A gestão de talentos é crucial para a empresa que deseja ser inclusiva e se manter como um destaque no mercado. Afinal, ela ajuda a identificar pessoas que podem agregar para o negócio de forma imensurável. Mas, para que isso fique mais claro, veja mais sobre o tema.
O que é a gestão de talentos?
A gestão de talentos é o compromisso estratégico que visa atrair, reter e aprimorar pessoas com grandes potenciais na empresa. Inclusive, para funcionar, ele deve focar apenas nas habilidades do indivíduo.
Ao contrário do passado, hoje em dia, as empresas entendem que para ter bons resultados, investir e acreditar nas pessoas é o único caminho. Assim, elas se sentirão motivadas na busca por soluções inovadoras.
Qual é a importância da gestão de talentos no processo de inclusão?
A gestão de talentos mostra para o mundo que pessoas com deficiência possuem a mesma capacidade de brilhar. Desse modo, o que muitas vezes falta, é a chance de mostrar ou aprimorar as suas habilidades. Além disso, de forma específica, ela:
- melhora o desempenho de toda a equipe;
- eleva a reputação da marca;
- promove a equidade no mundo.
Este tipo de gestão ajuda a criar um ambiente onde todos têm a mesma oportunidade de crescer. Portanto, ele é crucial para a inclusão e diversidade, por isso, tem cada vez mais destaque no mundo.
Quais são os processos atrelados à gestão de talentos?
Um dos processos atrelados à gestão de talentos é mapear os perfis em potencial. Ou seja, entender o que a sua empresa de fato precisa. Além disso, há outras etapas, como:
- atrair e selecionar;
- desenvolver de forma contínua;
- criar um plano de carreira sólido;
- aprender a reter talentos;
- acompanhar os resultados.
Cada etapa citada é crucial para aplicar a técnica com eficácia no seu negócio. Desse modo, se você tem o interesse em ter uma empresa inclusiva e que tenha times que façam entregas de alta qualidade, veja como cada uma delas funciona.
Atração de talentos
Quando você definir as habilidades que cada setor da sua empresa precisa, significa que chegou o momento de atrair talentos. Então, para isso, crie um recrutamento externo ou interno inclusivos, que chame a atenção de todos.
Durante esse processo, é crucial que o RH invista em acessibilidade. Desse modo, verifique se as instalações do negócio são viáveis para todos os grupos. Inclusive, caso inicie um processo seletivo, avalie a chance de fazer ele online.
Seleção justa
Para fazer uma seleção justa, o RH inclusivo precisa passar por treinamentos regulares. Assim, eles vão aprender como selecionar os talentos com base apenas nas habilidades. Ou seja, renunciando às características externas.
Como desenvolver bons talentos de forma contínua?
A única forma de desenvolver talentos de forma contínua na equipe é investindo nos funcionários. Logo, sempre ofereça cursos e programas de treinamento que ajudem a estimular as habilidades.
Caso a sua intenção seja incentivar pessoas que ainda não fazem parte da empresa, você pode oferecer cursos ou oficinas gratuitas. Além disso, pode fazer parceria com instituições que capacitam pessoas com deficiência ou outros grupos diversos.
Plano de carreira sólido
Quando você oferece um plano de carreira sólido, os funcionários conseguem se ver na empresa por um longo período. Desse modo, eles sentem vontade de sempre entregar o melhor, o que ajuda a aprimorar bons talentos.
Promova feedbacks
Para ajudar ainda mais nesse aspecto, sempre dê feedbacks claros sobre o desempenho de cada pessoa. Assim, eles vão saber o que precisa melhorar para atingir a meta, que pode ser uma promoção ou realocação.
Como reter bons talentos?
Uma empresa que tenha uma política clara e inclusiva consegue reter bons talentos com facilidade. Entretanto, claro que apenas isso não é o bastante. Isso porque, na prática, será crucial:
- fornecer apoio a saúde mental do time;
- criar uma liderança humanizada e inclusiva;
- realizar programas de recompensas.
Nunca esqueça de pedir a opinião do time sobre os processos que estão ocorrendo na empresa. Desse modo, será possível enxergar o que precisa melhorar. Inclusive, em relação à inclusão, é sempre bom buscar o feedback de pessoas com deficiência.
Muitas vezes, quem faz parte de um grupo diverso consegue enxergar pontos no dia a dia que passam despercebidos. Portanto, para tornar o ambiente ainda mais acolhedor e produtivo, sempre faça uma pesquisa de campo com elas.
Estimule a fala dos mais tímidos
Alguns funcionários, apesar de serem exemplares, possuem uma grande dificuldade em se expressar. Então, nesse caso, o ideal é criar dinâmicas em grupo que tenham a meta de quebrar essa tensão.
Na hora de criar a atividade, lembre-se de decidir por algo que seja possível para todo o time. Ou seja, se houver uma pessoa com deficiência visual ou auditiva, lembre-se sempre de buscar algo que se adeque a ela.
Por que acompanhar as métricas?
As métricas mostram se a sua estratégia está funcionando. Portanto, use os indicadores de desempenho para conseguir corrigir erros e manter os bons resultados.
Quais as melhores ferramentas para a gestão de talentos?
O HRMS é uma das melhores ferramentas para a gestão de talentos. Isso porque, ela oferece soluções eficazes para gerenciar todos os aspectos do RH. Além disso, você pode investir no:
- Greenhouse e JazzHR;
- Eightfold AI e o Avature.
No mercado, há várias ferramentas que vão te ajudar a executar o processo com precisão. Desse modo, se você quer melhorar os resultados da sua empresa e criar um mundo mais justo para todos, esse é um ótimo caminho.