A educação digital é um tema que surgiu nas empresas junto com a revolução digital. Ter um projeto desse tipo mantém toda a equipe mais ativa, a fim de se atentar para as demandas da área, assim como do mercado. Saiba como fazer isso a partir de agora.
O que é a educação digital?
O termo educação digital é um conceito que define o uso de tecnologia para o ensino corporativo, ou seja, a adoção de ferramentas que permitam que os treinamentos sejam mais dinâmicos. Após o “boom” digital, as empresas investiram mais em capacitar de modo recorrente suas equipes. Já que a tecnologia apresenta algo novo com frequência e é preciso adaptar a empresa a cada uma delas.
A adaptação, por sua vez, vai além das melhorias na didática de aprendizagem nas empresas. Inclui também as práticas que tornam a prática acessível, ou seja, promovem a inclusão digital. Isso coopera com a equidade de oportunidades de capacitação, assim como colabora para a reputação positiva da marca em relação ao seu compromisso social.
Vale dizer que esse conceito é recente e não há uma literatura ampla sobre o tema. Além disso, não existe uma receita de bolo para ser copiada em busca de resultados. O que existe é a comparação aos métodos comuns de aprendizagem, haja visto que o “digital” agilizou o processo de ensino.
Como mensurar a eficiência da educação digital na empresa?
Se a educação digital é algo novo na empresa, é necessário adotar a prática de modo estratégico. Isso se dá a partir da realização de análises acerca do tema. Elas vão permitir à equipe de RH conhecer as demandas, bem como as necessidades que serão atendidas por essa ação.
Após a fase de análise, a empresa deve investir em um projeto contínuo de educação na empresa. Isso começa pelo cronograma dessas aulas, e é feito junto ao plano da empresa. O calendário do projeto conta também, a saber, com:
- A definição das métricas de avaliação;
- O impacto na comunidade interna;
- Os índices que mensuram o retorno sobre o capital investido.
Com tudo isso feito, o passo seguinte é iniciar o projeto, e a partir disso, acompanhar os resultados com frequência. O objetivo da análise constante é aperfeiçoar os processos, assim como garantir a eficiência do projeto.
Como aperfeiçoar a educação digital na organização?
Melhorar a educação digital na empresa de modo inclusivo se relaciona com a ideia de treinamento constante. Nesse sentido, a área de RH, junto às áreas de tecnologia e comunicação, investe em ações que variam os conteúdos estudados, bem como as ferramentas usadas para o projeto.
A seguir, reunimos algumas dicas para ajudar você a aprimorar o processo de educação na sua empresa. Isso coopera para gerenciar as falhas e por fim, promove resultados assertivos no processo de ensino-aprendizagem.
Use KPIs para monitorar o desempenho
Adotar os KPIs para monitorar a educação na firma é um processo que começa antes da criação e estratégia das aulas inclusivas. Ao passo que mapear as demandas é o “start” das estratégias eficientes para a educação digital.
Com as aulas em curso, aplicar as pesquisas de feedback, assim como as avaliações de desempenho, permitem à equipe do RH observar a eficiência do método. Isso serve para solucionar as lacunas do processos, a fim de atender os objetivos da empresa. Por fim, também coopera na avaliação do capital investido para futuras ações.
Crie a cultura da aprendizagem contínua
De nada adianta promover um único treinamento para trabalhar com a educação digital inclusiva. Isso implica dizer que a educação na empresa só dá resultados se for constante. Cabe ao RH, por sua vez, incluir na cultura organizacional a valorização do aprendizado contínuo da equipe.
No entanto, o trabalho desse setor só é efetivo com o apoio dos líderes, que entendem a importância da capacitação para a evolução da equipe e, por consequência, da empresa. Assim como o suporte dos dados gerados via feedbacks interno e externo.
Promova o acesso fácil aos conteúdos
Imagine que o treinamento da sua empresa aconteça com “lousa e caderno”. Não está errado, porém não é uma prática de ensino atualizada. É claro que você pode usar esse formato para ações mais pontuais. No entanto, a educação digital pede que a empresa acompanhe a tecnologia no que diz respeito às ferramentas disponíveis, como por exemplo, as plataformas de e-learning.
Aliás, isso torna a educação corporativa inclusiva, uma vez que a tecnologia dispõe de ferramentas que atendem a todos os públicos, com possibilidade de ajuste imediato. Além disso, o benefício em agilizar o processo de ensino, garante a atualização constante da equipe, assim como o uso pleno das tecnologias.
