algo que toda empresa deve investir. Afinal, com ela, pessoas com todos os tipos de deficiência vão poder executar as suas funções. Mas, para isso, antes é preciso:
- preparar o financeiro;
- analisar todo o ambiente.
Com os dois pontos citados, você vai saber o que deve e pode ser feito. Inclusive, caso não haja um bom capital disponível, comece aos poucos com coisas que não vão trazer um grande impacto. Além disso, avalie o que, de fato, precisa mudar.
Vale a pena inserir a acessibilidade instrumental na empresa?
Ao inserir a acessibilidade instrumental na empresa, você está ajudando o mundo a evoluir e por isso, vale muito a pena. Assim, será possível criar um ambiente mais justo, que preza pela equidade e acredita que todos devem ter a chance de alcançar suas metas de carreira.