A comunicação interpessoal é um aspecto essencial no ambiente de trabalho, porque evita mal-entendidos e retrabalho. Além disso, é uma soft skill vital para promover a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas.
O que é a comunicação interpessoal?
A comunicação interpessoal consiste na troca de mensagens entre duas ou mais pessoas, seja ela verbal ou não verbal, como, por exemplo, por meio de:
- gestos e linguagem do corpo;
- textos;
- imagens e vídeos.
Esse tipo de interação está presente em todos os tipos de relações pessoais, como na família, entre amigos e também no trabalho. A internet trouxe essa realidade, uma vez que hoje é possível conversar com pessoas em tempo real mesmo à distância.
A partir desse tipo de recurso pode-se realizar processos de seleção virtual, por exemplo. Neste caso, saber se comunicar bem é ainda mais crucial, já que a interação física fica limitada.
Quais são os seus elementos principais?
Na interação entre duas ou mais pessoas, se observam alguns elementos básicos, que podem impactar na forma como se recebe a mensagem, sendo eles:
- emissor, ou seja, aquele que emite a fala;
- mensagem, o conteúdo em si;
- canal, que consiste no meio de transmissão, por exemplo, o telefone;
- código, o idioma escolhido;
- receptor, a pessoa que recebe a mensagem.
Por último também há a retroalimentação, que nada mais é do que a checagem de que o receptor entendeu o informe. Em uma conversa regular, emissor e receptor se alternam em seus papéis, uma vez que ora falam e depois ouvem o retorno do outro.
Quais são os tipos de comunicação interpessoal?
Há três tipos, que são a comunicação verbal e não verbal, além da paraverbal, sendo que a diferença entre elas está em como é direcionada. Veja a seguir quais são as características entre cada uma:
- verbal, é aquela que ocorre pela fala, como uma conversa ou palestra, por exemplo;
- não verbal, usa recursos como a linguagem do corpo, gestos ou até mesmo LIBRAS;
- a paraverbal se refere ao tom de voz, bem como pausas e expressões.
Como a comunicação interpessoal ajuda a incluir pessoas com deficiência?
Com uma comunicação interpessoal eficiente fica mais fácil ajudar na adaptação de pessoas com deficiência. Assim, no trabalho essa é uma iniciativa muito positiva, que pode ser vista em ações como:
- entender porque fazer a adaptação do espaço para torná-lo acessível;
- ouvir da pessoa quais são os seus interesses e projetos;
- auxiliar nas dúvidas que surjam no dia a dia;
- transmitir as informações certas para a execução das tarefas.
Outro ponto positivo é que a melhoria na comunicação permite dar feedbacks mais efetivos, com respeito às condições de cada pessoa.
Adaptação em diversos formatos
Não apenas na interação verbal, em que é preciso adaptar a fala segundo o receptor, o mesmo deve ocorrer nos demais canais. Dessa forma, em uma interação por vídeo ou reunião online, pode-se usar recursos de legendas, por exemplo.
Isso aumenta o alcance da mensagem também para aquelas pessoas com problemas auditivos e garante que seja acessível a todos.
Como melhorar a comunicação interpessoal com pessoas com deficiência?
O primeiro passo para a comunicação interpessoal com esse público é entender quem é o receptor. Ou seja, é preciso conhecer qual é o tipo de deficiência para se adaptar conforme preciso na fala ou na forma como se posiciona para que a conversa flua bem.
Ao se dirigir a uma pessoa em cadeira de rodas, por exemplo, o ideal é que se poste de frente para ela e mantenha o contato visual. Já alguém com deficiência visual, se faça perceber e não eleve o tom de voz, exceto se ela tiver também um problema de audição.
Pratique a escuta ativa
Aplicar a escuta ativa é essencial para uma boa comunicação, por isso, ao tratar com um colega com deficiência, vale seguir algumas dicas simples como:
- deixar a pessoa falar em seu próprio ritmo, sem apressá-la;
- ouvir sobre como ajudar quando for preciso.
Cuide da postura
Ao tratar com uma pessoa com deficiência auditiva, por exemplo, a comunicação não verbal é ainda mais relevante. Assim, o ideal é se manter de frente para o interlocutor e evitar levar a mão à boca ou criar barreiras que atrapalhem a leitura dos lábios.
Esteja sempre disposto a aprender
Lidar com uma realidade diferente requer empatia para entender os desafios do outro e também a capacidade de aprender e corrigir posturas errôneas. Por isso, é preciso estar aberto à interação, pois isso permite rever conceitos e melhorar o convívio com os demais.
Como a empresa pode incentivar a comunicação interpessoal?
É possível investir em palestras e treinos internos, a fim de melhorar a comunicação interpessoal. Com isso, pode-se ter uma grande melhora no ambiente de trabalho, uma vez que todos conseguem expor de forma clara as suas ideias.
Neste ponto, também é essencial dar espaço para que todos os membros possam falar e pedir ajuda quando precisar. Assim, a equipe terá um incentivo para colaborarem entre si, o que tende a aumentar os resultados nas entregas.
Caso precise de suporte, a IIGUAL é uma empresa que oferece consultoria voltada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por isso, tem expertise para orientar esse processo de melhoria interna em todos os setores.