Garanta a atualização constante dos materiais
Se modernizar o formato do ensino-aprendizagem da educação digital é importante, a atualização dos materiais, por sua vez, é vital. Não dá para utilizar hoje o mesmo conteúdo de anos atrás. Isso não significa, porém, que o material elaborado no passado será excluído, mas sim atualizado.
Essa é a prática que a equipe de gestão humanizada dos treinamentos deve adotar, uma vez que os conteúdos devem acompanhar a velocidade em que as informações mudam. No entanto, filtre o que realmente será, a fim de que o material de ensino seja coerente com as demandas da empresa.
Conte com uma equipe experiente
Há um ditado que diz que “a casa é do ferreiro, mas o espeto é de pau”. Isso pode definir a situação das empresas que investem na educação digital, mas esquecem por completo de treinar a equipe que provê esse ensino. Então, capacitar a equipe de RH é uma premissa que deve ser constante. Desse modo, os profissionais que treinam estarão sempre aptos a apresentar algo novo que beneficia a educação na empresa.
Como promover treinamentos online para a educação digital?
A rotina de uma empresa tem os horários bem ajustados para o alcance dos objetivos, ao passo que nem sempre é possível realizar uma capacitação no local. Após a pandemia de COVID-19 e a proposta de trabalho em home office, por sua vez, a educação digital presencial é quase descartada. Isso, por sua vez, permite o uso da tecnologia para a execução de aulas inclusivas e online.
Listamos a seguir algumas dicas para que a sua empresa promova os treinamentos online. Sem perder a qualidade, assim como a eficiência do método que garante bons resultados à equipe, assim como para a empresa.
Antes do treinamento
Para ofertar uma aula online, o processo que vem antes do ensino é fundamental, pois é ele que apresenta a formatação da aula. Isso significa que é preciso mapear algumas informações, a saber:
- A quantidade de alunos;
- O nível de compreensão de tecnologia de cada participante;
- A necessidade de acessibilidade;
- O modo de acesso à aula se via mobile ou desktop;
- A qualidade da conexão com a internet.
A partir dessas informações, a equipe de RH elege a melhor ferramenta para as aulas. Assim como os dispositivos necessários para a confecção do material das aulas. Além disso, é importante focar na divulgação do treinamento, bem como nas orientações prévias para que todos os participantes estejam imersos no momento da aprendizagem.
Durante o treinamento
Para o treinamento, pense na recepção do grupo e nas orientações para a dinâmica da aula. A tecnologia, por sua vez, permite o uso de ferramentas intuitivas para a educação digital. No entanto, reforçar as informações é um modo de quebrar o gelo antes do processo começar. Se o grupo for pequeno, por exemplo, incentive a abertura das câmeras, pois isso deixa o contato mais humano.
Peça a apresentação individual, para que cada colaborador tenha seu tempo de fala, a fim de deixar o contato próximo de uma aula presencial. Adote expressões de fácil compreensão e lembre que a interação digital pode ter alguns “delays”. Por isso, é importante dividir o tempo, para que cada fase do encontro aconteça de forma tranquila, principalmente o de escuta.
Após o treinamento
Ao final do encontro, estimule a percepção de como aquele conteúdo pode ser aplicado na rotina de trabalho, bem como na sua carreira. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio de uma pesquisa pós-aula. Ela pode incluir também perguntas sobre as impressões da equipe acerca da aula.
Não deixe de enviar o conteúdo visto em local já informado. De modo geral, as empresas enviam no e-mail corporativo e também sobem o conteúdo para a nuvem. Por fim, pense em ações que mantêm vivo o aprendizado, como os grupos de discussão via WhatsApp. Estimule o feedback para ajustes futuros e veja, a seguir, como realizar uma dinâmica sobre o assunto.
Como aplicar a educação digital de forma estratégica na sua empresa?
Aplicar a educação digital de forma estratégica na sua empresa inclui planejar e conhecer o público interno. A ideia de capacitar de modo constante deve estar alinhada com as necessidades da equipe e da empresa. Já que o objetivo da expansão é comum aos dois.
Para tanto, converse com a equipe de RH e a prepare para que ela trabalhe com o tema. A partir daí, busque dados que indiquem as demandas para a educação na sua empresa. Esteja atento aos e feedbacks, siga as nossas dicas, e por fim, aproveite os benefícios que os treinamentos inclusivos oferecem à sua empresa.