A partir do momento em que nascemos, somos inconscientemente manipulados por novelas, filmes, séries, desenhos, propagandas, amigos e familiares que também cresceram com uma série de manipulações. Desde os primórdios da sociedade, existem “modelos” a serem seguidos. A necessidade de criar um Padrão, e segui-lo fincou raízes em nosso modo de viver, e infelizmente não tem data para ir embora. Mas você já parou para pensar no que acontece com pessoas que não se encaixam dentro dos padrões impostos pela sociedade? Você já parou para refletir em que consistem os vieses inconscientes?
De forma bem simples eu irei explicar o conceito dessas vieses.
Dentro da sua empresa, em um processo seletivo de contratação de novos funcionários, você prefere contratar uma pessoa com deficiência ou um homem branco solteiro, sem filhos e sem deficiência alguma?
Se essa pergunta parece ultrapassada para você, e te incomodou, chegamos aonde precisamos para conceituar o que são os vieses inconscientes.
Infelizmente, mesmo com tantas informações e movimentos que tentam minimizar e excluir os padrões, a resposta para a pergunta acima para muitas pessoas já está definida.
Vieses Inconscientes são basicamente pré conceitos enraizados em nossa sociedade, que refletem no nosso comportamento do dia a dia, principalmente quando nos deparamos com situações de pessoas que não se enquadram nos “padrões” impostos pelo meio social em que vivem. O padrão pode ser definido como uma reconhecível regularidade -padronização- criada pelo homem primitivo, a fim de excluir e marginalizar pessoas que não se encaixem dentro deles.
O que pode se enquadrar em vieses inconscientes?
Como já visto anteriormente, vieses inconsciente são preconceitos que temos, mesmo que de forma “insconsciente”. Com certeza quando você era pequeno, já se deparou com situações na rua onde você viu alguém batendo, ou expulsando um bêbado de dentro de um estabelecimento, ou caçoando de uma pessoa com deficiência física ou intelectual.
Por isso, é importante relembrar quais são os possíveis vieses inconscientes que podemos nos deparar, baseados em:
- Estereótipos de Gênero;
- Raça;
- Orientação sexual;
- Idade;
- Religião;
- Pessoas com Deficiência;
Tipos de vieses inconscientes:
- Viés de afinidade: as pessoas que têm coisas em comum se sentem pré dispostas a estarem juntas e conviverem de forma harmônica, como é o caso de pessoas de mesma raça, histórias de vida, entre outros.
- Viés de percepção: ocorre a partir de julgamentos criados pela sociedade, a qual reproduzimos determinado pensamento antiquado e generalizamos todo um estereótipo, por exemplo: homens não podem chorar.
- Viés confirmatório: sempre que preferimos nos fechar em uma bolha de pensamentos únicos, sem nos abrirmos para um novo argumento, ou um novo questionamento acerca de um assunto. A pessoa prefere acreditar em verdades absolutas sobre determinado assunto, e procurar pessoas que façam o mesmo.
- Pensamento grupal: quando todas as pessoas de um grupo preferem pensar igual do que questionar, devido à pressão que os membros desse grupo exercem sobre as pessoas, fazendo com que não haja espaço para opiniões contrárias.
- Efeito Halo: é o costume que temos de superestimar determinada pessoa, por conta dos estereótipos criados por alguém e passado de geração em geração. É o pré julgamento positivo por uma mera característica, sem de fato levar à questionamento outras coisas que poderiam ser levadas em conta.
Como os vieses inconscientes podem intervir nos processos seletivos de contratação de pessoas dentro das empresas
Os vieses inconscientes geralmente têm como consequência afetar nossas atitudes e julgamentos, sem que a gente perceba.
A necessidade de se “desconstruir” e fugir dos padrões tem sido cada vez mais falada e colocada em evidência. Porém, muitas atitudes são tomadas pelo inconsciente, e faz com que a pessoa se comporte de forma preconceituosa.
Por mais desconstruído que você seja -e isso é ótimo- todos nós temos vieses inconscientes. Não adianta negar. Pode ser que esse viés não venha a ser exteriorizado, mas ele foi pensado.
Dentro de um ambiente de negócios, como uma empresa, por exemplo, os gestores sempre procuram aumentar sua produtividade e dobrar os lucros. Poucos de fato se preocupam com oferecer oportunidades de emprego igualitárias e não “seletivas”.
Em um processo seletivo de contratação, o viés inconsciente pode surgir quando a pessoa responsável pela contratação ignora os resultados efetivos dos testes, excluindo pessoas que teriam possibilidade de serem contratadas, devido à uma predileção por outro candidato.
A ideia é buscar alguns meios de tornar esses vieses menos frequentes. Por isso existem algumas medidas que já são tomadas por algumas empresas a fim de minimizar essa seleção baseada no estereótipo das pessoas.
O primeiro passo é reconhecer que em todos os ambientes e dentro de cada pessoa existem vieses inconscientes. Eles podem reduzir a chance de candidatos extremamente capacitados. Assim, é sempre importante para a contratação de uma empresa deixar de lado suas opiniões pessoais, e descobrir de fato quais são os fatos concretos.
Dicas para implementar na sua empresa
- Realizar junto ao RH campanhas de conscientização dentro da empresa, juntamente com os funcionários, a fim de tornar o ambiente de trabalho saudável a todos os empregados, sem discriminação.
- Realizar seleções às cegas, evitando que os vieses inconscientes possam interferir no processo seletivo. Essa prática iniciou nos países Europeus e tem sido bastante buscada aqui no Brasil. A diversidade cultural e social do nosso país faz com que essa seja uma modalidade imensamente importante de contratação. O método de recrutamento às cegas diminuem as chances de discriminação de candidatos por meras característica físicas, tornando a competição justa, e por mérito e competência.
- Treinar os colaboradores da empresa. Dentro do ambiente de trabalho é importante que todos se sintam acolhidos e respeitados. Quanto mais temos ciência de um problema, mas procuramos minimizá-lo e aprender com ele. Devido a isso que se faz tão importante promover condições de igualdade na seleção de candidatos, e também depois da contratação.
Gostou do nosso conteúdo sobre vieses inconscientes? Já está preparado para reconhecer seus erros e minimizá-los? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos, e juntos faremos parte de uma sociedade mais justa!