Você sabe o que é acessibilidade digital?
Muitas pessoas acham que acessibilidade se resume a rampas na entrada de edifícios, elevadores com numeração em braile ou banheiros para cadeirantes.
Na verdade, a acessibilidade vai muito além da arquitetura de um local. Você já pensou em como um deficiente visual faz compras pela internet, utiliza as redes sociais ou aplicativos de transporte por exemplo? Imagine a dificuldade que uma pessoa surda ou cega tem em usar uma internet que não é desenvolvida pensando nela.
Além disso, acessibilidade digital é uma variedade de recursos que proporcionam uma navegação e interação na internet por qualquer pessoa (independente das dificuldades), sem ajuda de ninguém. Em uma web acessível, todas as pessoas conseguem entender e interpretar o conteúdo dos sites e redes sociais.
Por isso, a acessibilidade digital não serve apenas para pessoas com deficiência, mas também para idosos e pessoas com baixo letramento.
Embora hoje em dia o mundo esteja conectado e as empresas atendam seus clientes online, laboratórios disponibilizem o resultado de exames pela internet, alguns documentos só podem ser solicitados via web. É de extrema importância que cada vez mais a web seja um lugar para todos.
Segundo a W3C (órgão que regulamenta a acessibilidade digital) apenas 2% dos sites governamentais brasileiros são acessíveis. E quando falamos dos sites gerais, somente 1% deles são acessíveis.
Mas afinal, o que é um site acessível? É o site que deve seguir algumas regras básicas de programação, essas regras servem para que uma pessoa possa aumentar a fonte dos textos, mudar o contraste, e também disponibiliza opção de acessibilidade para surdos, entre outros recursos. Você pode ler mais sobre algumas dessas normas no site da W3C .
Por fim, acessibilidade na web é uma pauta que precisa de atenção, e você pode hoje fazer parte do time que constrói uma internet sem barreiras.
Afinal, em uma internet acessível, todos saem ganhando.