As lideranças têm um papel fundamental em todos os processos de uma empresa ou de qualquer organização social que envolva pessoas. Logo, é ideal que os líderes participem de todas as ações de uma empresa e saibam tudo sobre um tema ou uma mudança em si.
Nesse sentido, é preciso entender o papel destes na construção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Do mesmo modo, saiba como é possível engajá-las no processo de mudanças e mostrar a importância que eles terão na promoção da igualdade.
Diversidade e inclusão nas empresas
Os debates voltados à diversidade e inclusão estão cada vez mais presentes no ambiente social e também nas empresas. Afinal, é preciso garantir os direitos de todas as pessoas e entender o papel que cada um tem nessa mudança.
Para conseguir criar um ambiente diverso, não basta apenas adicionar pessoas com claras diferenças a sua equipe. Em suma, existem alguns pontos que você deve ficar nesse processo, como:
- Trazer as lideranças para junto de si;
- Não tratar as pessoas com indiferença ou com pena;
- Remover as barreiras para que todos possam crescer.
A ideia é conseguir potencializar os talentos que as pessoas têm e não enxergar apenas as diferenças entre elas. Com isso, você passa a perceber que todos têm algo a oferecer e o local fica mais rico com a troca de experiências.
Importância do tema
É preciso entender a importância de criar ambientes mais inclusivos para evitar preconceitos e a distância entre as pessoas. Por isso, o ambiente de trabalho pode ser um dos melhores locais para isso e as lideranças têm papel crucial nesse processo.
Lideranças na empresa e seu papel na inclusão
Os líderes são os responsáveis pela tomada de decisões e, mesmo que em conjunto, o aval final tende a ser deles. Nesse sentido, é preciso que estes tenham consciência do como podem ajudar.
Qual a importância de engajar as lideranças?
É ideal que os líderes assumam o papel de protagonistas na criação de um ambiente diverso, para evitar que a pauta seja esquecida ou que as energias se relaxem nesse sentido. Portanto, uma liderança engajada irá praticar tudo no dia a dia para promover a igualdade e equidade.
É preciso inspirar pelo exemplo
Um dos fatores que com certeza irão ajudar na mudança do ambiente de colaboração é o exemplo das lideranças. Isso porque as pessoas tendem a se espelhar em quem está acima delas em uma cadeia hierárquica.
Mostrar como é natural o processo de acolher todas as pessoas dá um norte de como todos devem agir. Desse modo, o exemplo ainda é o melhor modo de tornar todos conscientes na necessidade de mudar.
Como basear as suas ações de diversidade e inclusão?
De modo geral, a construção de um ambiente inclusivo passa por três pilares. Assim, veja a seguir quais são para entender mais adiante sobre como promover cada um destes pontos em específico:
- Diversidade de pessoas;
- Equidade de resultados;
- Inclusão.
Os exemplos foram seguidos no Google, segundo Tomas Flier, Gerente Global de Diversidade e Inclusão na empresa. Com isso, os resultados foram muito melhores e o ambiente ficou muito mais colaborativo. Saiba a seguir como fazer algo parecido.
Diversidade na empresa
Para iniciar a mudança na empresa, as lideranças devem incluir pessoas na equipe que representem as comunidades a quem deseja servir. Afinal, nada melhor que dar lugar a essas pessoas e ouvi-las.
Essa troca de experiências tende a ser muito positiva e ajuda a entender formas melhores de se relacionar com todos. Portanto, saiba como é o ideal que estas participem do processo de criação de uma nova forma de se relacionar.
Equidade de direitos
A equidade de resultados e direitos deve ser promovida por uma liderança exclusiva. Isso porque a igualdade pode não ser justa em um ambiente inclusivo, por isso a equidade é o ideal.
Inclusão
É preciso criar uma cultura que inclua e acolha a todos de forma igualitária. Por isso, é preciso concentrar energias em novas tecnologias e soluções para promover um avanço no processo.
As lideranças devem fazer com que os colaboradores se sintam respeitados e apoiados. Da mesma forma, a valorização deve vir de acordo com seus esforços, porém sempre com base na equidade.
Passo a passo para engajar as lideranças
O primeiro passo é entender como se dá o processo de inclusão e pertencimento. De modo geral, participar dos mesmos processos e situações que todos podem representar a inclusão, mas não é o bastante.
Nesse sentido, é ideal ainda que as pessoas nos cargos de lideranças assumam o compromisso de serem transparentes com todos sobre a causa. Da mesma forma, é preciso adquirir a confiança e confiar nessas comunidades que pretende representar.
Intervenções e estratégias para manter as lideranças conscientes
É preciso ainda desenvolver uma estratégia com pontos de intervenções onde e quando for preciso. Além disso, é ideal ainda concentrar os recursos e energia nos caminhos certos voltados ao objetivo comum.
Mudanças na cultura
A inclusão social começa na mudança da cultura antes praticada na empresa. Isso porque mesmo que o local já seja consciente das diferenças e da inclusão, é preciso tornar isso um hábito e não apenas uma prática que só é feita quando tem alguma pessoa de outra cultura em seu meio.
Incluir não significa apenas contratar
É preciso entender ainda que o ambiente de trabalho precisa não apenas das pessoas e sua inclusão no meio para promover a diversidade. Mas, é ideal tornar tudo propício para a troca de experiências sem julgamento ou preconceito e que vise o desenvolvimento de todos e da equipe.
Tenha a diversidade em mente na hora de construir algo
Mais do que apenas engajar as lideranças, é fundamental ter a diversidade e a inclusão em mente na hora de construir algo novo da empresa. Do mesmo modo, isso vale para todos os ambientes de interação no dia a dia.
Todos devem contribuir para acolher e não deve haver diferença de tratamento, nem de favorecimento e menos ainda de discriminação. Logo, é ideal criar um local onde as pessoas tenham autonomia para fazer suas tarefas e desenvolver seus talentos.
Lideranças no dia a dia
O papal das lideranças no dia a dia deve ser o de promover ações e se atualizar no que diz respeito à diversidade. Bem como, sempre criar formas de mostrar a equipe novas formas de agir para que o respeito prevaleça na equipe.
Mais formas de trabalhar a diversidade e inclusão com as lideranças
Você pode sugerir uma consultoria em diversidade e inclusão para as lideranças ou para o RH. Isso pode favorecer até mesmo as etapas de seleção de novas pessoas e potencializar as ações voltadas para a causa na empresa.