Fazer workshop para RH com foco na inclusão de pessoas com deficiência na empresa é fundamental para orientar não só a equipe desse setor, mas também líderes e gestores. Assim, é possível melhorar o clima organizacional e a cultura, tornando-a mais inclusiva.
Por que fazer workshop para RH sobre inclusão social?
No geral, as empresas cumprem a Lei de Cotas apenas para não sofrerem penalidades. O que é prejudicial para o ambiente de trabalho, visto que as pessoas com deficiência e demais grupos de minorias não se sentem parte da firma, mas sim apenas números.
Para que todo o seu time se sinta incluído de forma genuína e tenha a sensação de pertencer a aquele lugar, o que é essencial para o bom desempenho de todo o quadro de pessoal, é preciso que haja respeito às diferenças, acima de tudo.
Mais do que isso, as pessoas com deficiência precisam ser valorizadas por suas qualificações, a fim de que possam estar motivadas e dispostas a oferecerem o seu melhor sempre.
O papel do RH na inclusão de pessoas com deficiência
Cabe ao setor de RH já no processo seletivo de pessoas com deficiência, a se livrar de quaisquer:
- vieses inconscientes;
- estereótipos;
- preconceitos.
De forma resumida, combater toda ação que possa negligenciar a inclusão desse grupo de minorias no local de trabalho. Para isso, então, fazer um workshop para RH e também envolver o quadro de pessoal da empresa é essencial para obter o engajamento de todos.
Quais temas abordar em um workshop para RH?
Esse tipo de evento é essencial para criar um ambiente de trabalho mais saudável. Além disso, serve para conscientizar a todos a respeito da inclusão de pessoas com deficiência nas firmas. Então, saiba quais tópicos abordar e suas respectivas importâncias.
1 – Capacitismo
Um dos temas que não se pode deixar de abordar em um workshop para RH é o capacitismo. Este é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência e que tem a ver com:
- achar que esse grupo não tem o mesmo potencial que os demais;
- acreditar que possuem menos valor.
Isso, por sua vez, faz com que essas minorias não se integrem a empresa, já que os colegas os consideram inferiores. Então, falar de modo livre sobre esse tópico é essencial para criar meios que inspirem a equipe a evitar ações capacitistas.
Não apenas pessoas com deficiencia, mas outros grupos sociais também podem ser alvos dessa discriminação como os idosos e mulheres. Por isso, é essencial adicionar essa temática em sua palestra sobre inclusão.
2 – Integração versus inclusão social
Outro tema que não pode faltar em um workshop para RH, ainda mais que esses dois conceitos são vistos por muitos como sinônimos. Então, a integração somente oferece acesso às pessoas com deficiência a espaços como:
- escola;
- ambientes públicos;
- trabalho.
Isso de um modo mais superficial, diferente de como ocorre na Lei de Cotas. Por outro lado, a inclusão tem um sentido mais abrangente e amplo, pois se preocupa não só em integrar essas minorias.
A ideia é causar toda uma mudança social de comportamento para que esse grupo tenha todas as suas demandas e direitos atendidos de maneira eficaz.
Inclua e não apenas integre as pessoas com deficiência
A equidade de oportunidades é uma forma de garantir a inclusão de todas as pessoas com deficiência. Além disso, combater o capacitismo e os vieses inconscientes também fazem parte do processo. Acima de tudo, deve-se acolher e respeitar as diferenças de cada um.
3 – Diversidade no local de trabalho
Não é possível falar de inclusão em um workshop para RH, sem abordar sobre diversidade. Afinal, são conceitos que costumam estar atrelados e que juntos oferecem benefícios a um local de trabalho como:
- aproxima a equipe;
- gera soluções mais criativas;
- inova a empresa como um todo.
A diversidade e a inclusão social na prática conscientizam todo o quadro de pessoal sobre as diferenças de cada pessoa. A partir disso, então, a firma se torna um espaço mais acolhedor e capaz de entregar tudo o que seus colaboradores necessitam.
Ações de diversidade para adotar em sua empresa
Durante o workshop para RH, trazer a tona algumas ações de diversidade para aplicar na empresa é essencial como:
- ter um comitê de diversidade e inclusão;
- oferecer benefícios, a fim de agregar valor a equipe;
- promover a segurança psicológica;
- mudar os processos de seleção da firma;
- liderar pelo exemplo.
4 – Acessibilidade
Um tema que dialoga de forma direta com os líderes e gestores da empresa é a acessibilidade. Portanto, precisa estar presente em seu workshop para RH.
Só que, vale lembrar, que esse tópico não aborda somente o livre acesso de pessoas com deficiência a espaços físicos, mas também a:
- tecnologias assistivas;
- comunicação;
- acessibilidade digital.
É mudar toda a estrutura da firma, a fim de que cada setor da empresa se torne mais receptivo a esse grupo de minorias. Desse modo, ele pode atuar de forma mais independente e com o máximo desempenho, o que contribui para a evolução da firma.
5 – Termos e expressões que devem ser banidos da empresa
Muitas palavras de uso comum são tidas como ofensivas para as pessoas com deficiência. Então, conhecer quais são elas e bani-las de modo imediato do local de trabalho é vital, por isso, esse tópico precisa ser abordado em um workshop para RH e toda a firma.
Diante disso, alguns deles são:
- surdo-mudo;
- aleijado;
- defeituoso;
- incapacitado.
A linguagem que se usa e a postura que se adota para interagir com esse grupo pode atrapalhar o processo de inclusão e o objetivo da empresa que é fazer com que todos se sintam acolhidos.
Qual a importância de fazer um workshop para RH?
O workshop para RH tem o intuito principal de reduzir as objeções da equipe em receber grupos diversos. Acima de tudo, recrutar pessoas com deficiência deve ir além de apenas cumprir com a lei, mas uma ação que valorize a diversidade e a inclusão na prática.
A partir da abordagem desses temas, é possível criar caminhos para que todos possam aceitar as diferenças entre si e conviver com elas do modo mais harmonioso possível no local de trabalho.