Montar um grupo inclusivo dentro da sua empresa é uma tática vital nos dias de hoje. A diversidade e a inclusão são pilares que promovem um ambiente de trabalho imparcial. Ou seja, gerar uma cultura inclusiva vai levar a empresa para um novo nível no mercado.
Por que ter um grupo inclusivo é importante nas empresas?
Ter um grupo inclusivo na empresa é vital, pois o tema está cada vez mais em pauta em várias áreas da sociedade. Além de ser uma obrigação legal, ao contratar pessoas com deficiência, as firmas promovem um ambiente de trabalho diverso e acolhedor.
Como promover uma cultura inclusiva?
A inclusão se inicia na cultura da casa. Ao criar um lugar acessível, tanto físico, quanto social, os membros se sentem queridos pela firma, mesmo com as suas diferenças. Um lugar com variedade e segurança é assim.
Quais os benefícios de ter um grupo inclusivo na sua empresa?
A criação de um grupo inclusivo na empresa, que deve ser feita por etapas, com foco pontual para as pessoas com deficiência, traz uma série de favores, tais como:
- promove boas diferenças no trabalho;
- gera equidade de oportunidades;
- valoriza os talentos individuais;
- estimula a inovação;
- cumpre as normas legais e regulatórias;
- fortalece um ambiente de trabalho diverso;
- promove uma cultura mais positiva na empresa;
- amplia a visão de mercado;
- contribui para uma sociedade mais inclusiva e justa.
Essa é uma grande ação que traz efeitos positivos a curto e a longo prazo para a empresa, para os parceiros e para a sociedade como um todo.
Como definir o propósito e os objetivos do grupo inclusivo?
Definir os objetivos de um grupo é vital para promover uma cultura onde a equipe inclusiva e a moral da empresa estão alinhadas. Ou seja, deve-se ter um alvo certo para cada time, conversar sobre seus ideais e firmar objetivos claros.
Além disso, deve-se envolver todos os membros da equipe para que tenham um bom diálogo interno. Assim, garante-se que o grupo inclusivo esteja pronto para fazer ações concretas e reais. Portanto, ajudar a promover a inclusão na empresa.
Como criar chances para um grupo inclusivo?
O grupo inclusivo deve ter essas chances, pois é como criam um ambiente de trabalho completo e podem ver a evolução de seus talentos. Além disso, existem outras formas de incentivar a equipe, por exemplo:
- treinamentos;
- mentorias;
- eventos;
- programas especiais;
- palestras;
- workshops.
Essas técnicas servem como suporte e afirmam a inclusão dos talentos na equipe de maneira que tenham uma boa atuação, além de progresso na firma.
Promover as mesmas chances
Promover as mesmas chances é vital para uma boa empresa. Ou seja, através de treinos acessíveis e uma cultura inclusiva, pode-se avaliar as práticas e aptidões de forma imparcial.
Além disso, deve-se rever de vez em quando, o progresso do grupo inclusivo e as práticas de inclusão na firma, a fim de analisar os resultados alcançados, para saber as áreas que precisam de melhorias.
Sensibilizar e educar a equipe
Deve-se fazer treinos e práticas para que a equipe se torne sensível e assim, notar o quão valioso é incluir pessoas com deficiência. Além disso, melhorar as formas de interação e o convívio da equipe.
O local de trabalho também deve mudar, ou seja, ter um espaço acessível para pessoas com deficiência. Isso inclui, por outro lado, rampas de acesso, placas em Braille e móveis próprios.
Como aplicar o grupo inclusivo na política da empresa?
Para aplicar o grupo inclusivo na política da firma é preciso rever algumas regras. Como, por exemplo, a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), que fala sobre empregar pessoas com deficiência nas empresas.
Mas além disso, deve oferecer treinos que suprem as carências do grupo. Ou seja, que fale sobre temas como o perigo da exclusão, para que todos os membros da equipe tenham uma boa interação e sejam funcionários inclusivos de maneira consciente.
Promova a aptidão com consciência
Para promover a aptidão com consciência no grupo inclusivo, deve-se criar bons treinos que falem sobre vários temas relativos, a fim de que todos os funcionários e gestores façam parte disso. Os treinos podem ser presenciais ou online.
Além disso, é bom ter um material que seja de fácil acesso para que todos vejam e façam parte do processo. Com base nos resultados, deve-se ver o que precisa melhorar e ajudar nas ações ao longo do tempo. Tudo isso ajuda a criar uma inclusão cultural.
Dicas práticas para montar um grupo inclusivo
Para ter um grupo inclusivo na empresa, toda a equipe tem de ter um objetivo claro. Pois formar uma equipe diversa pede foco e um bom plano de ação. Além disso, deve-se checar o progresso, bem como celebrar as conquistas, tudo isso cria uma cultura inclusiva.
O que um grupo inclusivo pode gerar no futuro?
Um grupo inclusivo no futuro pode gerar um local de trabalho variado. Mesmo com as diferenças étnicas, de gênero, orientação sexual, idade, religião, deficiência ou qualquer outro traço, todos da equipe recebem aprovação.
Além disso, a equipe se engaja na empresa que se torna referência em práticas inclusivas, o que torna, não só a firma, mas o mundo, um lugar mais justo.
Melhore a comunicação inclusiva
Para melhorar a comunicação do grupo inclusivo em toda a empresa, veja todas as partes que lidam entre elas e tenha todo o material para criar novos meios de passar dados, como o Braille, por exemplo.
A firma deve atiçar ações entre todos os membros do time, mesmo com as limitações. Deve-se criar chances para que todos façam parte dos projetos.
Monitore o progresso do seu grupo
Cheque sempre o avanço do seu grupo para ter um bom controle dos objetivos alcançados. As avaliações ajudam a ver como a equipe está e o que ela tem de melhorar. Use esses dados para fazer um novo plano de ação e aprimorar a seleção do grupo inclusivo.
Tenha um grupo inclusivo com plano de carreira
Um plano de carreira inclusivo incentiva qualquer pessoa, mesmo com limitações, a crescer dentro da empresa. Isso fortalece a moral da equipe e gera um local de trabalho mais produtivo. Por fim, abre caminhos para as pessoas com deficiência e para a sociedade.